“Desde o início dos tempos, a criatura humana vem procurando o conhecimento. “O conhecimento é o referencial diferenciador do agir humano em relação ao agir de outras espécies. O conhecimento é a grande estratégia da espécie” (SEVERINO, 2007, p. 27). A criatura humana vem acumulando saberes, principalmente, daquilo que o cerca, objetivando a própria sobrevivência. Por exemplo, o homem é um dos seres mais frágeis do planeta terra, mas dominou os mares, ares, as florestas, em suma, o homem dominou o mundo. Sobre o agir diferenciador em relação a outros animais, na Grécia Antiga, também, se percebeu o aparecimento de um novo viés da cognição humana: refletir sobre o próprio pensamento, ou seja, o homem percebeu que poderia colocar o pensamento no exercício da ação do pensar os próprios pensamentos”.
Os seres humanos constroem diversas formas de conhecimento para compreender e explicar a realidade em que vivem. Cada tipo de conhecimento possui características próprias quanto à sua origem, estrutura e finalidade. Aranha e Martins (1993) e Chauí (1994), relacionam cinco diferentes formas: mito, arte, senso comum, filosofia e ciência.
Com base nesses referenciais, analise as afirmativas a seguir:
I. O mito explica o mundo por meio de narrativas simbólicas, utilizando figuras de deuses e heróis, sendo marcado pela afetividade e pela tradição oral.
II. O senso comum é o conhecimento que adquirimos no dia a dia, sem métodos sistemáticos, baseado na experiência prática e imediata.
III. A ciência distingue-se pela subjetividade e pela ausência de métodos, sendo voltada para explicações simbólicas e intuitivas da realidade.
IV. A filosofia busca compreender a realidade por meio da reflexão crítica, sistemática e racional, questionando as certezas do senso comum.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada afirmativa: I. O mito explica o mundo por meio de narrativas simbólicas, utilizando figuras de deuses e heróis, sendo marcado pela afetividade e pela tradição oral. Verdadeiro, essa descrição está correta sobre o mito. II. O senso comum é o conhecimento que adquirimos no dia a dia, sem métodos sistemáticos, baseado na experiência prática e imediata. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. III. A ciência distingue-se pela subjetividade e pela ausência de métodos, sendo voltada para explicações simbólicas e intuitivas da realidade. Falso, essa afirmativa está incorreta, pois a ciência é caracterizada pela objetividade e pelo uso de métodos sistemáticos. IV. A filosofia busca compreender a realidade por meio da reflexão crítica, sistemática e racional, questionando as certezas do senso comum. Verdadeiro, essa descrição está correta sobre a filosofia. Com base na análise, as afirmativas verdadeiras são I, II e IV. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: Alternativa 4: I, II e IV, apenas.