No contexto da gestão de custos, é fundamental abordar alguns termos (custos, desperdícios, perdas, despesas, investimentos) que são utilizados por profissionais da área de custos e dizem respeito à classificação dos gastos presentes no processo operacional das organizações, seja qual for a área de atuação ou setor. Muitas vezes, esses termos são empregados como sinônimos, porém é necessário aprofundar esse conhecimento, uma vez que a própria gestão das empresas e os métodos contábeis exigiram que fossem criados conceitos específicos, que são de suma importância para a correta classificação dos gastos incorridos dentro da organização.
Com base no texto, leia atentamente as afirmativas.
I. Os custos indiretos podem ser compreendidos como todos os gastos que aumentam ou diminuem o seu valor conforme a quantidade produzida, como, por exemplo, o consumo de energia elétrica de uma empresa – quanto maior for a produção, maiores serão os custos indiretos com esse item.
II. O custo direto é relativamente simples de ser levantado, pois envolve gastos que são fáceis de ser calculados. Por exemplo, em uma linha de produção, são os valores gastos para a aquisição da matéria-prima das mercadorias a ser produzidas. Tais gastos são alocados ao custo do produto que está sendo fabricado, sem que seja necessário qualquer tipo de rateio.
III. Os custos indiretos são custos que ocorrem fora da organização, normalmente em empresas terceiras que prestam serviço à organização, como segurança, limpeza, manutenção etc.
Assinale a alternativa que apresenta apenas a(s) afirmativa(s) correta(s).
A) III.
B) I.
C) I e II.
D) I e III.
E) II.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada afirmativa: I. Os custos indiretos podem ser compreendidos como todos os gastos que aumentam ou diminuem o seu valor conforme a quantidade produzida, como, por exemplo, o consumo de energia elétrica de uma empresa – quanto maior for a produção, maiores serão os custos indiretos com esse item. Falso. Os custos indiretos não variam diretamente com a quantidade produzida; eles são custos que não podem ser atribuídos diretamente a um produto específico, como aluguel e salários de supervisores. II. O custo direto é relativamente simples de ser levantado, pois envolve gastos que são fáceis de ser calculados. Por exemplo, em uma linha de produção, são os valores gastos para a aquisição da matéria-prima das mercadorias a ser produzidas. Tais gastos são alocados ao custo do produto que está sendo fabricado, sem que seja necessário qualquer tipo de rateio. Verdadeiro. Esta afirmativa está correta, pois os custos diretos são aqueles que podem ser diretamente atribuídos a um produto ou serviço. III. Os custos indiretos são custos que ocorrem fora da organização, normalmente em empresas terceiras que prestam serviço à organização, como segurança, limpeza, manutenção etc. Falso. Os custos indiretos são aqueles que não podem ser atribuídos diretamente a um produto ou serviço, mas isso não significa que eles ocorram apenas fora da organização. Eles podem ser custos internos, como despesas administrativas. Com base nas análises, a única afirmativa correta é a II. Portanto, a alternativa que apresenta apenas a(s) afirmativa(s) correta(s) é: E) II.