Logo Passei Direto
Buscar
A estrutura da resenha crítica segue algumas particularidades.
É portanto correto afirmar que:
ALÉM DO TEXTO BASE, A RESENHA CRÍTICA EXIGE PELO MENOS UM TEXTO COMPLEMENTAR.
FAZ-SE A LEITURA ANALÍTICA DE CADA UM DOS TEXTOS E SEGUE-SE O PASSO A PASSO DA ESTRUTURA DA RESENHA DO 1º TEXTO (O TEXTO BASE).
QUANDO O RESENHISTA FINALIZOU A ETAPA COM O PRIMEIRO TEXTO, DEVE-SE SEGUIR O PROCESSO COM O SEGUNDO TEXTO.
DEVE-SE FAZER UMA LEITURA SINTÓPICA MENCIONANDO OS PONTOS SEMELHANTES E DIVERGENTES ENTRE OS TEXTOS.
SÓ ENTÃO O RESENHISTA APRESENTA O SEU POSICIONAMENTO EM RELAÇÃO ÁS INFORMAÇÕES COLHIDAS NOS DOIS TEXTOS.
User badge image
ExpressãoComunicativa

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

A afirmação está correta. A resenha crítica realmente exige a análise de pelo menos um texto complementar além do texto base. O processo envolve uma leitura analítica de ambos os textos, seguida de uma leitura sintópica, onde se comparam os pontos semelhantes e divergentes. Por fim, o resenhista apresenta seu posicionamento com base nas informações coletadas. Essa estrutura permite uma análise mais profunda e fundamentada dos textos em questão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O que é correto dizer sobre o resumo crítico?
O resumo crítico deve ter um só parágrafo.
Será um texto único sem discriminação das partes ou subtítulos que avalia de forma sintética a importância de uma obra científica ou literária.

Reflita sobre a estrutura de um artigo.
Marque a alternativa CORRETA:
I- O artigo pode ser classificado em ANALÍTICO, que descreve e define o assunto e considera os objetivos que tem em mente;
CLASSIFICATÓRIO, que ordena aspectos de determinado assunto e explica as suas partes;
ARGUMENTATIVO, que enfoca um argumento e depois apresenta fatos que comprovam ou refutam a tese, o que exige uma pesquisa consistente.
II- O artigo apresenta as citações indiretas, que devem ter mais de 3 linhas, estarem alinhadas a 4 cm da margem esquerda, estarem em espaço simples e fonte Arial 10; as citações diretas, que são organizadas entre aspas, possuem até 3 linhas, seguem dentro do parágrafo e possuem fonte Arial 12. Ambas são a transcrição exata da ideia do autor e devem apresentar dados referenciais como sobrenome do autor, ano e nº exato da página de onde os dados foram extraídos.
III- O corpo do texto ou os elementos textuais de um artigo de revisão contém a INTRODUÇÃO, que apresenta o tema, o problema, os objetivos, a justificativa e o resultado alcançado; O DESENVOLVIMENTO, que apresenta títulos e suas respectivas subdivisões, se necessário, pontuando a tese, os argumentos, a análise e os resultados; as CONSIDERAÇÕES FINAIS, que retomam os aspectos relevantes do trabalho e apresentam sugestões.
IV- Quantos aos elementos pré-textuais, o artigo deve apresentar o título do trabalho, que é definido depois da redação do artigo, pois precisa ser coerente com o seu conteúdo, o resumo em português, que pode conter até 1000 palavras, redigido sem recuo de parágrafo (entrada de parágrafo) fonte Arial 12, espaço simples entre as linhas; palavras-chave, que deve ser limitado, ou seja, de 3 a 5 palavras que resumem o tema do artigo.
V- Os elementos pré-textuais constituem-se nas referencias de livros, artigos, entre outras fontes, em ordem alfabética e anexos, quando necessários e formatação, que também é parte da estrutura do texto.
APENAS I e III ESTÃO CORRETAS.

Mais conteúdos dessa disciplina