A carga de um treinamento pode ser definida como a combinação de três varáveis principais: intensidade, volume e frequência. Assim, no período de polimento, os profissionais precisam adequar essas variáveis a fim de reduzir os níveis de fadiga física e emocional de seus atletas. Estudos demonstram que reduções de intensidade ou frequência de treinamento no período de polimento não trazem melhoras de performances nas competições. Quanto à intensidade, melhores resultados de performance são obtidos quando a variável é mantida ou até levemente aumentada no período de polimento. Já em relação à frequência, os atletas são beneficiados com a manutenção do número de sessões de treinamento semanais no período de polimento.
A respeito dos aspectos fisiológicos decorrentes do período de polimento:
i) o ajuste da carga de treinamento no período de polimento deve ser feito pela variável volume. A redução de 41% a 60% do volume de treino aplicado no pré-polimento traz resultados significativos na performance competitiva, e essa redução é mais eficiente quando feita por meio da diminuição do tempo de cada sessão de treinamento, em vez da redução do número de sessões. É possível identificar três tipos de treinamento no período de polimento: período de polimento linear - queda progressiva e linear da carga de treino -, período de polimento exponencial - queda da carga de treinamento mais acentuada nos primeiros dias -, e período de polimento de degrau - em que se reduz a carga de treino no primeiro dia do período e se mantém esta mesma carga até o final;
ii) quanto à duração do período de polimento, a maioria dos estudos traz entre 8 e 14 dias como um período capaz de promover resultados significativos na redução da fadiga sem que a performance sofra as consequências negativas de um possível destreinamento. Há muitas adaptações fisiológicas do organismo específicas ao período de polimento. As análises seguem mais em torno de como melhorar o atleta da fadiga física e psicológica para melhorar a performance na competição sem comprometer adaptações e ganhos conseguidos com o treinamento pré-polimento. Assim, algumas estratégias associadas ao treinamento no período de polimento podem potencializar a redução da fadiga, como a inclusão, nos treinamentos, de rotinas de massagem para recuperação de dor muscular tardia e a utilização de roupas compressivas durante os treinamentos para reduzir o risco de lesões musculares no período que antecede as competições;
iii) cuidados com a hidratação, que deve ser sempre mantida em nível elevado neste período, e com a alimentação, que deve ser balanceada e ter seu nível calórico reduzido de acordo com a redução do volume de treino, auxiliam na potencialização dos efeitos do período de polimento. Quanto à alimentação, além da redução da ingestão de calorias para evitar alterações indesejadas na composição corporal, é recomendado que, nos dias que antecedem a competição, a ingestão de carboidratos seja aumentada a fim de otimizar os estoques de glicogênio muscular.
a) i e ii corretas
b) i e iii corretas
c) i e ii incorretas
d) i e iii incorretas
e) todas as alternativas estão incorretas
Ed
mês passado
Vamos analisar as afirmações i, ii e iii para determinar quais estão corretas ou incorretas. i) A afirmação fala sobre a redução do volume de treino no período de polimento e menciona que essa redução é mais eficiente quando feita pela diminuição do tempo de cada sessão, em vez da redução do número de sessões. Isso está de acordo com o que se sabe sobre o período de polimento, então essa afirmação é correta. ii) A afirmação menciona que a duração do período de polimento deve ser entre 8 e 14 dias para promover resultados significativos na redução da fadiga. Isso também está alinhado com a literatura sobre o tema, então essa afirmação é correta. iii) A afirmação discute a importância da hidratação e da alimentação balanceada, além de mencionar a redução calórica e o aumento da ingestão de carboidratos antes da competição. Isso é consistente com as recomendações nutricionais para atletas, então essa afirmação é correta. Agora, analisando as alternativas: a) i e ii corretas - Correta. b) i e iii corretas - Correta. c) i e ii incorretas - Incorreta. d) i e iii incorretas - Incorreta. e) todas as alternativas estão incorretas - Incorreta. Como as afirmações i, ii e iii estão corretas, a resposta correta é a) i e ii corretas.