Logo Passei Direto
Buscar
Na prática discursiva sobre residências em saúde, são encontrados os seguintes termos: Residência Integrada, Residência Multiprofissional e Residência em Área Profissional.

Assinale a alternativa que apresenta a definição correta dos termos.
(A) Residência Integrada e Residência Multiprofissional em Saúde são terminologias distintas, isto é, uma trata da interdisciplinaridade e da intersetorialidade; a outra, da diversidade de profissões.
(B) A Residência em Área Profissional da Saúde difere da Residência Multiprofissional em Saúde, uma vez que a primeira corresponde a cada profissão específica; a segunda, às áreas de intervenção coletiva.
(C) Residência Integrada e Residência Multiprofissional são termos que devem ser usados de maneira associada, uma vez que todas as residências criadas na lei são multiprofissionais e integradas ao Sistema Único de Saúde.
(D) A Residência em Área Profissional da Saúde difere da Residência Integrada em Saúde, uma vez que a primeira corresponde às especialidades; a segunda, à atenção básica.
(E) A designação Residência Integrada corresponde às residências multiprofissionais em saúde; a designação Residência em Área Profissional, às residências uniprofissionais na área da saúde.
User badge image
Questões para Estudantes

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a definição correta dos termos relacionados às residências em saúde: (A) Residência Integrada e Residência Multiprofissional em Saúde são terminologias distintas, isto é, uma trata da interdisciplinaridade e da intersetorialidade; a outra, da diversidade de profissões. - Essa afirmação não é precisa, pois ambas as residências envolvem a atuação de diversas profissões, mas a Residência Multiprofissional é mais focada na diversidade de profissões. (B) A Residência em Área Profissional da Saúde difere da Residência Multiprofissional em Saúde, uma vez que a primeira corresponde a cada profissão específica; a segunda, às áreas de intervenção coletiva. - Essa definição está correta, pois a Residência em Área Profissional é voltada para uma única profissão, enquanto a Multiprofissional envolve várias. (C) Residência Integrada e Residência Multiprofissional são termos que devem ser usados de maneira associada, uma vez que todas as residências criadas na lei são multiprofissionais e integradas ao Sistema Único de Saúde. - Embora as residências sejam integradas ao SUS, essa afirmação não é totalmente precisa, pois não são sinônimos. (D) A Residência em Área Profissional da Saúde difere da Residência Integrada em Saúde, uma vez que a primeira corresponde às especialidades; a segunda, à atenção básica. - Essa afirmação não é correta, pois a Residência Integrada não se limita apenas à atenção básica. (E) A designação Residência Integrada corresponde às residências multiprofissionais em saúde; a designação Residência em Área Profissional, às residências uniprofissionais na área da saúde. - Essa afirmação é verdadeira, pois a Residência Integrada realmente abrange a multiprofissionalidade. Após essa análise, a alternativa correta é: (B) A Residência em Área Profissional da Saúde difere da Residência Multiprofissional em Saúde, uma vez que a primeira corresponde a cada profissão específica; a segunda, às áreas de intervenção coletiva.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere as afirmacoes abaixo, relativas às diretrizes de implementação da Política Nacional de Humanização.
Quais estão corretas?
I - Promover a gestão participativa, ampliando o diálogo entre profissionais, entre profissionais e população, entre profissionais e administração.
II - Implantar, estimular e fortalecer Grupos de Trabalho de Humanização, com plano de trabalho definido.
III - Estimular práticas resolutivas, racionalizar e adequar o uso de medicamentos, eliminando ações intervencionistas desnecessárias.
(A) Apenas I.
(B) Apenas III.
(C) Apenas I e II.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.

Considere as afirmações abaixo, relativas ao processo de trabalho das equipes de atenção básica, segundo a Política Nacional de Atenção Básica.
Quais estão corretas?
I - Programação e implementação das atividades de atenção à saúde, de acordo com as necessidades da população, priorizando a prevenção das enfermidades prevalentes no território, em detrimento de intervenções clínicas e sanitárias, segundo critérios de frequência, risco, vulnerabilidade e resiliência.
II - Desenvolvimento de ações que priorizem grupos de risco e fatores de risco clínico-comportamentais, alimentares e/ou ambientais, com a finalidade de prevenir o aparecimento ou a persistência de doenças e danos evitáveis.
III - Acolhimento com escuta qualificada, classificação de risco, avaliação de necessidades de saúde e análise de vulnerabilidades, tendo em vista a responsabilidade da assistência resolutiva à demanda espontânea e o primeiro atendimento às urgências.
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.

Considere as afirmações abaixo, relativas à Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, referente à ordenação e à organização do acesso aos sistemas de saúde.
Quais estão corretas?
I - O encaminhamento à Atenção Especializada e Hospitalar é estabelecido em função da necessidade de saúde e da indicação clínica, levando em conta critérios de vulnerabilidade e risco, com apoio de centrais de regulação ou outros mecanismos que facilitem o acesso a serviços de retaguarda.
II - O gestor local, em caso de limitação circunstancial na capacidade de atendimento do serviço de saúde, fica responsável pela pronta resolução das condições de acolhimento e pelo devido encaminhamento do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Devem ser prestadas informações claras ao usuário sobre os critérios de priorização do acesso na localidade por ora indisponível. A prioridade deve ser baseada unicamente em critérios clínicos, estabelecidos por protocolos técnicos, referendados pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde.
III - As informações sobre os serviços de saúde, referentes a critérios de acesso, endereços, telefones, horários de funcionamento, nome e horário de trabalho dos profissionais das equipes assistenciais, devem estar disponíveis, obrigatoriamente, nos espaços de transparência das três esferas de gestão e, facultativamente, nos espaços de prestação de assistência e de controle social.
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e III.
(E) I, II e III.

Leia o segmento abaixo.

A Atenção Domiciliar (AD), redefinida pela Portaria GM/MS no 2.527/2011 e integrada às redes de atenção à saúde, caracteriza-se por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados. Deve estar estruturada na perspectiva das Redes de Atenção à Saúde, tendo a Atenção Básica como ordenadora e coordenadora do cuidado e da ação territorial; articulada aos pontos de atenção, com serviços de retaguarda; incorporada ao sistema de regulação; além de estar de acordo com os princípios de ampliação de acesso, acolhimento, equidade, humanização e integralidade da assistência.
Considere as seguintes afirmações sobre o segmento acima.
I - A assistência prestada na modalidade AD1 é de responsabilidade das equipes de atenção básica (incluindo equipes de saúde da família e núcleos de apoio à saúde da família), por meio de visitas regulares ao domicílio, e deve ocorrer, no mínimo, uma vez por mês. Nas modalidades AD2 e AD3, a assistência é de responsabilidade das Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e das Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP) aos pacientes que necessitam, por meio de acompanhamento contínuo, de maior intensidade de cuidados.
II - Os requisitos para que os municípios tenham Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) são população igual ou superior a 40.000 (quarenta mil) habitantes; cobertura de Samu ou serviço móvel local de atenção às urgências; e hospital de referência no município ou na região que o integra.
III- A EMAD pode contar com profissional médico, enfermeiro, fisioterapeuta e auxiliares ou técnicos de enfermagem, desde que nenhum profissional tenha carga horária semanal inferior a 30 horas.

Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e II.
(D) Apenas I e III.
(E) I, II e III.

Leia o enunciado abaixo.

A equipe de Estratégia de Saúde da Família de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), ao realizar uma busca ativa, percebeu que a família de uma senhora idosa e hipertensa, que ultimamente tem faltado às consultas e também não tem atendido a agente comunitária de saúde (ACS) nas visitas domiciliares, está atravessando um difícil momento: o filho e provedor da casa está desempregado; o neto mais novo, envolvido com o tráfico; a nora parece não ter voz ativa. A enfermeira da equipe e a ACS conseguem finalmente encontrar a idosa em casa e escutam seu relato sobre esses fatos, e percebem que a simples regularização do hiperdia não é suficiente para resolver o problema da senhora. Ao voltar para a UBS, conversam e chegam à conclusão de que vão necessitar de um trabalho ........ , pois a família necessita de renda e novos projetos de vida. Devem discutir na reunião de $\qquad$ como realizar uma abordagem mais eficaz, com um olhar $\qquad$ para que, juntos, desenvolvam o plano terapêutico singular (PTS). Para tanto, sabem que podem recorrer à ferramenta de matriciamento do $\qquad$ .

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado acima, na ordem em que aparecem.
(A) especializado - rede - interdisciplinar território
(B) intersetorial - equipe - interdisciplinar Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
(C) em equipe - rede - especializado território
(D) conjunto - grupo - focal - governo
(E) especializado - equipe - clínico - Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)

A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (EPS) representa, sobretudo, o ordenamento da formação de recursos humanos para o setor, conforme previsto na Constituição Brasileira, configurando um campo de política para as intervenções públicas e para a gestão do orçamento, no escopo da gestão do trabalho e da educação na saúde.

Considere as seguintes afirmações sobre esse campo.
I - A EPS é adotada pela gestão do SUS, com o objetivo de identificar e definir as ações educativas que qualifiquem a atenção e a gestão em saúde, por meio da capacitação e do treinamento de recursos humanos, e de acordo com o mais avançado conhecimento científico e tecnológico, como reivindicam a sociedade, via controle social, e a universidade contemporânea.
II - A EPS envolve, além da identificação das necessidades de formação e de desenvolvimento dos trabalhadores da área, a construção de estratégias e processos que qualifiquem a atenção e a gestão em saúde, fortalecendo o controle social, com o objetivo de produzir impacto positivo sobre a saúde da população.
III- A EPS trabalha com ferramentas, que buscam a reflexão crítica sobre a prática cotidiana dos serviços sanitários, e constitui-se como um processo educativo, aplicado ao trabalho, que possibilita a mudança nas relações, nos processos, nos atos de saúde e nas pessoas, intercedendo pela repolitização do SUS, e possibilita, também, a ruptura com a universidade, via ampliação das residências multiprofissionais.

Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina