Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
Em 2009, havia uma lista com 71 plantas de interesse do SUS (RENISUS) sendo divulgada pelo Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Ministério da Saúde, dentre elas constam uma planta comumente utilizada em problemas digestivos e que na nutrição, pode ser usada na salada por possuir flores comestíveis.
Com base nessa espécie, assinale a alternativa CORRETA:
A Uncaria tomentosa (unha-de-gato).
B Mikania glomerata Spreng (Guaco)
C Cynara scolymus (alcachofra).
D Schinus terebentthifolius (aroeira da praia).
User badge image
Progresso com Exercícios

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder a essa pergunta, vamos analisar as opções apresentadas e suas características: A) Uncaria tomentosa (unha-de-gato) - É uma planta utilizada principalmente por suas propriedades medicinais, mas não é comumente usada em saladas. B) Mikania glomerata Spreng (Guaco) - É conhecida por suas propriedades medicinais, especialmente para problemas respiratórios, mas não é utilizada em saladas. C) Cynara scolymus (alcachofra) - É uma planta que pode ser utilizada em problemas digestivos e suas flores são comestíveis, sendo frequentemente utilizada em saladas. D) Schinus terebentthifolius (aroeira da praia) - É uma planta que possui usos medicinais, mas não é conhecida por ser utilizada em saladas. Diante da análise, a alternativa correta, que se refere a uma planta comumente utilizada em problemas digestivos e que pode ser usada na salada por possuir flores comestíveis, é: Cynara scolymus (alcachofra).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na Resolução do CFN nº 680, de 19 de janeiro de 2021, foram descritas as orientações para prescrição das plantas medicinais e dos fitoterápicos. Essa resolução traz uma gama de informações pertinentes ao ato prescritivo por parte do nutricionista, nesse sentido, antes de decidir qual a forma de prepare é importante que o nutricionista as diferencie, conforme consta no glossário.
Diante do exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
( ) Preparação que consiste em verter água fervente sobre a droga vegetal e, em seguida, tampar ou abafar o recipiente, por período de tempo determinado. Método indicado para partes da droga vegetal de consistência menos rígida, tais como: folhas, flores, inflorescências e frutos ou com substâncias ativas voláteis.
( ) Preparação que consiste no contato da droga vegetal com água à temperatura ambiente, por tempo determinado para cada droga vegetal. Esse método é indicado para drogas vegetais que possuam substâncias que se degradam com o aquecimento.
( ) Preparação que consiste na ebulição da droga vegetal em água potável por tempo determinado. Método indicado para partes de droga vegetal com consistência rígida, tais como: cascas, raízes, rizomas, caules, sementes e folhas coriáceas.
( ) Droga vegetal com fins medicinais a ser preparada por meio de infusão, decocção ou maceração em água pelo consumidor.
A IV - I - II - III.
B I - II - III - IV.
C I - IV- III - II.
D II - III - I - IV.

Dentro do campo da fitoterapia e após a PNPMF vários foram os movimentos para inserção dessa terapia no SUS. Todavia, apesar do uso tradicional e reconhecimento por parte da ciência, é necessária muita atenção no ato prescritivo. Com base nas pesquisas, interesses de pesquisas e plantas já validadas, surgiram algumas listas orientativas/diretivas.
Nesse sentido, associe os itens, utilizando o código a seguir:
( ) Lista que apresenta plantas medicinais que demonstram potencial para gerar produtos de interesse ao SUS. O intuito com essa lista é direcionar pesquisas que possam subsidiar a elaboração da relação de fitoterápicos para utilização da população, com segurança e eficácia para o tratamento das doenças.
( ) Lista que engloba a seleção e a padronização de todos os medicamentos indicados para o atendimento das doenças no âmbito do SUS, apresentando o conjunto dos medicamentos a serem disponibilizados e ofertados aos usuários, visando à garantia da integralidade do tratamento medicamentoso.
( ) É a lista que que vem subsidiar a prescrição de fitoterápicos no âmbito dos serviços de saúde do SUS, sendo parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.
A I - II - III.
B III - I - II.
C II - I - III.
D II - III - I.

As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) sendo que entre as principais diretrizes desta política está o aumento da resolutividade dos serviços de saúde, realizada a partir da integração entre os modelos de cuidado, de racionalidades com olhar e atuação mais ampliados, atuando de forma integrada e/ou complementar no diagnóstico, na avaliação e no cuidado.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao conceito de Práticas Integrativas e Complementares:
A São recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças, além de ser usado como tratamento paliativo, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano.
B São recursos terapêuticos baseados na ciência contemporânea, voltados para tratar doenças, com ênfase no atendimento clínico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.
C São recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças, além de ser usado como tratamento paliativo e recuperação da saúde, sendo usados exclusivamente em substituição aos tratamentos da medicina convencional.
D É uma ciência que utiliza de espécies vegetais, conhecidas por plantas medicinais, para prevenção e tratamento de diferentes doenças. Desde a antiguidade, as plantas medicinais são usadas com grande eficácia.

Ao prescrever suplementos alimentares, o nutricionista também deve se atentar a forma ou base farmacêutica referente ao estado final de apresentação das substâncias ativas após serem submetidas às operações farmacêuticas. As formas farmacêuticas podem ser sólidas, líquidas, semissólidas e gasosas. A definição da forma farmacêutica dependerá da natureza do princípio ativo escolhido, do mecanismo de ação e do local de ação deste ativo, bem como da dosagem (quantidade) prescrita.
Considerando as formas farmacêuticas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
( ) Possui as características: fácil deglutição; consistência dura ou mole; menor número de adjuvantes; boa estabilidade; não fracionável; origem vegetal ou animal; diversidade de tamanhos (capacidade).
( ) Possui as características: base de açúcar ou um substituto de boa conservação microbiológica; transporte mais difícil; avaliar composição.
( ) Possui as características: fácil deglutição; misturas secas, finamente divididas; dissolução rápida; menor irritação de mucosa; absorção mais rápida; prazo de validade mais curto; apresentação em pote ou sachê; possibilita dose elevada; base comum, efervescente ou consistência de shake, sopa, iogurte.
A I - III - II.
B II - I - III.
C III - II - I.
D II - III - I.

O envelhecimento é um processo contínuo no qual ocorre um declínio progressivo de todos os processos fisiológicos, além de modificações psicológicas e sociais, dentre essas alterações, de importância para a Nutrição.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Redução dos botões gustativos, com alteração de paladar e redução do olfato.
( ) Redução da secreção de saliva com prejuízos na mastigação e deglutição.
( ) Acloridria com consequente redução na absorção de nutrientes, especialmente cálcio.
( ) Dentição ausente ou incompleta, com impacto na mastigação.
( ) Redução da motilidade intestinal com consequente diarreia e redução na absorção dos medicamentos.
A F - V - V - F - F.
B F - F - F - V - V.
C V - V - F - V - F.
D V - F - V - F - V.

A mucosa intestinal é a principal interface entre o sistema imunológico e o ambiente externo. O diálogo entre hospedeiro e bactéria na interface da mucosa intestinal desempenha papel fundamental no desenvolvimento do sistema imunológico, já que a microbiota intestinal elicia mecanismos imunológicos inatos e adaptativos que cooperam para proteger o hospedeiro e manter a homeostase intestinal. A composição da microbiota intestinal varia substancialmente entre os indivíduos, contudo é dinâmica e suscetível a mudanças.
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os hábitos alimentares, estilo de vida, idade e genótipo do hospedeiro podem afetar a composição da microbiota intestinal. A exposição a antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos e anticoncepcionais pode ser responsável por alterar a microbiota intestinal, a depender da farmacocinética, da dosagem e do modo de administração.
II- Os anticoncepcionais são a classe de medicamentos mais amplamente reconhecida como prejudiciais pois agem de forma não seletiva, contra todos os microrganismos do hospedeiro.
A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.

Mais conteúdos dessa disciplina