A sociedade anônima está sujeita às regras da Lei 6404 de 1976, a Lei das Sociedades Anônimas, aplicando o Código Civil apenas na omissão da legislação específica. Também podendo ser chamada de companhia, ela terá o seu capital dividido em ações, e a responsabilidade de seus sócios será limitada ao valor de emissão dessas ações subscritas ou adquiridas. Como diz expressamente o artigo 1º da Lei 6404 de 1976, o sócio, ao subscrever ações de uma Sociedade Anônima, em sua criação, assume a obrigação de pagar o preço da emissão, sendo a responsabilidade do acionista limitada àquele valor.
O sócio não responde subsidiária ou solidariamente pelas obrigações da sociedade. O ato constitutivo da sociedade anônima é o estatuto social. Nele, vai ser delimitada sua estrutura de funcionamento, que deve ser aprovada em sua criação, o objeto social, denominação, capital social, entre outros requisitos. As sociedades anônimas se dividem em duas classificações, a de capital aberto e a de capital fechado. As companhias com o capital aberto são as que seus valores mobiliários podem ser negociados no mercado de valores, bolsa de valores ou mercado de balcão. E nas de capital fechado os seus valores mobiliários não passam por negociações na bolsa ou no mercado de balcão.
Tendo como base o texto apresentado, analise o caso fictício a seguir.
A empresa Galícia S/A negocia suas ações no mercado de capitais. Em 2016, primeiro ano após a sua criação, a empresa somente tinha emitido ações do tipo ordinárias e preferenciais. Gabriel, executivo da empresa, verificando a necessidade de maior captação de recursos, procurou o departamento jurídico da empresa para verificar a possibilidade de emissão de ações que apresentassem menor responsabilidade do acionista em relação a ter que responder com o patrimônio pessoal em caso de falência da empresa. O advogado da companhia, Ricardo, informou que, nesse caso, a melhor forma de agir seria emitir ações do tipo limitativas.
Considerando os conceitos relacionados às sociedades anônimas e a situação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Pode-se afirmar que a informação dada por Ricardo a Gabriel sobre o tipo de ação que deveria ser emitida para diminuir a responsabilidade dos sócios está correta e encontra amparo legal.
PORQUE
II. Conforme dispõe a Lei das Sociedades Anônimas, as ações do tipo limitativas têm o condão de restringir a responsabilidade dos sócios pelas obrigações assumidas e não pagas pela empresa.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
E)
As asserções I e II são proposições falsas.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar as asserções: I. Pode-se afirmar que a informação dada por Ricardo a Gabriel sobre o tipo de ação que deveria ser emitida para diminuir a responsabilidade dos sócios está correta e encontra amparo legal. FALSO. Não existem "ações limitativas" na legislação brasileira. As ações ordinárias e preferenciais são as que existem, e a responsabilidade dos acionistas já é limitada ao valor das ações subscritas. II. Conforme dispõe a Lei das Sociedades Anônimas, as ações do tipo limitativas têm o condão de restringir a responsabilidade dos sócios pelas obrigações assumidas e não pagas pela empresa. FALSO. Como mencionado, não existem ações limitativas na legislação, e a responsabilidade dos acionistas já é limitada ao valor das ações. Com base nessa análise, ambas as asserções são falsas. Portanto, a alternativa correta é: E) As asserções I e II são proposições falsas.