Logo Passei Direto
Buscar
Tendo por referência o trecho de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base A prosa ficcional: teoria e análise de textos, sobre “a personagem”, sabe-se que é um dos principais elementos constitutivos da narrativa. Analise a única alternativa correta:
A alternativa está correta, pois “Quem promove ou sofre as ações relatadas na prosa ficcional é a personagem.
A A difusão do estudo da personagem, no Brasil, contou com a iniciativa pioneira dos integrantes da Semana de Arte Moderna de 1922.
B A crítica marxista buscou explicar o modo de ser das personagens pelo modo de ser do autor.
C O caráter modelar do herói, com efeitos moralizantes, é desprezado nas narrativas de ficção medievais.
D A crítica biográfica surge no século XXI, buscando explicar o comportamento das personagens em razão de seus aspectos biográficos e do meio em que vivem.
E Em qualquer tipo de narrativa de ficção, a personagem é quem promove ou sofre as ações relatadas.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a única correta sobre a personagem na prosa ficcional: A) "A alternativa está correta, pois 'Quem promove ou sofre as ações relatadas na prosa ficcional é a personagem." - Esta afirmação é verdadeira, pois a personagem é, de fato, quem realiza ou sofre as ações na narrativa. B) "A difusão do estudo da personagem, no Brasil, contou com a iniciativa pioneira dos integrantes da Semana de Arte Moderna de 1922." - Embora a Semana de Arte Moderna tenha influenciado a literatura, não é correto afirmar que o estudo da personagem se difundi a partir dela. C) "A crítica marxista buscou explicar o modo de ser das personagens pelo modo de ser do autor." - A crítica marxista geralmente analisa as personagens em relação às condições sociais e econômicas, não apenas pelo modo de ser do autor. D) "O caráter modelar do herói, com efeitos moralizantes, é desprezado nas narrativas de ficção medievais." - Na verdade, muitas narrativas medievais valorizavam o caráter modelar do herói, então essa afirmação não é correta. E) "Em qualquer tipo de narrativa de ficção, a personagem é quem promove ou sofre as ações relatadas." - Esta afirmação é uma repetição da ideia da alternativa A e é verdadeira. Após essa análise, as alternativas A e E são corretas, mas como a pergunta pede a única alternativa correta, a melhor escolha é a E, que é mais abrangente e se aplica a qualquer tipo de narrativa de ficção. Portanto, a alternativa correta é: E) Em qualquer tipo de narrativa de ficção, a personagem é quem promove ou sofre as ações relatadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em conformidade com a citação e com os conteúdos apresentados no livro-base A prosa ficcional: teoria e análise de textos, sobre a distinção entre narrativa ficcional e narrativa não ficcional, analise as assertivas que seguem e indique a alternativa que aponta corretamente uma das condições determinantes para tal distinção:
A alternativa (c) está correta, tendo em vista que: “A primeira condição apontada como determinante da ficcionalidade é a intencionalidade. Algumas vezes, na prática analítica, dizemos que as intenções do autor pouco ou nada devem contar. Não é o caso quando se trata de qualificar uma obra como ficcional ou negar-lhe esse caráter: ‘entende-se que o fator primeiro da ficcionalidade é a colocação ilocutória do autor e o seu intuito de construir um texto na base de uma atitude de fingimento’ [...].
A O que determina a diferença entre os dois tipos de narrativa é a possibilidade de comprovação sobre a existência concreta de um determinado lugar.
B Na prosa de ficção, as personagens são criadas pelo autor, isto é, não é possível encontrar registros documentais sobre elas fora do universo ficcional.
C A intencionalidade do autor é determinante para a distinção entre a narrativa ficcional e a narrativa não ficcional.
D A sequência cronológica dos fatos é determinante para que o leitor saiba se uma obra é ficcional ou não.
E A biografia, bem como qualquer narrativa sobre uma ou mais personalidades históricas, não admite ficcionalidade, pois tratam de pessoas do mundo referencial que existiram em determinada época.

Mais conteúdos dessa disciplina