Logo Passei Direto
Buscar
Após completar a extração do DNA de uma amostra de sangue, não há como saber se a extração foi devidamente realizada a não ser que se faça um controle de qualidade do material extraído.
Com relação ao controle de qualidade, podemos afirmar que:
A- É composto por três etapas: quantificação, coloração e validação.
B- Deve ser realizado a partir da observação, estabelecimento de hipóteses, análise, conclusões e divulgação de um relatório final.
C- A etapa de quantificação apenas pode ser realizada com uso da técnica de fluorometria.
D- A espectrofotometria mede a quantidade de luz, na faixa de 260 nm, absorvida pelo DNA e RNA, desta forma é capaz de quantificar e identificar a pureza da amostra.
E- A eletroforese é feita para medir a integridade do extraído e tem como princípio diferenciar a solubilidade de cada componente.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação ao controle de qualidade do DNA extraído: A) É composto por três etapas: quantificação, coloração e validação. - Essa afirmação não está correta, pois o controle de qualidade geralmente envolve quantificação e avaliação da pureza, mas não necessariamente coloração e validação como etapas definidas. B) Deve ser realizado a partir da observação, estabelecimento de hipóteses, análise, conclusões e divulgação de um relatório final. - Essa descrição se refere mais a um método científico geral do que especificamente ao controle de qualidade do DNA. C) A etapa de quantificação apenas pode ser realizada com uso da técnica de fluorometria. - Isso não é verdade, pois a quantificação do DNA pode ser realizada também por outras técnicas, como espectrofotometria. D) A espectrofotometria mede a quantidade de luz, na faixa de 260 nm, absorvida pelo DNA e RNA, desta forma é capaz de quantificar e identificar a pureza da amostra. - Esta afirmação está correta. A espectrofotometria é uma técnica comum para quantificar DNA e RNA, medindo a absorção de luz em 260 nm. E) A eletroforese é feita para medir a integridade do extraído e tem como princípio diferenciar a solubilidade de cada componente. - Embora a eletroforese seja usada para avaliar a integridade do DNA, a descrição sobre "diferenciar a solubilidade de cada componente" não é precisa. Portanto, a alternativa correta é: D) A espectrofotometria mede a quantidade de luz, na faixa de 260 nm, absorvida pelo DNA e RNA, desta forma é capaz de quantificar e identificar a pureza da amostra.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina