Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas. Sobre o mapa mental:
( ) É uma representação gráfica de um determinado espaço geográfico feita a partir da percepção e subjetividade do autor do processo.
( ) As informações contidas no mapa mental não podem partir da intencionalidade, da leitura e da visão de mundo particular do autor, nem tampouco levar em consideração sua imaginação e vivências próprias.
( ) O mapa mental contém informações consideradas desnecessárias ou sem valor científico para os padrões da cartografia cartesiana, como: escala, orientação, título, uso de variáveis visuais, coerência entre legenda-conteúdo, entre outros aspectos.
( ) A importância de se trabalhar o mapa mental está no fato de que essa concepção de mapa possibilita a formação de indivíduos capazes de compreender o mapa para além do processo de cópia, tornando-se uma linguagem que contribui para a expressão e interpretação do cotidiano.
( ) A produção de mapa mental não é importante.
As afirmativas são, respectivamente:
a. V, F, F, Ve V.
b. V, F, V, Ve F.
c. F, V, V, Fe V.
d. V, F, V, Fe F.
User badge image
Pedagogiando

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre o mapa mental: ( ) É uma representação gráfica de um determinado espaço geográfico feita a partir da percepção e subjetividade do autor do processo. É verdadeira (V). O mapa mental é uma representação que reflete a visão e a interpretação do autor, não sendo uma representação objetiva e exata como um mapa tradicional. ( ) As informações contidas no mapa mental não podem partir da intencionalidade, da leitura e da visão de mundo particular do autor, nem tampouco levar em consideração sua imaginação e vivências próprias. É falsa (F). Na verdade, as informações em um mapa mental são influenciadas pela intencionalidade e pela perspectiva do autor, refletindo suas experiências e interpretações. ( ) O mapa mental contém informações consideradas desnecessárias ou sem valor científico para os padrões da cartografia cartesiana, como: escala, orientação, título, uso de variáveis visuais, coerência entre legenda-conteúdo, entre outros aspectos. É falsa (F). O mapa mental não segue os padrões rigorosos da cartografia cartesiana, mas isso não significa que ele contenha informações desnecessárias; ele é uma ferramenta de organização do pensamento. ( ) A importância de se trabalhar o mapa mental está no fato de que essa concepção de mapa possibilita a formação de indivíduos capazes de compreender o mapa para além do processo de cópia, tornando-se uma linguagem que contribui para a expressão e interpretação do cotidiano. É verdadeira (V). O uso de mapas mentais ajuda no desenvolvimento do pensamento crítico e na capacidade de interpretação. ( ) A produção de mapa mental não é importante. É falsa (F). A produção de mapas mentais é, na verdade, uma prática importante para a organização do conhecimento e a expressão de ideias. Portanto, a sequência correta é: V, F, F, V, F. A alternativa que apresenta essa sequência é: a) V, F, F, V, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Analise as proposições abaixo, sobre alguns dos objetivos do ensino de Geografia, de acordo com os PCN:
Estão corretos:
I - Compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações.
II - Compreender que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos, os avanços técnicos e tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistas decorrentes de conflitos e acordos, que ainda não são usufruídas por todos os seres humanos e, dentro de suas possibilidades, empenhar-se em democratizá-las.
III - Conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa da Geografia para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições.
IV - Saber utilizar a linguagem cartográfica para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos.
a. somente os itens I e IV.
b. todos os itens.
c. somente os itens II e III.
d. somente os itens I, II e III.

Sobre o croqui é correto afirmar que:
a. Brunet aponta as qualidades necessárias do croqui: é ilegível, esquemático, flexível e inexpressivo.
b. Representa uma linguagem ilegível ao alcance de todos.
c. O croqui é um desenho, um esquema rápido, muito utilizado apenas por geógrafos.
d. O croqui é usado por geógrafos nos trabalhos de campo e pelos professores de Geografia em sala de aula para explicação de fenômenos e dos processos físico-naturais e humanos.

