Os Konyak Nagas, por exemplo, se referiam a um deus do céu chamado Gawang ou Zangbau, que era um ser altamente pessoal e criador do universo. Ele tinha a forma de um humano gigantesco e era invocado na vida diária e nas principais ocasiões sociais da cultura; ele era o protetor da moralidade e punia as transgressões. Por outro lado, os Azande da África pensavam em um deus chamado Mbori ou Mboli, que Evans-Pritchard (1962) nos diz ser moralmente neutro e não muito interessado nos assuntos humanos. Os habitantes locais nem sequer tinham “crenças” claras e consistentes sobre ele: alguns disseram que ele se move pela terra, mas outros discordaram (ELLER, Jack. Introducing Anthropology of Religion, 2007, p. 41-2)
A respeito do conceito de deus e divindade podemos afirmar que:
Questão 4Escolha uma opção:
a.
Embora possa haver muitas categorias possíveis, no fundo todas fazem referência a um mesmo conceito de deus e divindade.
b.
Para além das comparações rápidas e rasas o pesquisador deve estar atento às particularidades do conceito em determinada cultura.
c.
O termo “espiritual” é capaz de abranger toda a esfera destas entidades, expressando bem a substância desses seres.
d.
O conceito de deus e divindade é tão específico em cada cultura que se torna impossível qualquer forma de aproximação.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada uma das opções apresentadas em relação ao conceito de deus e divindade: a. Embora possa haver muitas categorias possíveis, no fundo todas fazem referência a um mesmo conceito de deus e divindade. - Essa afirmação é muito generalista e ignora as particularidades culturais. b. Para além das comparações rápidas e rasas o pesquisador deve estar atento às particularidades do conceito em determinada cultura. - Esta opção reconhece a diversidade e a complexidade dos conceitos de divindade em diferentes culturas, o que é fundamental para um estudo mais profundo. c. O termo “espiritual” é capaz de abranger toda a esfera destas entidades, expressando bem a substância desses seres. - Embora o termo "espiritual" seja amplo, ele pode não capturar todas as nuances dos conceitos de divindade em diferentes culturas. d. O conceito de deus e divindade é tão específico em cada cultura que se torna impossível qualquer forma de aproximação. - Essa afirmação é extrema e não considera que, apesar das diferenças, pode haver pontos de contato entre as crenças. Analisando as opções, a mais adequada é a letra b, pois enfatiza a importância de considerar as particularidades culturais ao estudar o conceito de deus e divindade. Portanto, a alternativa correta é: b. Para além das comparações rápidas e rasas o pesquisador deve estar atento às particularidades do conceito em determinada cultura.