Logo Passei Direto
Buscar
Imagine que um profissional, numa reunião de trabalho, tenha de apresentar sua discordância em opinião de outro colaborador da empresa.
O profissional, em vez de seguir um impulso inicial e dizer "Você está completamente errado, essa sua visão tacanha do problema só vai trazer mais aporrinhação, não concordar com você!", afirma o seguinte: "Parece-me que você está equivocado, pois sua visão do problema pode ser limitada e, talvez, acarrete mais complicações, assim, tenho dificuldades em concordar com você". Nesse caso, o cuidado com a elaboração da fala e com o modo como se dirige ao outro pode ser considerado uma demonstração de que:
A a linguagem é somente expressão do que temos em mente e o foco deve ser apenas a correção gramatical.
B o contexto e o interlocutor não precisam ser considerados no uso da língua, pois a linguagem é uma experiência de interação que não tem relação com quem fala e quem ouve.
C a língua é interação e por isso o modo como falamos provoca reações em nosso interlocutor.
D a língua é tão somente uma experiência de comunicação, por isso o mais importante é verbalizar claramente o que pensamos, sem levar em conta como nosso interlocutor reagirá.
E ao usar a linguagem, o indivíduo não realiza ações, não age nem atua sobre o interlocutor.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o contexto da situação apresentada, onde o profissional se preocupa com a forma como expressa sua discordância. A) A linguagem é somente expressão do que temos em mente e o foco deve ser apenas a correção gramatical. - Esta opção ignora a importância da interação e do impacto que a forma de se comunicar pode ter. B) O contexto e o interlocutor não precisam ser considerados no uso da língua, pois a linguagem é uma experiência de interação que não tem relação com quem fala e quem ouve. - Esta afirmação é contraditória, pois a situação mostra que o profissional considera o contexto e o interlocutor. C) A língua é interação e por isso o modo como falamos provoca reações em nosso interlocutor. - Esta opção reflete bem a situação, pois o profissional se preocupa com a forma de se expressar para evitar uma reação negativa. D) A língua é tão somente uma experiência de comunicação, por isso o mais importante é verbalizar claramente o que pensamos, sem levar em conta como nosso interlocutor reagirá. - Esta opção desconsidera a importância da interação e da reação do interlocutor. E) Ao usar a linguagem, o indivíduo não realiza ações, não age nem atua sobre o interlocutor. - Esta afirmação é incorreta, pois a linguagem sempre tem um impacto sobre o interlocutor. A alternativa que melhor se encaixa na situação apresentada, onde o profissional demonstra cuidado com a forma de se comunicar e considera a interação, é: C) a língua é interação e por isso o modo como falamos provoca reações em nosso interlocutor.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A gramática normativa pode ser entendida como um manual de regras para o uso adequado da língua, de acordo com a norma culta.
Das alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta uma construção adequada à gramática normativa.
A - Não há nada entre mim e você.
B - Me dá um cigarro.
C - Ana trouxe o livro pra mim ler.
D - Eu vi ela ontem.
E - O livro que eu gosto está esgotado.

O estilo e o nível de linguagem devem estar adequados ao contexto da comunicação, ao objetivo ou à intenção da nossa mensagem e ao interlocutor.
Assim, qual característica é inapropriada ao texto de um manual de um aparelho, por exemplo?
a) Linguagem mais coloquial, um tom pessoal e uso de abreviaturas informais.
b) Estilo que respeite a língua padrão ou norma gramatical.
c) Presença ou predomínio de descrições.
d) Linguagem simples, objetiva e clara.
e) Uso de verbos no imperativo ou infinitivo para indicar ações e procedimentos.

Mais conteúdos dessa disciplina