Os conteúdos procedimentais relacionam-se:
a. às atividades experienciais com estabelecimento de vínculos afetivos, ou seja, aprender a ser a partir da vivência na coletividade.
b. ao conhecimento dos conceitos e princípios.
c. ao modo pelo qual os estudantes assimilam certas práticas que fazem parte de sua vida, ou seja, saber fazer algo.
d. à aprendizagem simples, através da memorização por repetição verbal.

A denominação recursos didáticos, insere vários tipos de materiais e linguagens. Diante desta afirmativa julgue os itens abaixo.
É correto apenas o que se afirma em:
I - Existem inúmeras linguagens na realidade do mundo comunicacional que define uma diversidade de informações em pouco tempo, caracterizando uma sociedade da informação por conta da revolução tecnológica. Essa situação garante a inserção da critica dos indivíduos na sociedade, pelo fato das informações se apresentarem de forma contextualizada e fragmentada.
II - Exemplos de materiais e linguagens são: livros didáticos, paradidáticos, mapas, gráficos, imagens de satélite, literatura, música, poema, fotografia, filme, videoclipe, jogos.
III - Cada uma das linguagens possui seus códigos e seus artifícios de representação, que necessitam reconhecimento por parte dos professores e alunos para ser trabalhadas nos conteúdos geográficos.
IV - Existe uma íntima relação entre as linguagens e as representações que necessita ser analisada criticamente em sala de aula.
a. I, III e IV.
b. II, III e IV.
c. I, II e III.
d. II e III

Para alguns teóricos, a diferença entre carta e mapa: I - Está no tamanho da escala, pois o mapa possui escala pequena, enquanto a carta possui escala média ou grande. II - Está no tamanho da escala, pois a carta possui escala pequena, enquanto o mapa possui escala média ou grande. III - A carta se trata de um mapa com utilidade específica (exemplo carta topográfica = carta do relevo; carta náutica = carta representando uma região oceânica). Está correto o que se afirma em:
a. I e III, apenas.
b. Item I apenas.
c. II e III, apenas.
d. Item III apenas.

O termo transversalidade consiste:
a. Nenhum dos itens anteriores.
b. na progressiva exploração científica especializada em certa área ou domínio homogêneo de estudo que estabelece e define fronteiras constituintes, cabendo a estas determinar seus objetos, conceitos e teorias. É comumente empregado para designar o ensino de uma ciência.
c. em organizar o trabalho didático-pedagógico, integrando temas e eixos temáticos, para nortear uma prática educativa, de conexão entre os conhecimentos sistematizados e as questões da vida real.
d. no trabalho de integração das diferentes áreas do conhecimento, num real trabalho de cooperação e troca, aberto ao diálogo e ao planejamento. Implica na transcendência de métodos de uma disciplina para outra, ultrapassando-as sem perder sua finalidade disciplinar.

Conforme Pontuschka, Paganelli e Cacete (2009), as abordagens do conhecimento geográficos mais recentes no Brasil, resultam de várias correntes de pensamentos desde a influência da Escola de Vidal de La Blache até as contemporâneas. Analise as afirmativas que tratam sobre as escolas geográficas e coloque V nas frases verdadeiras e F nas frases falsas.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
( ) A Geografia Tradicional tem por base metodológica a teoria marxista.
( ) Frederico Ratzel admitiu o determinismo geográfico no relacionamento do meio com o homem, como se o meio fosse a causa e o homem a consequência. Para Ratzel, o homem é um produto do meio em que vive, subordinado, condicionado e fatalizado pelos imperativos fatores do meio natural.
( ) Geografia nomenclatural, que exigia apenas a memorização e também, a Geografia administrativa, que limitava o estudo às divisões políticas dos países, tais abordagens serviam de obstáculo a uma reflexão teórica sobre ciência geográfica do domínio didático.
( ) As ideias de Vidal de La Blache exerceram influência na formação nas Universidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, e aos poucos em outras universidades do todo país.
a. V, V, F, F
b. V, V, V, V
c. F, V, F, V
d. F, F, V, V

Mais conteúdos dessa disciplina