Logo Passei Direto
Buscar

Responsabilidade Social

Colégio Objetivo
Para se pensar projetos de ações sociais, no caso da responsabilidade social, em empresas privadas, é imprescindível o conhecimento da real situação das populações ou grupos sociais a serem atendidos.
Sobre essa questão da importância dos indicadores sociais na compreensão da realidade da sociedade, analise as afirmativas a seguir e assinale-as com (V) verdadeiro ou (F) falso:
( ) Os indicadores sociais partem de estritas análises de oscilação do Produto Interno Bruto (PIB) do país em relação ao poder aquisitivo (trabalho, moradia) dos indivíduos.
( ) Os indicadores sociais são parâmetros que refletem a realidade da qualidade de vidas dos indivíduos, bem como a evolução financeira do mercado e sua relação social.
( ) Os indicadores sociais são parâmetros que visam apresentar um quadro qualitativo da realidade social dos indivíduos em áreas como saúde, educação, moradia etc.
( ) Os indicadores sociais são importantes para compreender a heterogeneidade social e a eficácia de implementação dos direitos humanos e sociais.
( ) Os indicadores sociais flexibilizam a maneira de se ver a sociedade, pois são apenas dados estatísticos, sendo aplicados de acordo com a intenção da empresa.
V – V – F – F – V.
V – F – V – V – F.
V – F – F – V – F.
F – F – V – V – F.
F – V – V – F – V.
User badge image
Estudando com Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre os indicadores sociais: ( ) Os indicadores sociais partem de estritas análises de oscilação do Produto Interno Bruto (PIB) do país em relação ao poder aquisitivo (trabalho, moradia) dos indivíduos. É falsa (F). Embora o PIB seja um indicador econômico importante, os indicadores sociais abrangem uma gama mais ampla de fatores que vão além da mera análise do PIB e do poder aquisitivo. ( ) Os indicadores sociais são parâmetros que refletem a realidade da qualidade de vidas dos indivíduos, bem como a evolução financeira do mercado e sua relação social. É verdadeira (V). Os indicadores sociais realmente refletem a qualidade de vida e a evolução das condições sociais e econômicas. ( ) Os indicadores sociais são parâmetros que visam apresentar um quadro qualitativo da realidade social dos indivíduos em áreas como saúde, educação, moradia etc. É verdadeira (V). Essa afirmação está correta, pois os indicadores sociais são utilizados para avaliar a realidade em diversas áreas sociais. ( ) Os indicadores sociais são importantes para compreender a heterogeneidade social e a eficácia de implementação dos direitos humanos e sociais. É verdadeira (V). Os indicadores sociais ajudam a entender as diferenças e desigualdades dentro da sociedade, além de avaliar a eficácia das políticas sociais. ( ) Os indicadores sociais flexibilizam a maneira de se ver a sociedade, pois são apenas dados estatísticos, sendo aplicados de acordo com a intenção da empresa. É falsa (F). Embora os dados possam ser interpretados de diferentes maneiras, os indicadores sociais não devem ser vistos apenas como dados estatísticos flexíveis, mas sim como ferramentas objetivas para entender a realidade social. Agora, organizando as respostas: F – V – V – V – F. A alternativa que apresenta a sequência correta é: F – V – V – V – F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia e analise o trecho a seguir: Na esteira dessa mobilização, várias entidades empresariais passaram a mobilizar, sensibilizar e ajudar as corporações a gerirem seus negócios, de modo sustentável e ‘politicamente correto’. Com isso, as empresas intensificam suas críticas à ineficiência do Estado na administração da crise econômica-social, mas, ao mesmo tempo, reconhecem a sua incapacidade de responder sozinhas aos graves problemas sociais que assolam o país. (CESAR, 2008, p.) Fonte: CESAR, M. J. Empresa-cidadã: uma estratégia de hegemonia. São Paulo: Cortez, 2008. p. 73. Atente ainda para o fato de que diversos setores da sociedade têm tomado consciência de suas participações na busca do bem-estar social, compreendendo que tal busca não é função exclusiva do poder público.
Tendo em mente essa questão, bem como a citação mencionada anteriormente, assinale a seguir a alternativa que melhor expressa o que deve ser a responsabilidade social da empresa em vista de sua inserção social.
Na constante disputa liberal entre a não imposição de políticas regulatórias, as empresas têm tentado suprir as falhas do Estado, demonstrando que a responsabilidade social é uma maneira melhor de direcionar os valores que até então são pagos como impostos e tributos.
A responsabilidade social das empresas é uma questão que tem chamado a atenção dos executivos e dos políticos por representar grande potencial de lucro rápido na área de inovação de produtos, uma vez que se chega a mais consumidores por meio das ações políticas empreendidas; por isso as empresas têm investido em planejamentos sociais e estudos na área de inovação.
Por meio de um planejamento organizacional, pautado na análise de potencial financeiro e estatística da população que compõe a comunidade na qual estão inseridas, as empresas exercem sua responsabilidade social através de ações monitoradas e mensuradas a partir de indicadores produtivos e de qualidade do setor ao qual pertencem.
Na busca consciente de uma contribuição efetiva para o desenvolvimento social e humano da sociedade, as empresas exercitam sua responsabilidade social através de ações que visem promover a interação de suas atividades produtivas com as demandas sociais, culturais e de lazer reconhecidas na comunidade na qual estão inseridas.
Na busca efetiva de uma participação consciente na realidade política dos Estados em que estão inseridas, as modernas empresas têm apostado no direcionamento de mercado de produtos voltados para as classes menos favorecidas como uma forma de diálogo com elas, exercendo, assim, seu papel de responsabilidade social e conquistando mais influência no poder público.

Mais conteúdos dessa disciplina