De acordo com Jack Tresidder (2003) na obra “Os símbolos e os significados”, os tapetes foram produzidos desde a antiguidade, ainda que a dificuldade de preservação dos materiais que os compõem, fibras têxteis naturais como a lã, o algodão ou o linho, tenha influenciado fortemente a quantidade e a qualidade.
Assim sendo, analise as afirmativas abaixo:
I. As tapeçarias mais antigas que chegaram até nós, datam do antigo Egito e da Grécia helênica tardia, mas estavam espalhadas por todo o mundo, do Japão à América pré-colombiana.
II. Também importantes são as tapeçarias flamengas do primeiro quartel do século XVI, preservadas na Galeria de Arte Cívica de Forlì: Crucificação com figuras e Crucificação com cenas da Paixão, para a qual foi apoiada a atribuição à manufatura por Pieter van Aelst.
III. Os maiores artistas da tapeçaria foram Raphael, Pieter Paul Rubens, Simon Vouet, Charles Le Brun, François Boucher, Francisco Goya, William Morris, até Pablo Picasso, Joan Miró.
IV. Outro famoso ciclo de tapeçarias do século XVI é aquele encomendado pelo grão-duque Cosimo de 'Medici a Pontormo e Bronzino, um dos maiores mestres do maneirismo florentino.
Assinale a alternativa correta:
Questão 1
Escolha uma opção:
a.
I, II, III e IV estão corretas.
b.
Apenas I e III estão corretas.
c.
Apenas I, II e IV estão corretas.
d.
Apenas II e IV estão corretas.
e.
Apenas II e III estão corretas.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada afirmativa: I. As tapeçarias mais antigas que chegaram até nós, datam do antigo Egito e da Grécia helênica tardia, mas estavam espalhadas por todo o mundo, do Japão à América pré-colombiana. Essa afirmativa é verdadeira, pois realmente existem tapeçarias antigas do Egito e da Grécia, e a tapeçaria é uma forma de arte que se espalhou por várias culturas. II. Também importantes são as tapeçarias flamengas do primeiro quartel do século XVI, preservadas na Galeria de Arte Cívica de Forlì: Crucificação com figuras e Crucificação com cenas da Paixão, para a qual foi apoiada a atribuição à manufatura por Pieter van Aelst. Essa afirmativa é verdadeira, as tapeçarias flamengas são reconhecidas e a atribuição a Pieter van Aelst é correta. III. Os maiores artistas da tapeçaria foram Raphael, Pieter Paul Rubens, Simon Vouet, Charles Le Brun, François Boucher, Francisco Goya, William Morris, até Pablo Picasso, Joan Miró. Essa afirmativa é verdadeira, pois todos esses artistas realmente contribuíram para a arte da tapeçaria em diferentes períodos. IV. Outro famoso ciclo de tapeçarias do século XVI é aquele encomendado pelo grão-duque Cosimo de 'Medici a Pontormo e Bronzino, um dos maiores mestres do maneirismo florentino. Essa afirmativa é verdadeira, pois Cosimo de' Medici realmente encomendou tapeçarias a esses artistas. Agora, considerando que todas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas, a alternativa correta é: a) I, II, III e IV estão corretas.