Logo Passei Direto
Buscar
Educação e empreendedorismo são cada vez mais abordados no contexto educacional. No entanto, ainda há ressalvas a respeito das percepções sobre a presença do empreendedorismo na educação, considerando o processo pedagógico.
Assinale a alternativa que justifica essa afirmação.
a ) A escola não consegue preencher as lacunas deixadas pelos autores da área de gestão que abordam o tema, mas desconsideram a intencionalidade e as especificidades pedagógicas no desenvolvimento das competências empreendedoras.
b ) O empreendedorismo e a educação são áreas que não se conectam. Juntá-las e inseri-las no contexto educacional faz com que os docentes e estudantes sintam-se perdidos.
c ) Na verdade, inexistem conflitos na inserção do empreendedorismo na educação. Afinal, são áreas estudadas pelos docentes em todos os cursos de formação de professores.
d ) Isso acontece porque os autores da educação compreendem melhor o empreendedorismo do que os autores da área de gestão e administrativa que abordam o tema.
e ) O que mais torna conflituosa a questão do empreendedorismo na educação é a questão financeira dos docentes.
User badge image
EmpreendedorismoInovador

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para encontrar a que justifica a afirmação sobre as ressalvas em relação à presença do empreendedorismo na educação. a) A escola não consegue preencher as lacunas deixadas pelos autores da área de gestão que abordam o tema, mas desconsideram a intencionalidade e as especificidades pedagógicas no desenvolvimento das competências empreendedoras. - Esta alternativa aponta para a falta de conexão entre a teoria da gestão e a prática pedagógica, o que justifica as ressalvas. b) O empreendedorismo e a educação são áreas que não se conectam. Juntá-las e inseri-las no contexto educacional faz com que os docentes e estudantes sintam-se perdidos. - Esta alternativa é muito radical e não reflete a realidade, pois há uma conexão crescente entre as duas áreas. c) Na verdade, inexistem conflitos na inserção do empreendedorismo na educação. Afinal, são áreas estudadas pelos docentes em todos os cursos de formação de professores. - Esta alternativa nega a existência de conflitos, o que não justifica a afirmação. d) Isso acontece porque os autores da educação compreendem melhor o empreendedorismo do que os autores da área de gestão e administrativa que abordam o tema. - Esta alternativa não é uma justificativa válida, pois não aborda as ressalvas de forma clara. e) O que mais torna conflituosa a questão do empreendedorismo na educação é a questão financeira dos docentes. - Embora a questão financeira possa ser um fator, não é a principal justificativa para as ressalvas mencionadas. Após essa análise, a alternativa que melhor justifica a afirmação sobre as ressalvas em relação à presença do empreendedorismo na educação é: a) A escola não consegue preencher as lacunas deixadas pelos autores da área de gestão que abordam o tema, mas desconsideram a intencionalidade e as especificidades pedagógicas no desenvolvimento das competências empreendedoras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A história de Amala e Kamala, conhecidas como as meninas-lobo, trata de duas meninas selvagens que foram adotadas por uma matilha de lobos. Elas foram resgatadas da floresta na década de 1920, na Índia. Ambas agiam como lobos, não falavam, andavam como quadrúpedes, uivavam para a Lua e enxergavam melhor à noite. Depois de encontradas, o processo de socialização foi doloroso: uma delas morreu um ano depois e a outra levou quase seis anos para andar como bípede.
O sociointeracionismo de Vygotsky é o resultado da análise dialética da epistemologia genética de Piaget e utiliza o caso das meninas-lobo para justificar que a maturação biológica por si só não é capaz de desenvolver o sujeito em suas potencialidades. Com base nessa premissa, assinale a alternativa que explica o porquê isso ocorre.
a ) A maturação biológica trata especificamente dos aspectos hereditários dos indivíduos e por isso não ajuda no desenvolvimento pleno dos sujeitos, que precisam das interferências do meio social para se desenvolverem.
b ) Amala e Kamala são a prova de que a epistemologia genética de Piaget está correta.
c ) Independentemente do ambiente de desenvolvimento da criança, a maturação biológica é determinante para o desenvolvimento dos hábitos sociais e da aprendizagem.
d ) As influências sociais, definidas pelo ambiente e pelas relações interpessoais, são determinantes para o desenvolvimento da aprendizagem e dos sujeitos, pois, por mais que o indivíduo tenha o potencial de se desenvolver, se não houver uma mediação adequada, seu desenvolvimento estará comprometido.
e ) Para Vygotsky, as influências sociais não são definidas pelo ambiente e pelas relações interpessoais, tanto que, quando foram levadas ao convívio humano, conseguiram se desenvolver muito pouco e uma delas até morreu.

Sobre a mediação em Vygotsky.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Vygotsky foi contemporâneo de Piaget, e, por meio da análise dessa teoria, desenvolveu a teoria sociointeracionista, a qual fala sobre o papel do contexto social e da mediação no desenvolvimento dos sujeitos.
II. A mediação é fator determinante para que as ações presentes na zona de desenvolvimento potencial possam ser atingidas pelos sujeitos.
III. Sem a mediação, as funções psicológicas elementares ficam comprometidas.
IV. As funções psicológicas superiores são o resultado das relações estabelecidas entre o sujeito e o contexto social, histórico e cultural que o sujeito está inserido. Estas ações demandam a presença de um mediador, que atua na zona de desenvolvimento real, para que o sujeito possa atingir a zona de desenvolvimento proximal.
V. A mediação é fundamental para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
a ) Apenas I.
b ) II, III e IV.
c ) I, II e V.
d ) I, II, III e V.
e ) I, II, III, IV e V.

Sobre criatividade e inovação, leia as afirmativas a seguir.
I.Todos nascemos criativos e temos potencial para inovar.
II.A inovação depende da criatividade para existir.
III.Não existe criatividade sem inovação.
IV.Inovar é colocar ideias em prática, de modo que elas mudem a forma de os sujeitos se relacionarem entre si e na sociedade.
V.Inovar é criar algo.
a ) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
b ) Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas.
c ) Apenas as afirmativas IV e V estão corretas.
d ) Apenas as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
e ) Apenas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

O termo competência vem sendo utilizado com certo modismo em diferentes áreas e dimensões sociais. Além de ser recente, o processo do seu conceito ainda está acontecendo.
Com base nessa premissa, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) Competência é a capacidade de ação por meio dos conhecimentos que uma pessoa já possui ou que potencialmente precisará desenvolver.
( ) Competência envolve conhecimentos, habilidades e atitudes.
( ) O aprendiz está envolvido em seu processo de aprendizagem com base em suas formas de conhecer, ser e agir no mundo.
( ) A competência está relacionada com a contextualização e a significação de conhecimentos teóricos por meio de situações-problema reais, trazendo funcionalidade e significado ao aprender.
( ) O indivíduo se autoavalia com base nos objetivos estabelecidos para que, durante o seu processo de aprendizagem, consiga perceber até que ponto suas ações, seus conhecimentos e suas atitudes estão alinhados com a competência a ser desenvolvida para sua formação integral.
( ) A competência traz consigo a ideia de continuidade e de domínio das habilidades.
( ) No âmbito do desenvolvimento das competências, a aprendizagem é um processo e não pode ser desenvolvida sem que os processos cognitivos sejam avançados e superados (desde a identificação, compreensão, análise, avaliação e posicionamento).
a) V - V - V - V - V - V
b) F - V - V - V - V - V
c) F - V - V - V - F - V
d) V - V - F - V - F - F
e) F - V - V - V - F - F

Organizar os processos pedagógicos com base em um modelo de gestão permite maior alinhamento entre o que é pensado, o que é planejado e a forma com que é implementado e avaliado.
Considerando as partes que compõem o framework de gestão das práticas pedagógicas, assinale V para verdadeiro ou F para falso os itens a seguir:
( ) O framework não é um fim nele mesmo, mas representa um caminho possível para o desenvolvimento da qualidade da educação, alinhando as práticas pedagógicas com as reais demandas para viver em sociedade e tornando o processo de aprendizagem mais significativo e intencional.
( ) A parte 2 do framework corresponde ao planejamento e contempla sete etapas. O potencial de inovação das práticas pode ser percebido na estrutura do planejamento.
( ) O reconhecimento do contexto escolar, que é a parte 1 do framework, refere-se à infraestrutura física, tecnológica e de pessoas.
( ) É no reconhecimento do contexto que os empreendedores educacionais (professores, pedagogos ou gestores educacionais) buscam conhecer as leis, diretrizes e documentos orientativos que direcionarão o seu trabalho nas demais etapas do modelo de gestão das práticas pedagógicas.
( ) A avaliação deve ser ampla, considerando todo o processo educativo, incluindo a aprendizagem dos estudantes e a análise das práticas pedagógicas.
( ) A mediação deve considerar os critérios universais de mediação.
( ) Entre as premissas para implementação do framework está na relação existente entre as dimensões da Orientação Empreendedora Educacional (OEE) com os critérios de mediação.
a ) V - V - F - V - V - V - V.
b ) V - V - V - V - V - V - V.
c ) F - V - F - V - V - F - V.
d ) V - V - F - V - V - V - F.
e ) V - F - F - F - V - V - V.

Considerando cada um dos eixos da engrenagem desenvolvida por Hinckel (2016, p. 190) para representar as dimensões da qualidade na educação.
Assinale as alternativas corretas:
I. O eixo legal refere-se aos bons relacionamentos interpessoais e a prática alinhadas com o entendimento individual do que é qualidade.
II. Os eixos 1, 2 e 3 são movimentados pela qualidade.
III. O movimento dos eixos 1, 2 e 3 é força motriz para que a qualidade aconteça.
IV. De nada adianta ter leis e processos bem descritos e passíveis de implementação se as pessoas não tiverem intencionalidade e ações alinhadas a esses eixos.
V. Os processos previstos na engrenagem 2 referem-se aos documentos desenvolvidos dentro das escolas, sendo o principal o Projeto Político Pedagógico.
a ) III, IV e V.
b ) IV, V.
c ) III, IV.
d ) II, IV.
e ) I, II e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina