Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Educacional

Colégio Objetivo
Qual a importância do nosso currículo para os municípios?
I - O Currículo Referencia de Minas Gerais valoriza todas as especificidades de todos os municípios, assim, o professor tem liberdade de apresentar em sala de aula os acontecimentos cotidianos, aproximando o conteúdo matemático da realidade de vivência dos estudantes.
II - Nosso currículo leva em consideração aspectos ligados à realidade de nossos estudantes, assim, o currículo orienta da melhor maneira que você professor, consiga ensinar os conteúdos matemáticos prioritariamente aos alunos de maior rendimento.
III - Nosso currículo leva em consideração aspectos ligados à realidade de nossos estudantes, assim, o currículo orienta da melhor maneira que você professor, consiga ensinar os conteúdos matemáticos com qualidade de maneira inclusiva, democrática e igualitária.
IV - Nosso currículo foi elaborado levando em consideração as novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) para o desenvolvimento dos conteúdos matemáticos, ligados a programas e plataformas que geram o acesso ao conhecimento.
V - Nosso currículo foi elaborado levando em consideração apenas a BNCC, não levando em consideração aspectos históricos, culturais e políticos do Estado de Minas Gerais, dessa maneira será possível ensinar os conteúdos matemáticos de forma democrática e igualitária.
a. Nosso currículo leva em consideração aspectos ligados à realidade de nossos estudantes, assim, o currículo orienta da melhor maneira que você professor, consiga ensinar os conteúdos matemáticos prioritariamente aos alunos de maior rendimento.
b. Nosso currículo leva em consideração aspectos ligados à realidade de nossos estudantes, assim, o currículo orienta da melhor maneira que você professor, consiga ensinar os conteúdos matemáticos com qualidade de maneira inclusiva, democrática e igualitária.
c. Nosso currículo foi elaborado levando em consideração as novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) para o desenvolvimento dos conteúdos matemáticos, ligados a programas e plataformas que geram o acesso ao conhecimento.
d. Nosso currículo foi elaborado levando em consideração apenas a BNCC, não levando em consideração aspectos históricos, culturais e políticos do Estado de Minas Gerais, dessa maneira será possível ensinar os conteúdos matemáticos de forma democrática e igualitária.
User badge image
Estudando com Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I - O Currículo Referência de Minas Gerais valoriza todas as especificidades de todos os municípios, assim, o professor tem liberdade de apresentar em sala de aula os acontecimentos cotidianos, aproximando o conteúdo matemático da realidade de vivência dos estudantes. Verdadeiro, essa afirmativa reflete a importância do currículo em valorizar a realidade local. II - Nosso currículo leva em consideração aspectos ligados à realidade de nossos estudantes, assim, o currículo orienta da melhor maneira que você professor, consiga ensinar os conteúdos matemáticos prioritariamente aos alunos de maior rendimento. Falso, essa afirmativa é problemática, pois priorizar apenas alunos de maior rendimento não é uma abordagem inclusiva. III - Nosso currículo leva em consideração aspectos ligados à realidade de nossos estudantes, assim, o currículo orienta da melhor maneira que você professor, consiga ensinar os conteúdos matemáticos com qualidade de maneira inclusiva, democrática e igualitária. Verdadeiro, essa afirmativa é correta e reflete uma abordagem inclusiva. IV - Nosso currículo foi elaborado levando em consideração as novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) para o desenvolvimento dos conteúdos matemáticos, ligados a programas e plataformas que geram o acesso ao conhecimento. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois as TICs são importantes para o ensino moderno. V - Nosso currículo foi elaborado levando em consideração apenas a BNCC, não levando em consideração aspectos históricos, culturais e políticos do Estado de Minas Gerais, dessa maneira será possível ensinar os conteúdos matemáticos de forma democrática e igualitária. Falso, essa afirmativa é contraditória, pois desconsiderar aspectos históricos, culturais e políticos não contribui para uma educação democrática e igualitária. Agora, vamos às alternativas: a. Falsa, pois prioriza apenas alunos de maior rendimento. b. Verdadeira, pois reflete uma abordagem inclusiva e democrática. c. Verdadeira, pois menciona a importância das TICs. d. Falsa, pois desconsidera aspectos importantes da realidade local. A alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: b) Nosso currículo leva em consideração aspectos ligados à realidade de nossos estudantes, assim, o currículo orienta da melhor maneira que você professor, consiga ensinar os conteúdos matemáticos com qualidade de maneira inclusiva, democrática e igualitária.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em articulação com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a área de Matemática e o componente curricular de Matemática devem garantir aos estudantes o desenvolvimento de competências específicas. Essas competências expressam os direitos de aprendizagem que todos os estudantes deverão ter acesso ao longo da Educação Básica, qual delas não representa uma competência matemática
a. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e das preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos. Por isso mesmo, deve ser reconhecida como uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
b. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
c. Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.
d. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, de maneira tal que se garanta a segurança tanto no desenvolvimento da própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos quanto no desenvolvimento da auto-estima e da perseverança na busca de soluções.

Mais conteúdos dessa disciplina