Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
O teórico René Descartes elaborou o método para bem conduzir a razão na busca da verdade dentro da ciência. Para encontrar a verdade, fazia-se necessário empreender os procedimentos científicos, tais como: fragmentar, fracionar, romper em partes, reduzir, dividir; quebrar a integridade dos seres e das coisas; o que sustentaria basicamente todo sistema e paradigma chamado cartesiano. Descartes rejeitava as formas de conhecimento do mundo realizadas através dos sentidos, da intuição, da subjetividade e dos sentimentos, defendendo a razão e o pensamento como formas mais coerentes e significativas de conhecer. ( ) Descartes não identificava na História conhecimentos coerentes e com potencial de verdade. ( ) Considerava a História (o estudo do passado) uma espécie de fuga da realidade. ( ) Descartes considerava que estudiosos, uma vez mergulhados no passado, ficavam indiferentes ao momento presente, à realidade; e que as narrativas históricas resultavam do conhecimento indireto do passado, e que eram exageradamente fantasiosas, lendárias e fabulosas, não dignas de confiança. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F-V-F.
B) F-F-V.
C) F-F-F.
D) V-V-V.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a visão de René Descartes em relação à História e ao conhecimento: ( ) Descartes não identificava na História conhecimentos coerentes e com potencial de verdade. É verdadeira. Descartes, em sua busca pela verdade, era cético em relação ao conhecimento histórico, considerando que ele não era tão confiável quanto o conhecimento obtido pela razão. ( ) Considerava a História (o estudo do passado) uma espécie de fuga da realidade. É verdadeira. Descartes via o estudo da História como algo que poderia desviar a atenção dos indivíduos da realidade presente, focando em eventos passados em vez de buscar a verdade no presente. ( ) Descartes considerava que estudiosos, uma vez mergulhados no passado, ficavam indiferentes ao momento presente, à realidade; e que as narrativas históricas resultavam do conhecimento indireto do passado, e que eram exageradamente fantasiosas, lendárias e fabulosas, não dignas de confiança. É verdadeira. Essa afirmação reflete a crítica de Descartes ao conhecimento histórico, que ele via como não confiável e muitas vezes distorcido. Portanto, a sequência correta é V - V - V, o que corresponde à alternativa D) V-V-V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre o materialismo histórico desenvolvido por Marx e Engels, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O materialismo histórico deve-se ao embate feito por Karl Marx às ideias de Hegel, nos termos de que, segundo Hegel, “a consciência é que determina a existência”, e para Marx, “a existência determina a consciência”.
II- Marx e Engels defendiam que o mundo não se transforma com o pensamento, com críticas ou leis abstratas, mas ação politicamente orientada, a práxis, e que se faziam necessárias tanto a explosão como a revolução para superar as antigas estruturas.
III- O centro do pensamento marxista residia nas ideias de que a realidade social é mutável, a mudança está submetida às leis que se encaixam em outras leis históricas e as mudanças tendem a momentos de equilíbrio relativo.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D Somente a sentença III está correta.

Leopold von Ranke (1795-1886) foi um dos historiadores fundamentais do movimento do historicismo que prevaleceu na segunda metade do século XIX. Com relação às principais teorias defendidas por ele em meio ao historicismo, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O empirismo prevaleceu em meio aos pressupostos teórico-metodológicos do historicismo, que, por sua vez, consideravam que os fenômenos e os fatos históricos deveriam ser deduzidos dos conhecimentos históricos.
II- Ranke defendeu que o historiador possuía autonomia e liberdade no sentido de optar ou pela história erudita ou pelo romance histórico, pois ambos possuíam elementos de cientificidade e verdade histórica.
III- Ranke e os demais empiristas dedicaram-se aos estudos de inventários, organização e arquivamento de documentos, história dos feitos políticos e diplomáticos e da origem histórica das nações europeias.
IV- Os historicistas censuravam a ideia de subjetividade na historiografia, bem como julgamentos morais e políticos. Com isso, acreditavam conferir teor de neutralidade e imparcialidade ao conhecimento histórico.
A - As sentenças I, II e IV estão corretas.
B - As sentenças II e IV estão corretas.
C - As sentenças I, II e III estão corretas.
D - As sentenças I, III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina