Logo Passei Direto
Buscar
(UFT 2019) A concepção de democracia racial no Brasil acaba por ocultar as discriminações sofridas diariamente pelos (as) negros (as) e indígenas, pois imaginamos uma sociedade em que brancos (as), negros (as) e indígenas convivem harmoniosamente e não há discriminação étnico-racial. Assinale a alternativa CORRETA.
Negros(as) e indígenas têm historicamente as mesmas oportunidades que os(as) brancos(as).
As desigualdades entre brancos(as), negros(as) e indígenas é histórica e podem ser verificadas pelos dados, por exemplo, de desemprego, renda e escolaridade.
A democracia racial aconteceu de fato no Brasil, embora de maneira diferente da prevista por Gilberto Freyre.
Nascemos livres e iguais e depende dos indivíduos a conquista econômica, educacional e cultural.
Vivemos em um país democrático e sem nenhum tipo de distinção que provoque desigualdades.
User badge image
Matematicamente

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A alternativa CORRETA é: "As desigualdades entre brancos(as), negros(as) e indígenas é histórica e podem ser verificadas pelos dados, por exemplo, de desemprego, renda e escolaridade." Essa afirmação reconhece as desigualdades estruturais que existem na sociedade brasileira, desafiando a ideia de uma democracia racial plena.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto a seguir. Inevitavelmente, nós consideramos a sociedade um lugar de conspiração, que engole o irmão que muitas de nós temos razões de respeitar na vida privada, e impõe em seu lugar um macho monstruoso, de voz tonitruante, de pulso rude, que, de forma pueril, inscreve no chão signos em giz, místicas linhas de demarcação, entre as quais os seres humanos ficam fixados, rígidos, separados, artificiais.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre as críticas ao pensamento binário aplicado às explicações das relações sociais de gênero, considere as afirmativas a seguir.
I. Nesse trecho, Virginia Woolf entende que os posicionamentos sociais das mulheres e dos homens são fruto de forças sociais que tendem a transcender as vontades individuais e a gerar opressões.
II. Para Virginia Woolf, as separações entre o mundo dos homens e o mundo das mulheres são intransponíveis, havendo correspondência real entre as representações sociais e as práticas dos sujeitos empreendidas na experiência concreta.
III. As evidências de que diferentes sociedades atribuem posição de domínio ao masculino fornecem a comprovação de que os valores culturais são determinados pelas diferenças biológicas entre os sexos, o que se expressa em uma cultura universal.
IV. Pelos exemplos históricos conhecidos, os esquemas binários de representação do masculino e do feminino produzem hierarquias entre esses dois termos, de modo a reservar um status superior aos atributos classificados como masculinos.
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
Somente as afirmativas I e II são corretas.
Somente as afirmativas I e IV são corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina