A Educação Especial de Surdo e a Inclusão de Alunos Surdos em Escolas da Rede Regular têm sido, atualmente, temas frequentemente abordados não só no âmbito da educação, mas também no que se refere à abordagem clínico-terapêutica sobre os indivíduos que não possuem ou possuem pouca audição e à temática sociocultural que envolve a surdez. Com a compreensão de que a surdez é uma diferença cultural que possui sua própria língua gestual-visual e que o surdo possui sua forma de aprender e de entender o mundo diferente da forma ouvinte, Kyle (1999) defende a ideia de que toda criança surda deveria ter uma educação bilíngue. Para o autor, o desenvolvimento escolar dos surdos só ocorrerá de forma efetiva se a língua de sinais, que no Brasil é a LIBRAS, for aceita como primeira língua ou língua materna; na filosofia educacional bilíngue aplicada à Educação de Surdos, foco do presente trabalho, a língua falada no país é ensinada como segunda língua na modalidade escrita e, caso o aluno quiser, na modalidade oral (JOKINEN, 1999)
[...]
Disponível em; https://www.ufrgs.br/psicoeduc/wiki/index.php/O_BILINGUISMO_APLICADO_%C3%80_EDUCA%C3%87%C3%83O_ESPECIAL_DE_SURDOS. Acesso em: 3 dez.2021.
Considerando o texto apresentado acima, avalie as afirmações a seguir.
Um dos objetivos do Bilinguismo, com base em Goldfeld (1997), é que o surdo deve ser bilíngue, ou seja, ter como língua materna, sua primeira língua, a língua de sinais, que é sua língua natural e como segunda língua, a língua oficial do seu país, na modalidade escrita.
PORQUE
No caso do Brasil, para que o surdo seja considerado bilíngue, precisará ter adquirido a Libras como primeira língua, e o português na modalidade escrita, como segunda língua.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Clique na sua resposta abaixo
Ed
há 2 meses
Vamos analisar as asserções: Asserção I: "Um dos objetivos do Bilinguismo, com base em Goldfeld (1997), é que o surdo deve ser bilíngue, ou seja, ter como língua materna, sua primeira língua, a língua de sinais, que é sua língua natural e como segunda língua, a língua oficial do seu país, na modalidade escrita." Essa asserção é verdadeira, pois reflete a ideia de que a língua de sinais deve ser a primeira língua do surdo e a língua oficial (neste caso, o português) deve ser aprendida como segunda língua. Asserção II: "No caso do Brasil, para que o surdo seja considerado bilíngue, precisará ter adquirido a Libras como primeira língua, e o português na modalidade escrita, como segunda língua." Essa asserção também é verdadeira, pois está de acordo com a definição de bilinguismo para surdos no Brasil. Agora, vamos verificar a relação entre as duas asserções: - Ambas as asserções são verdadeiras. - A asserção II justifica a asserção I, pois explica como o bilinguismo se aplica no contexto brasileiro. Portanto, a alternativa correta é: "As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I."
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade