Logo Passei Direto
Buscar

Pediatria

Outros
O Programa Nacional de Triagem Pré Natal como objetivo geral promover a detecção de doenças congênitas em fase pré-sintomática em todos os nascidos vivos, permitindo o tratamento precoce e, consequentemente, diminuindo a morbidade, suas consequências e a mortalidade gerada pelas doenças triadas. O teste do pezinho faz parte desta triagem e diagnóstica algumas doenças.
Qual das doenças abaixo o teste do pezinho realizado pelo SUS, não diagnostica:
A fenilcetonúria
B hipotiroidismo congênito
C anemia falciforme
D fibrose cística
E Diabetes
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

O teste do pezinho, realizado pelo SUS, é uma triagem neonatal que visa detectar doenças congênitas em recém-nascidos. Ele é capaz de diagnosticar várias condições, mas não todas. Vamos analisar as opções: A) Fenilcetonúria - Esta doença é diagnosticada pelo teste do pezinho. B) Hipotireoidismo congênito - Também é diagnosticado pelo teste do pezinho. C) Anemia falciforme - Esta condição é incluída no teste do pezinho. D) Fibrose cística - Esta doença também é diagnosticada pelo teste do pezinho. E) Diabetes - O teste do pezinho não diagnostica diabetes. Portanto, a doença que o teste do pezinho realizado pelo SUS não diagnostica é: E) Diabetes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um Fisioterapeuta da equipe do PSF de uma cidade de porte médio do interior identificou, numa visita domiciliar, uma paciente de 78 anos com história de queda na semana anterior, acamada, com sinais e sintomas de fratura do quadril direito, queixa de dor local à palpação e à movimentação passiva. Apesar de um quadro de fragilidade física, caracterizado por perda de peso não intencional, fadiga auto-relatada e diminuição da força de preensão da mão dominante, a paciente apresentava condições cognitivas preservadas. Dadas as condições apresentadas pela paciente, quais as condutas preventivas do Fisioterapeuta mais plausíveis e recomendadas?
A Orientar os familiares da paciente sobre posicionamento no leito, colocação de compressas úmidas quentes no local da dor e exercícios passivos nos membros inferiores.
A Orientar os familiares da paciente sobre posicionamento no leito, colocação de compressas úmidas quentes no local da dor e exercícios passivos nos membros inferiores.
B Incentivar a compra de uma cadeira de rodas enquanto espera o resultado da aplicação do programa de exercícios terapêuticos.
C Encaminhar o caso para o serviço de assistência social do município, uma vez que se trata de um caso de negligência por parte da família.
D Estabelecer um protocolo de exercícios terapêuticos baseado em movimentos passivos e ativo-assistidos para ser realizado diariamente durante 30 dias.
E Solicitar uma avaliação do paciente por parte dos outros profissionais da equipe para tomada de decisão sobre os procedimentos do caso clínico da paciente.

Assinale a alternativa correta com relação aos níveis de prevenção, citados nas frases acima:
I – O tratamento com uso de órtese e mobilização passiva articular de um paciente de 3 meses de idade que apresente artrogripose múltipla é classificado como uma medida de prevenção secundária de limitação do dano.
II – Ao se realizar intervenção fisioterapêutica em um paciente com diagnóstico de artrite reumatóide em período de exacerbação, pretende-se uma prevenção secundária de limitação do dano de 4º nível de ação de saúde.
III – A intervenção ergonômica em postos de trabalho e a implantação de ginástica laboral diária são consideradas medidas de proteção específica de 2º nível de ação de saúde.
IV – Para um paciente cadeirante, a implementação de medidas periódicas de descompressão glútea corresponde a uma ação de saúde de 5º nível na fase residual.
V – No caso de paciente com pé diabético, a avaliação periódica da sensibilidade cutânea plantar, para controle de surgimento de úlceras, é uma medida de prevenção secundária na fase clínica da doença.
A I e II
B I e IV
C II e V
D III e IV
E III e V

“A CIÊNCIA É A ARTE DE EVITAR A DOENÇA, A INVALIDEZ, PROLONGAR A VIDA E DESENVOLVER A SAÚDE FÍSICA E MENTAL”
Assinale a alternativa correta com relação aos níveis de prevenção, citados nas frases acima:
I - Aplicável no período pré-patogênese, ou seja, quando o indivíduo se encontra em estado de saúde ótima ou, no mínimo subótima.
II - Caracterizado quando o organismo já se encontra com alterações na forma e na função, ou seja, está no período de patogênese e em enfermidade real. Devemos realizar ações com o objetivo de diagnosticar precocemente o problema e estabelecer as medidas terapêuticas adequadas visando o retorno do organismo ao equilíbrio.
III - Estabelecido quando o indivíduo portador da enfermidade passou pelos estágios anteriores, permanecendo com uma seqüela residual e/ou uma incapacidade que necessitam ser minimizados, para evitar a invalidez total.
A I – nível secundário; II – nível primário; III – nível terciário
B I – nível primário; II – nível terciário; III – nível secundário
C I – nível terciário; II – nível secundário; III – nível primário
D I – nível primário; II – nível secundário; III – nível terciário
E I – nível secundário; II – nível terciário; III – nível primário

Em relação aos três níveis de prevenção assinale a alternativa errada:
A a promoção da saúde é uma forma de prevenção primária.
B o nível terciário é caracterizado pela cura.
C O uso de imunizações é uma das formas de atuação da proteção específica.
D o nível secundário de prevenção é caracterizado pela patogênese.
E o nível secundário é caracterizado pelo diagnóstico precoce e o pronto atendimento.

As ações de vacinação são coordenadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde que tem o objetivo de erradicar, eliminar e controlar as doenças imunopreveníveis no território brasileiro. A vacinação é a maneira mais eficaz de evitar diversas doenças imunopreveníveis, como varíola (erradicada), poliomielite, sarampo, tuberculose, rubéola, gripe, hepatite B, febre amarela, entre outras. Em recente pronunciamento a rádio CBN, o Sr Ministro da Saúde Alexandre Padilha, insiste nos cuidados da população em relação à administração de tais vacinas.
Qual o principal local de acesso para a população receber a referida dose para imunização?
A Nível de assistência primária, UBS
B Nível de assistência secundária, Hospitais
C Nível de assistência terciária, Hospitais e creches
D Nível de assistência quaternária, clínica de imunização
E Todas alternativas estão incorretas

O momento histórico é compreendido pela maneira como os homens produzem os meios materiais, ou seja, a riqueza. São exemplos de formas sociais desenvolvidas e estruturadas nas relações que dominam o processo e a organização do trabalho:
A
A Escravismo
B Feudalismo
C Capitalismo
D Feudalismo e capitalismo.
E Escravismo, feudalismo e capitalismo.

O longo período de mais de quinhentos mil anos compreendido entre o aparecimento do homem e a formação das primeiras sociedades humanas divididas em classe é comumente denominado pré-história. Nesse período observa-se a formação e a organização primitiva das relações básicas das sociedades humanas. A evolução pode ser compreendida com a análise de quatro pontos fundamentais, são eles:
A Estão corretas as afirmativas:
I- A passagem da vida nas cavernas naturais para as cabanas em pedra e madeira.
II- O desenvolvimento de conhecimentos técnicos aplicados na fabricação de instrumentos de pedra empregados na caça, na pesca, na luta corporal com animais de grande porte ou com outros homens.
III- A passsagem para convivência em grupos, com a prática sistemática de atividades coletivas.
IV- O desenvolvimento do pensamento e da religião pela reciclagem permanente das formas de explicação dos fenomenos naturais observados empiricamente.
A I, III e IV
B II e III
C I, II e IV
D II, III e IV
E II e IV

Um grupo de Fisioterapeutas foi convidado a realizar, com os funcionários de uma das agências de um grande banco, um trabalho de orientação de saúde voltado para a prevenção de algias e afec-ções da coluna vertebral. No planejamento das estratégias de orientação de saúde, os Fisioterapeutas deverão incluir:
Estão corretas as ações
I - noções básicas de anatomia e biomecânica da coluna vertebral;
II - informações quanto à importância da prática de atividade física regular;
III - indicação de tratamentos específicos para as afecções e algias detectadas;
IV - informações sobre posturas adequadas a serem adotadas no ambiente de trabalho e no dia-a-dia.
A I, II e III, apenas.
B I, II e IV, apenas.
C I, III e IV, apenas.
D II, III e IV, apenas.
E I, II, III e IV.

De forma conceitual podemos dizer que o processo de trabalho é o resultado da combinação do objeto, dos meios, da força e do produto do trabalho.
Assinale a alternativa correta:
I- O objeto do trabalho é a matéria que se encontra em seu estado natural, e esta por sua vez é aquela que sofreu intervenção do homem, mas ainda não foi convertida em produto.
II- Os meios de trabalho é a matéria que se encontra em seu estado natural, bem como os instrumentos que o homem utiliza para realizar a transformação da matéria e o ambiente em que o corre essa transformação.
III- A força de trabalho representa a energia humana usada no processo de transformação, mas não pode ser confundida com o próprio trabalho, que nesse caso representa o rendimento da força de trabalho.
IV- O produto é o valor criado pelo trabalho e corresponde ao objeto produzido para satisfazer as necessidades do homem.
A Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
B Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
C Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
D Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
E Apenas as afirmativas, I, III e IV estão corretas.

Para trabalho manual sentado o mobiliário deve seguir algumas normas regulamentarizadas pela NR-17:
Apenas a alternativa correta.
I) O mobiliário deve ser concebido com regulagem que permita ao trabalhador adaptá-lo às suas características antropométricas, permitindo a alternância de posturas, pois não existe nenhuma postura fixa que seja confortável.
II) O mobiliário será adaptado apenas às características antropométricas da população é não às exigências da tarefa.
III) A melhor postura do trabalhador é aquela que ele escolhe livremente e pode ser variada ao longo do tempo.
IV) Todo esforço de manutenção de postura por longos períodos pode se tornar um fator de risco à lesão musculoesquelética.
A Apenas a alternativa I está correta.
B Apenas as alternativas II e III estão corretas.
C Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
D Apenas as alternativas I e II e IV estão corretas.
E Apenas as alternativas I e III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina