A brinquedoteca hospitalar propicia à criança momentos de alegria durante sua permanência no hospital. Neste ambiente lúdico, a criança que estiver em condições de locomover-se encontrará brinquedos que lhe proporcionarão momentos agradáveis e felizes; já para aquelas que não apresentam condições de sair do leito, os brinquedos deverão ser levados até elas. Cunha (2007) nos enfatiza os objetivos da brinquedoteca hospitalar: preparar a criança para as situações novas que irá enfrentar; preservar a saúde emocional; dar continuidade ao processo de estimulação de seu desenvolvimento; tornar o ambiente agradável; preparar a criança para a volta ao lar.
CUNHA, Nylse Helena Silva. Briquedoteca: um mergulho no brincar. 4ª Ed. São Paulo: Editora Aquariana, 2007
De acordo com o exposto, assinale abaixo a alternativa que faz referência ao tornar o ambiente agradável:
A ) o brinquedista poderá sugerir à criança fantasiar-se de médico ou enfermeiro, brincar com instrumentos cirúrgicos de brinquedo, fazendo com que as situações lúdicas sirvam para que a criança tome conhecimento dos detalhes da rotina do hospital e sobre seu próprio tratamento.
B ) o ambiente da brinquedoteca pode servir como um ponto de encontro da criança com a família ou outras visitas, para que ela não seja colocada na posição de vítima pelas pessoas que a cercam naquele momento, evitando que a criança passe por experiências desnecessárias e desgastantes diante da condição de paciente.
C ) proporcionar momentos lúdicos com outras crianças que estão na instituição, e fortalecer a criança diante de sua fragilidade, objetivando fazê-la superar este momento de adversidade.
D ) a longa permanência pode acarretar à criança, como consequência, a quebra de alguns vínculos familiares e de amizades, necessitando de auxílio para reatá-los.
Ed
há 2 meses
Para identificar a alternativa que faz referência ao "tornar o ambiente agradável" na brinquedoteca hospitalar, vamos analisar cada uma das opções: A) Sugere que a criança brinque de médico ou enfermeiro, o que pode ajudar a familiarizá-la com o ambiente hospitalar, mas não necessariamente torna o ambiente agradável. B) Fala sobre o ambiente da brinquedoteca como um ponto de encontro com a família, evitando que a criança se sinta uma vítima. Isso contribui para um ambiente mais acolhedor e agradável. C) Menciona momentos lúdicos com outras crianças, fortalecendo a criança em sua fragilidade. Isso também contribui para um ambiente agradável, mas foca mais na interação entre as crianças. D) Refere-se à quebra de vínculos familiares e a necessidade de auxílio para reatá-los, o que não está relacionado a tornar o ambiente agradável. Analisando as opções, a alternativa que mais se alinha com o objetivo de tornar o ambiente agradável é a B), pois enfatiza a interação familiar e a criação de um ambiente acolhedor para a criança.