Logo Passei Direto
Buscar
Os freios do tipo de tambor com sapatas internas são, principalmente, utilizados em veículos automotivos, como nas rodas traseiras de alguns modelos de veículos de passeio e em veículos industriais. E estes tipos de freios são formados, essencialmente, por duas ou mais sapatas que são forçadas contra o tambor do sistema de freios, como esquematizado na Figura 1 a seguir.
Em relação ao freio do modelo tambor de sapatas internas representado na Figura 1 são feitas as seguintes afirmacoes: I. Por se tratar de uma sapata longa, o local da maior pressão gerada pela sapata ocorre na posição em que ¿=90°. II. Considera-se que a força F deve balancear os momentos (momento MN em relação às forças normais e o momento Mf em relação às forças de atrito), de modo que, pela rotação horária indicada na Figura 1, a força F é definida como auto-energizante, uma vez que os momentos estão subtraídos pela relação . III. Pela relação , se MN = Mf o freio será autotravante. É correto o que se afirma em:
a) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
c) Apenas a afirmativa I está correta.
d) Apenas a afirmativa II está correta.
e) Apenas a afirmativa III está correta.
User badge image
Praticando Para Aprender

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o freio do tipo tambor com sapatas internas: I. Por se tratar de uma sapata longa, o local da maior pressão gerada pela sapata ocorre na posição em que θ = 90°. Essa afirmação é falsa. A maior pressão não ocorre necessariamente em θ = 90°, pois a distribuição de pressão nas sapatas depende de vários fatores, incluindo a geometria do tambor e a posição das forças aplicadas. II. Considera-se que a força F deve balancear os momentos (momento MN em relação às forças normais e o momento Mf em relação às forças de atrito), de modo que, pela rotação horária indicada na Figura 1, a força F é definida como auto-energizante, uma vez que os momentos estão subtraídos pela relação. Essa afirmação é verdadeira. A força F realmente atua para balancear os momentos e, se a condição de auto-energização for atendida, a força de atrito ajuda a aumentar a eficiência do freio. III. Pela relação, se MN = Mf o freio será autotravante. Essa afirmação é verdadeira. Quando os momentos de força normal e de atrito se igualam, o sistema se torna autotravante, o que significa que o freio se mantém acionado sem a necessidade de força adicional. Com base na análise: - A afirmativa I é falsa. - A afirmativa II é verdadeira. - A afirmativa III é verdadeira. Portanto, a alternativa correta é: a) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O ângulo padrão que é usado na rosca é de 60°, aplicado tanto pela ISO ( International Standardization Organization) quanto pela UNS (Unified National Standard). As raízes e cristas das roscas podem ser planas, para diminuir a concentração de tensões que são geradas em cantos arredondados ou vivos.
Tomando como referência as roscas, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Pode-se dizer que o passo corresponde a distância através das roscas adjacentes medidas paralelamente ao eixo da rosca.
( ) O avanço é igual ao passo quando se trata de uma rosca única.
( ) O comprimento da rosca, também chamada de avanço, corresponde a distância em que uma porca continuará com uma revolução completa.
a. F – V – V.
b. V – V – F.
c. V – V – V.
d. F – F – F.
e. V – F – V.

Mais conteúdos dessa disciplina