Logo Passei Direto
Buscar
Os processos de construção de conhecimentos abarcam 3 ideias:
(1) é um processo; (2) existe uma construção; (3) a palavra “conhecimentos” porque são dois: do professor ou do livro.
(1) que é um processo; (2) que existe uma construção, ao contrário de uma absorção/recepção; (3) a palavra “conhecimento” é um conceito único.
(1) que é um processo; (2) que existe uma absorção/recepção; (3) a palavra “conhecimento” que é aquele que vem do professor ou do livro.
(1) que é um processo; (2) que existe uma construção, ao contrário de uma absorção/recepção; (3) a palavra “conhecimentos” está no plural porque se entende que existem múltiplos conhecimentos no mundo e não somente aquele do professor ou do livro.
(1) não é um processo; (2) não existe uma construção, ao contrário de uma absorção/recepção; (3) a palavra “conhecimento” é um conceito único.
User badge image
EducaFit

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A opção correta é: (1) que é um processo; (2) que existe uma construção, ao contrário de uma absorção/recepção; (3) a palavra “conhecimentos” está no plural porque se entende que existem múltiplos conhecimentos no mundo e não somente aquele do professor ou do livro. Essa perspectiva enfatiza que o conhecimento é construído ativamente pelo aprendiz, levando em conta diferentes fontes e experiências.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Aprendizagens significativas são
aquelas nas quais professores produzem conhecimentos, que os conteúdos fazem sentido e passam a constituir os saberes discentes.
aquelas nas quais estudantes produzem conhecimentos teóricos e iguais, onde os conteúdos seguem um padrão.
aquelas nas quais estudantes produzem conhecimentos que fazem sentido para o professor.
aquelas nas quais estudantes produzem conhecimentos, que os conteúdos fazem sentido e passam a constituir os saberes discentes.
aquelas nas quais estudantes conseguem reproduzir os conhecimentos dos professores.

É um exemplo de artefato que foi adaptado para pessoas cegas e que poderia ser utilizado em uma aula de matemática com todos os estudantes aprendendo de forma concreta a realizar diferentes cálculos:
Libras.
Esquadros.
Reglete.
Soroban.
Tabuada.

Estudar a parte histórica e de legislações dificilmente é um momento de prazer para muitos estudantes. Porém, alguma parte disso é importante quando entendemos que o que temos hoje só foi possível porque houve um longo processo para mudar situações de sofrimento, negligência, exclusão e violência.
Sobre a história da educação especial, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Atualmente considera-se que o termo mais adequado para se referir aos estudantes com alguma deficiência é “portador de deficiência”.
( ) A educação especial sempre se caracterizou e se organizou em uma perspectiva inclusiva.
( ) A história da educação das pessoas com deficiência no Brasil mostra que o poder público assumiu integralmente o atendimento educacional dessas pessoas desde o período imperial.
( ) Por muito tempo a educação especial foi ofertada como atendimento educacional especializado, substitutivo ao ensino comum, em instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais.
V – F – F – V.
V – F – V – F.
V – V – F – F.
F – F – F – V.
F – V – V – F.

Sobre a educação inclusiva nas escolas assinale a alternativa correta.
A escola é aquela que garante a preferência no ensino educacional ao aluno destaque, tratando todos de forma genérica sem haver necessidade de tratamento diferenciado em nenhum aspecto.
Em toda escola inclusiva, o aluno está sujeito a segregação, de modo a garantir a sua caminhada no processo de aprendizagem e de construção das competências necessárias para o exercício pleno da cidadania.
A escola inclusiva deve trabalhar com o educando especial muitas atividades sem levar em consideração os seus conhecimentos prévios.
Escola inclusiva é aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respondendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades.
A escola somente poderá ser considerada inclusiva quando estiver direcionada para tratar os alunos de forma indiferente em todos os aspectos.

De acordo com a filosofia da inclusão, a educação torna-se eficaz à medida que as escolas, enquanto comunidades educativas propõem soluções para satisfazer as necessidades de todos os alunos, como por exemplo, estabelecer turmas próprias para alunos com deficiência separadas de turmas para alunos ditos “normais”.
Sobre o que foi mencionado acima, marque a resposta correta.
A escola que realmente é inclusiva trabalha todas as potencialidades dos seus educandos, sejam eles deficientes ou não, sem separação e turmas.
Os alunos que não possuem deficiência não conseguem ser atendidos efetivamente quando há alunos com deficiência na sala de aula.
Uma das únicas soluções viáveis para o atendimento de crianças com deficiência é colocá-los com um professor de apoio em salas separadas dos outros alunos.
Estabelecer turmas próprias para alunos com deficiência é muito eficaz na aprendizagem dos mesmos.
As verdadeiras atitudes inclusivas começam com a verificação da deficiência do educando e a transferência do mesmo para uma turma especial.

Para seu primeiro dia de aula, na turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, em sua primeira experiência enquanto docente, Mariana preparou uma atividade de integração que exigiria movimentação dos alunos na sala de aula. Ao receber os alunos, a professora teve conhecimento de que um deles apresentava paralisia nos membros inferiores e fazia uso de cadeira de rodas. Surpresa com a situação e baseada na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a professora:
suspendeu a atividade com todo o grupo e solicitou ao coordenador pedagógico que o aluno usuário de cadeira de rodas fosse transferido para outra turma.
manteve a atividade com o restante da turma e solicitou que a família levasse o aluno usuário de cadeira de rodas de volta para casa, evitando-lhe constrangimento e exposição, o que é proibido, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente;
manteve a atividade, mas retirou o aluno usuário de cadeira de rodas de sala, deixando-o sob a supervisão da secretária escolar;
manteve a atividade, fazendo uma adaptação para que o aluno usuário de cadeira de rodas fosse incluído, possibilitando a interação com o restante do grupo, já que sua deficiência apenas o impedia de se locomover sem a cadeira de rodas;
manteve a atividade com o restante do grupo e ofereceu papel colorido, lápis de cor e giz de cera para o aluno usuário de cadeira de rodas, orientando-o a fazer um desenho sobre as férias;

A escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento a alguns requisitos, dentre eles:
revisão das referências conceituais quanto aos diferentes espaços e tempos educativos, abrangendo espaços sociais na escola e fora dela.
a prioridade na preparação dos gestores, única forma a assegurar um espaço formativo dotado de efetiva disponibilidade de tempo dos profissionais do CRAS.
foco no gosto pela leitura como o único instrumento de contínua progressão dos estudantes e prioridade do trabalho pedagógico na escola.
consideração sobre a inclusão, a valorização das diferenças e o atendimento às crianças com altas habilidades exclusivamente nas salas multifuncionais.
o respeito às opções sexuais e pluralidade religiosa dos docentes no interior da escola, resgatando as várias manifestações em cada comunidade.

A Educação Inclusiva não deve ser confundida como Educação Especial, porém, a segunda esta inclusa na primeira. Em outras palavras, a Educação Inclusiva é a forma de:
Inclusão de jovens e adultos no Ensino Médio.
Promover a aprendizagem e o desenvolvimento de todos.
Inclusão de crianças no Ensino Fundamental.
Promover a aprendizagem de crianças somente na educação infantil.
Garantir somente a permanência de alunos deficientes na escola.

Mais conteúdos dessa disciplina