Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
A história de Amala e Kamala, conhecidas como as meninas-lobo, trata de duas meninas selvagens que foram adotadas por uma matilha de lobos. Elas foram resgatadas da floresta na década de 1920, na Índia. Ambas agiam como lobos, não falavam, andavam como quadrúpedes, uivavam para a Lua e enxergavam melhor à noite. Depois de encontradas, o processo de socialização foi doloroso: uma delas morreu um ano depois e a outra levou quase seis anos para andar como bípede.
O sociointeracionismo de Vygotsky é o resultado da análise dialética da epistemologia genética de Piaget e utiliza o caso das meninas-lobo para justificar que a maturação biológica por si só não é capaz de desenvolver o sujeito em suas potencialidades. Com base nessa premissa, assinale a alternativa que explica o porquê isso ocorre.
a ) A maturação biológica trata especificamente dos aspectos hereditários dos indivíduos e por isso não ajuda no desenvolvimento pleno dos sujeitos, que precisam das interferências do meio social para se desenvolverem.
b ) Amala e Kamala são a prova de que a epistemologia genética de Piaget está correta.
c ) Independentemente do ambiente de desenvolvimento da criança, a maturação biológica é determinante para o desenvolvimento dos hábitos sociais e da aprendizagem.
d ) As influências sociais, definidas pelo ambiente e pelas relações interpessoais, são determinantes para o desenvolvimento da aprendizagem e dos sujeitos, pois, por mais que o indivíduo tenha o potencial de se desenvolver, se não houver uma mediação adequada, seu desenvolvimento estará comprometido.
e ) Para Vygotsky, as influências sociais não são definidas pelo ambiente e pelas relações interpessoais, tanto que, quando foram levadas ao convívio humano, conseguiram se desenvolver muito pouco e uma delas até morreu.
User badge image
Pedagogiando

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas com base na teoria de Vygotsky e no caso das meninas-lobo: a) A maturação biológica trata especificamente dos aspectos hereditários dos indivíduos e por isso não ajuda no desenvolvimento pleno dos sujeitos, que precisam das interferências do meio social para se desenvolverem. - Esta alternativa está correta ao afirmar que a maturação biológica sozinha não é suficiente, mas não aborda completamente a importância das interações sociais. b) Amala e Kamala são a prova de que a epistemologia genética de Piaget está correta. - Esta alternativa não é correta, pois o caso delas é usado para criticar a visão de Piaget, mostrando que a interação social é crucial. c) Independentemente do ambiente de desenvolvimento da criança, a maturação biológica é determinante para o desenvolvimento dos hábitos sociais e da aprendizagem. - Esta alternativa contradiz a visão de Vygotsky, que enfatiza a importância do ambiente social. d) As influências sociais, definidas pelo ambiente e pelas relações interpessoais, são determinantes para o desenvolvimento da aprendizagem e dos sujeitos, pois, por mais que o indivíduo tenha o potencial de se desenvolver, se não houver uma mediação adequada, seu desenvolvimento estará comprometido. - Esta alternativa reflete bem a teoria de Vygotsky, que enfatiza a mediação social e a importância das interações. e) Para Vygotsky, as influências sociais não são definidas pelo ambiente e pelas relações interpessoais, tanto que, quando foram levadas ao convívio humano, conseguiram se desenvolver muito pouco e uma delas até morreu. - Esta alternativa é incorreta, pois Vygotsky valoriza as influências sociais. A alternativa que melhor explica a premissa de Vygotsky em relação ao caso das meninas-lobo é: d) As influências sociais, definidas pelo ambiente e pelas relações interpessoais, são determinantes para o desenvolvimento da aprendizagem e dos sujeitos, pois, por mais que o indivíduo tenha o potencial de se desenvolver, se não houver uma mediação adequada, seu desenvolvimento estará comprometido.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em um experimento social, foram convidadas quatro pessoas, que foram colocadas em uma sala de espera de um consultório. Elas receberam a informação de que, ao som do bip, deveriam levantar-se. Além disso, elas sabiam que seriam chamadas pelas recepcionistas para entrar no consultório. Depois dos combinados, inseriram uma mulher que desconhecia a execução do experimento. Ao ver todos se levantando com o som do bip, mesmo estando desconfortável, ela acabava repetindo a ação junto com os demais. Uma por uma, as quatro pessoas que estavam na sala saíram, ficando somente a mulher que não sabia do experimento. Mesmo depois de todos saírem da sala, ela continuou levantando-se. Aos poucos, foram chegando outras pessoas que não conheciam o experimento e, surpreendentemente, todas reproduziram a mesma ação. O experimento relatado traz importantes indícios sobre o convívio em sociedade.
Com base nessa ideia, assinale a alternativa correta.
a) Sobre a vida em sociedade, podemos afirmar com veemência que as redes sociais determinam a forma de os sujeitos serem e agirem na sociedade.
b) O experimento mostra que a naturalização de hábitos e a reprodução de comportamentos pouco influenciam na vida em sociedade.
c) A relação entre sujeito e sociedade é constante, e o comportamento humano é afetado a todo momento pelo contexto social. A falta de um olhar mais crítico muitas vezes afeta nossas ações e nos coloca em uma situação de conformismo social.
d) Naturalizar uma situação é algo normal para os sujeitos; nesse sentido, a abordagem trazida no enunciado aponta que não devemos enxergar esse tipo de atitude como algo negativo, afinal estamos seguindo o fluxo, aceitando as modificações que o sujeito e a sociedade nos impõem.
e) O conformismo social é uma invenção social. A grande verdade é que as pessoas têm sua forma de pensar e agir e naturalmente seguem os seus instintos, sem que haja uma influência do meio.

O termo competência vem sendo utilizado com certo modismo em diferentes áreas e dimensões sociais. Além de ser recente, o processo do seu conceito ainda está acontecendo.
Com base nessa premissa, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) Competência é a capacidade de ação por meio dos conhecimentos que uma pessoa já possui ou que potencialmente precisará desenvolver.
( ) Competência envolve conhecimentos, habilidades e atitudes.
( ) O aprendiz está envolvido em seu processo de aprendizagem com base em suas formas de conhecer, ser e agir no mundo.
( ) A competência está relacionada com a contextualização e a significação de conhecimentos teóricos por meio de situações-problema reais, trazendo funcionalidade e significado ao aprender.
( ) O indivíduo se autoavalia com base nos objetivos estabelecidos para que, durante o seu processo de aprendizagem, consiga perceber até que ponto suas ações, seus conhecimentos e suas atitudes estão alinhados com a competência a ser desenvolvida para sua formação integral.
( ) A competência traz consigo a ideia de continuidade e de domínio das habilidades.
( ) No âmbito do desenvolvimento das competências, a aprendizagem é um processo e não pode ser desenvolvida sem que os processos cognitivos sejam avançados e superados (desde a identificação, compreensão, análise, avaliação e posicionamento).
a) V - V - V - V - V - V
b) F - V - V - V - V - V
c) F - V - V - V - F - V
d) V - V - F - V - F - F
e) F - V - V - V - F - F

Mais conteúdos dessa disciplina