Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
A jurisdição constitui função típica do Estado em dirimir conflitos que lhe são apresentados, quando da aplicação da lei. É entendida como a atividade e o poder do Estado de aplicar as normas do ordenamento jurídico em relação ao caso concreto, seja expressando autoritativamente o preceito, seja realizando efetivamente o que o preceito estabelece.
A partir dessa afirmação, analise as sentenças a seguir:
I- É pela jurisdição que o Estado se substitui aos titulares dos interesses em conflito, dizendo o direito a partir de cada caso concreto.
II- Não é através da pessoa do juiz que o Estado presta a tutela jurisdicional aos cidadãos.
III- A tutela jurisdicional não é a opção mais adotada pelos que se encontram em situação de conflito de interesses, uma vez que há mais a possibilidade de fazer uso da autotutela.
IV- A jurisdição sempre consegue atingir a finalidade a que se destina, por diferentes motivos. Um deles diz respeito à subjetividade dos envolvidos que podem manter mágoas e ressentimentos devido ao resultado da lide.
A As sentenças III e IV estão corretas.
B Somente a sentença I está correta.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- É pela jurisdição que o Estado se substitui aos titulares dos interesses em conflito, dizendo o direito a partir de cada caso concreto. Verdadeira, essa afirmativa está correta, pois a jurisdição realmente envolve o Estado decidindo sobre os conflitos de interesses. II- Não é através da pessoa do juiz que o Estado presta a tutela jurisdicional aos cidadãos. Falsa, essa afirmativa é incorreta, pois é exatamente através do juiz que o Estado exerce a jurisdição e presta a tutela jurisdicional. III- A tutela jurisdicional não é a opção mais adotada pelos que se encontram em situação de conflito de interesses, uma vez que há mais a possibilidade de fazer uso da autotutela. Falsa, essa afirmativa é incorreta, pois a tutela jurisdicional é geralmente a opção mais formal e segura para resolver conflitos, enquanto a autotutela é desencorajada e pode levar a mais conflitos. IV- A jurisdição sempre consegue atingir a finalidade a que se destina, por diferentes motivos. Um deles diz respeito à subjetividade dos envolvidos que podem manter mágoas e ressentimentos devido ao resultado da lide. Falsa, essa afirmativa é incorreta, pois a jurisdição nem sempre atinge sua finalidade, especialmente se os envolvidos não aceitam o resultado. Com base nas análises, a única sentença correta é a I. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: B) Somente a sentença I está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A legislação está subdivida em duas grandes categorias: a das normas substantivas (direito material) e a das normas adjetivas (direito processual), as quais convivem harmonicamente, na maioria das vezes, no mesmo texto normativo, como é o caso do Código de Defesa do Consumidor.
A partir dessa afirmação, analise as sentenças a seguir:
I- Não é por meio do processo, um complexo de direitos e deveres contrapostos entre os sujeitos envolvidos em uma lide, que o Estado entrega a jurisdição.
II- Na primeira categoria estão as leis que regulam e afetam aspectos materiais da vida cotidiana, criando, modificando e/ou extinguindo direitos e obrigações nas relações em sociedade. São exemplos dessa classificação: a Lei do Divórcio, a Lei das Sociedades Anônimas, o Estatuto do Desarmamento e o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
III- Processo não é concebido como instrumento para o exercício do direito de provocar o Estado a exercer a função jurisdicional.
IV- Na segunda categoria estão as normas que estatuam as ferramentas procedimentais para acesso à jurisdição, à formalização de determinado pedido a partir do modo, forma e no prazo legalmente estatuído, regulando-se por meio da norma adjetiva (direito processual) todas as formalidades para fazer cumprir as normas substantivas (direito material), a exemplo do Código de Processo Civil ou Código de Processo Penal.
A As sentenças III e IV estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças II e IV estão corretas.

No Brasil, ainda predomina a cultura do litígio. A população, em geral, quando se vê diante de um conflito, tem a tendência de buscar o Judiciário a fim de que este resolva a questão. Inclusive, dentro da própria estrutura edificada em torno do saber jurídico, é comum considerar a necessidade de pronta judicialização da questão em pauta.
A partir dessa afirmação, analise as sentenças a seguir:
I- O excesso de judicialização não é um problema no país. Primeiro, por que não há aumento das demandas judiciais, sendo que o Poder Judiciário consegue, sozinho, resolver os problemas das pessoas que o procuram diariamente.
II- A decisão do juiz traz sempre a pacificação, na sentença formalizada em um longo processo (na denominada fase de conhecimento), para ser cumprida, e ainda passa por outra nova e longa etapa até que seja efetivada (na denominada fase de cumprimento de sentença).
III- É possível citar pelo menos duas razões pelas quais o excesso de judicialização é um problema no país. Primeiro, pelo aumento das demandas judiciais, sendo que o Poder Judiciário não consegue, sozinho, resolver os problemas das pessoas que o procuram diariamente.
IV- Um segundo ponto diz respeito à satisfação alcançada com a decisão de um juiz, já que nem sempre os envolvidos ficam satisfeitos ou cumprem o que foi judicialmente determinado.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina