Logo Passei Direto
Buscar
Em todas as sociedades ou grupos sociais há algum tipo de normas, valores, condutas e pressupostos de ação aceitos pelos indivíduos.
Sobre as principais características de constituição da ciência ética, assinale a alternativa correta.
A ciência ética, dentro de uma perspectiva empresarial, toma dimensões universais a partir da lógica de produção, uma vez que se cria normas de conduta aplicáveis a todas as sociedades, independentemente da cultura.
A ciência ética é uma ciência universal, uma vez que está presente e pode ser discutida em praticamente todas as culturas e formas de organização social.
Desde os filósofos gregos até os pensadores da Modernidade, a ética manteve-se imutável, firme em seus conceitos e princípios, isso faz dela uma ciência confiável e uma área do conhecimento.
A ciência ética, apesar de estar presente nas diversas organizações humanas, não é estanque, imutável e estagnada, é dinâmica em vista das diversas relações entre os indivíduos.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

A alternativa correta é: "A ciência ética, apesar de estar presente nas diversas organizações humanas, não é estanque, imutável e estagnada, é dinâmica em vista das diversas relações entre os indivíduos." Isso porque a ética se adapta e evolui conforme as mudanças sociais, culturais e contextuais, refletindo as interações e valores dos indivíduos em diferentes sociedades.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia e analise o trecho a seguir: Na esteira dessa mobilização, várias entidades empresariais passaram a mobilizar, sensibilizar e ajudar as corporações a gerirem seus negócios, de modo sustentável e ‘politicamente correto’. Com isso, as empresas intensificam suas críticas à ineficiência do Estado na administração da crise econômica-social, mas, ao mesmo tempo, reconhecem a sua incapacidade de responder sozinhas aos graves problemas sociais que assolam o país. (CESAR, 2008, p.) Fonte: CESAR, M. J. Empresa-cidadã: uma estratégia de hegemonia. São Paulo: Cortez, 2008. p. 73. Atente ainda para o fato de que diversos setores da sociedade têm tomado consciência de suas participações na busca do bem-estar social, compreendendo que tal busca não é função exclusiva do poder público.
Tendo em mente essa questão, bem como a citação mencionada anteriormente, assinale a seguir a alternativa que melhor expressa o que deve ser a responsabilidade social da empresa em vista de sua inserção social.
Na constante disputa liberal entre a não imposição de políticas regulatórias, as empresas têm tentado suprir as falhas do Estado, demonstrando que a responsabilidade social é uma maneira melhor de direcionar os valores que até então são pagos como impostos e tributos.
A responsabilidade social das empresas é uma questão que tem chamado a atenção dos executivos e dos políticos por representar grande potencial de lucro rápido na área de inovação de produtos, uma vez que se chega a mais consumidores por meio das ações políticas empreendidas; por isso as empresas têm investido em planejamentos sociais e estudos na área de inovação.
Por meio de um planejamento organizacional, pautado na análise de potencial financeiro e estatística da população que compõe a comunidade na qual estão inseridas, as empresas exercem sua responsabilidade social através de ações monitoradas e mensuradas a partir de indicadores produtivos e de qualidade do setor ao qual pertencem.
Na busca consciente de uma contribuição efetiva para o desenvolvimento social e humano da sociedade, as empresas exercitam sua responsabilidade social através de ações que visem promover a interação de suas atividades produtivas com as demandas sociais, culturais e de lazer reconhecidas na comunidade na qual estão inseridas.
Na busca efetiva de uma participação consciente na realidade política dos Estados em que estão inseridas, as modernas empresas têm apostado no direcionamento de mercado de produtos voltados para as classes menos favorecidas como uma forma de diálogo com elas, exercendo, assim, seu papel de responsabilidade social e conquistando mais influência no poder público.

Mais conteúdos dessa disciplina