Logo Passei Direto
Buscar
A finalidade da descrição é transmitir uma impressão sensorial. Daí a importância, para a produção de um texto de base descritiva, de saber selecionar os detalhes, analisá-los e reagrupá-los, a fim de conseguir uma imagem expressiva.
Com base no exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Uma descrição deve ser breve e essencial, para situar o leitor no ambiente da narrativa ou do comentário.
B) Uma descrição representa um momento em que aquele que escreve tem de transpor alguma coisa que existe em uma dimensão espacial para uma dimensão temporal, e que um ambiente ou paisagem, que nos surgiria ao vivo em sua totalidade em um tempo único, nos aparece, na descrição escrita, aos pedaços.
C) Uma descrição representa um momento em que aquele que escreve tem de transpor alguma coisa que existe em uma dimensão espacial para uma dimensão temporal, e que um ambiente ou paisagem, que nos surgiria ao vivo em sua totalidade em um tempo único, nos aparece, na descrição escrita, aos pedaços. Quando alguém nos diz, por exemplo, Havia uma grande sala retangular, geralmente imaginamos uma sala vazia. Se esse mesmo alguém nos diz No centro dessa sala havia um piano negro, coberto de pó, passamos a imaginar a sala com um único móvel, um piano negro. E, dessa maneira, vamos mobiliando a sala aos poucos, temporalmente. Por esse motivo é que, modernamente, uma descrição deve ser breve e essencial, para situar o leitor no ambiente da narrativa ou do comentário.
D) Se esse mesmo alguém nos diz No centro dessa sala havia um piano negro, coberto de pó, passamos a imaginar a sala com um único móvel, um piano negro. E, dessa maneira, vamos mobiliando a sala aos poucos, temporalmente. Por esse motivo é que, modernamente, uma descrição deve ser longa e essencial, para situar o leitor no ambiente da sala ou do comentário.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas para identificar a que é INCORRETA: A) Uma descrição deve ser breve e essencial, para situar o leitor no ambiente da narrativa ou do comentário. - Esta afirmação está correta, pois uma descrição deve ser concisa para não sobrecarregar o leitor. B) Uma descrição representa um momento em que aquele que escreve tem de transpor alguma coisa que existe em uma dimensão espacial para uma dimensão temporal, e que um ambiente ou paisagem, que nos surgiria ao vivo em sua totalidade em um tempo único, nos aparece, na descrição escrita, aos pedaços. - Esta afirmação está correta e descreve bem o processo descritivo. C) Uma descrição representa um momento em que aquele que escreve tem de transpor alguma coisa que existe em uma dimensão espacial para uma dimensão temporal, e que um ambiente ou paisagem, que nos surgiria ao vivo em sua totalidade em um tempo único, nos aparece, na descrição escrita, aos pedaços. Quando alguém nos diz, por exemplo, Havia uma grande sala retangular, geralmente imaginamos uma sala vazia. Se esse mesmo alguém nos diz No centro dessa sala havia um piano negro, coberto de pó, passamos a imaginar a sala com um único móvel, um piano negro. E, dessa maneira, vamos mobiliando a sala aos poucos, temporalmente. Por esse motivo é que, modernamente, uma descrição deve ser breve e essencial, para situar o leitor no ambiente da narrativa ou do comentário. - Esta afirmação é longa, mas está correta, pois reforça a ideia de que a descrição deve ser breve e essencial. D) Se esse mesmo alguém nos diz No centro dessa sala havia um piano negro, coberto de pó, passamos a imaginar a sala com um único móvel, um piano negro. E, dessa maneira, vamos mobiliando a sala aos poucos, temporalmente. Por esse motivo é que, modernamente, uma descrição deve ser longa e essencial, para situar o leitor no ambiente da sala ou do comentário. - Esta afirmação é INCORRETA, pois contradiz a ideia de que uma descrição deve ser breve e essencial. Portanto, a alternativa INCORRETA é: D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As sequências textuais são unidades básicas que fazem parte da constituição dos gêneros textuais. Elas contribuem para a identificação de um gênero que se estrutura numa forma, seja ela narrativa, descritiva e/ou argumentativa, ou seja, as sequências são formas linguísticas organizadas que constituem a estrutura composicional de um gênero, sendo mais estáveis e menos suscetíveis a alterações por influência de fatores sociais.
Partindo disso, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sequência narrativa.
II- Sequência descritiva.
III- Sequência argumentativa.
( ) Esta sequência oferece a antecipação a possíveis objeções ou questionamentos por parte do leitor.
( ) A exposição de pontos de vista caracteriza esta sequência textual.
( ) Quando há a ausência de relação de anterioridade ou posteridade, identifica-se esta sequência.
( ) A presença de ambiente, personagem, foco, tempo, enredo e discurso caracteriza esta sequência textual.
A II - I - III - II.
B I - I - II - III.
C III - III - II - I.
D III - II - I - III.

A coesão textual está entre os principais tipos de coesão textual. Este tipo de coesão se divide em formas remissivas gramaticais presas, formas remissivas gramaticais livres e formas remissivas gramaticais lexicais. A partir do exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Os artigos, os pronomes e os numerais são formas remissivas gramaticais presas.
II- Os pronomes pessoais de terceira pessoa, pronomes substantivos e expressões adverbiais são formas remissivas gramaticais livres.
III- As nominalizações e expressões sinônimas são formas remissivas gramaticais presas.
IV- As expressões ou grupos nominais definidos e os hiperônimos são formas remissivas gramaticais lexicais.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) Somente a sentença I está correta.

Ao analisarmos a sequência descritiva, podem ser observadas determinadas operações. Não há uma estrutura fixa. Há um ponto de vista que é explícito, que pretende convencer o leitor.
Com relação às características das sequências descritivas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É necessário ignorar o objetivo do texto, para representá-lo com palavras.
( ) Ao apresentar algo de forma assincrônica, todas as ações devem vir ao mesmo tempo.
( ) Tais sequências apresentam propriedades; um determinado estado, localizado no tempo.
( ) Um traço distintivo é não haver progressão temporal como em outras sequências.
A V - F - V - F.
B V - F - F - V.
C F - V - V - F.
D F - F - V - V.

Dentre os gêneros textuais, a charge faz uso da ilustração. Geralmente esse gênero apresenta um discurso humorístico e está presente em revistas e jornais. Trata-se de desenhos elaborados por cartunistas que captam de maneira perspicaz as diversas situações do cotidiano, transpondo para o desenho algum tipo de crítica, geralmente permeada por ironia. Acerca do gênero textual charge, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Interação entre a linguagem escrita e a linguagem visual.
II- Tem como objetivo tornar seus leitores competentes, críticos e capazes de transformar e modificar a realidade em que se inserem.
III- Não permite que o leitor faça qualquer análise social ou política sobre os fatos apresentados.
IV- Linguagem objetiva e clara, utilizando recursos que estimulam o receptor, levando-o a desenvolver a criticidade.
a) Somente a sentença I está correta.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Organize a sequência dos períodos a seguir de modo a constituírem um texto coeso e coerente:
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Fui crescendo devagar e um dia quis ensaiar o meu primeiro voo.
( ) Nasci num bosque. Amanhecia quando minha mãe deu-me no bico o primeiro alimento.
( ) Brinquei com as borboletas e com outros pássaros. Ensaiei, também, o meu primeiro canto.
( ) Foi um pequeno e lindo passeio pelo arvoredo.
( ) Saiu meio desafinado, mais parecendo um assobio rouco. Depois fiquei pássaro grande e conhecia toda aquela mata.
a) II - I - IV - III - V.
b) I - II - III - IV - V.
c) II - III - I - V - IV.
d) V - IV - III - II - I.

Analise os dois textos a seguir: TEXTO 1 Muito se tem falado sobre o ensino linguístico-discursivo da Língua Portuguesa desde a publicação dos PCN-LP. Essa visão é extremamente adequada às novas concepções de ensino de línguas no mundo, que precisa, cada vez mais, de um ser humano apto a atuar socialmente em termos de linguagem. Essa forma de ver também se afina aos novos estudos do letramento, que enfatizam a necessidade de trazer, para dentro da escola, as demais práticas sociais. TEXTO 2 Na realidade, toda palavra comporta duas faces. Ela é determinada tanto pelo fato de que procede de alguém, como pelo fato de que se dirige para alguém. Ela constitui justamente o produto da interação do locutor e do ouvinte. Toda palavra serve de expressão a um em relação ao outro. Através da palavra, defino-me em relação ao outro, isto é, em última análise, em relação à coletividade. A palavra é uma espécie de ponte lançada entre mim e os outros. Se ela se apoia sobre mim numa extremidade, na outra se apoia sobre meu interlocutor. A palavra é o território comum do locutor e do interlocutor (BAKHTIN, 2002). A partir da análise desses dois textos, podemos observar a presença de uma perspectiva de linguagem/produção de texto/ensino de construção de textos.
Sobre essa perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:
A - Definir a mim em relação ao outro é me adaptar ao outro; assim sendo, pode-se concluir que escrever é um processo de despersonalização.
B - Compreender que os estudantes devem produzir seus textos totalmente adaptados ao contexto, ignorando, inclusive, suas próprias características estéticas de sua escrita.
C - Levar indivíduos a compreender os aspectos relativos ao contexto e, por meio de um processo analítico, observar de que forma ele (o contexto) influencia na produção dos textos.
D - Considerar o papel essencial do autor de um texto; a partir de quem ele é, de fato - seu ser mais íntimo e secreto - é que define elementos do texto que estejam nebulosos.

Mais conteúdos dessa disciplina