Logo Passei Direto
Buscar

Cultura

Colégio Objetivo
Considerar o gênero como uma contingência do sexo biológico é uma postura reducionista (CARVALHO; TORTATO, 2009), uma vez que, torna limitado o desenvolvimento total das pessoas, direcionando-as aos ditames da natureza, levando a interpretações universais que não cabem nos fatos próprios da cultura. Gênero é produto social, pois é aprendido, representado, institucionalizado e transmitido ao longo das gerações.
Deste modo, analise as asserções abaixo: I. É nas relações interpessoais que passa-se a construir categorias de diferenciação entre papéis atribuídos ao masculino e papéis femininos, e por de trás dessas diferenciações encontramos relações de poder, posto que, socialmente é produzido discursos que nos fazem crer que essas diferenças seriam inatas, OU SEJA, II. Que mulheres seriam mais emotivas e homens mais agressivos, e assim passa-se a construir estereótipos e signos que passarão a produzir subjetividades e identidades.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
User badge image
Estudando com Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as asserções: I. É nas relações interpessoais que passa-se a construir categorias de diferenciação entre papéis atribuídos ao masculino e papéis femininos, e por de trás dessas diferenciações encontramos relações de poder, posto que, socialmente é produzido discursos que nos fazem crer que essas diferenças seriam inatas. Essa asserção é verdadeira, pois reconhece que os papéis de gênero são construídos socialmente e estão relacionados a relações de poder. II. Que mulheres seriam mais emotivas e homens mais agressivos, e assim passa-se a construir estereótipos e signos que passarão a produzir subjetividades e identidades. Essa asserção também é verdadeira, pois reflete como estereótipos de gênero são formados e perpetuados na sociedade, influenciando a construção de identidades. Agora, vamos verificar a relação entre as duas asserções. A asserção II explica como os estereótipos de gênero (como a ideia de que mulheres são mais emotivas e homens mais agressivos) são uma consequência das categorias de diferenciação mencionadas na asserção I. Portanto, a II é uma justificativa correta da I. Com base nessa análise, a alternativa correta é: d) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com Butler (2003) o sexo não funciona apenas como uma norma, mas opera nas práticas sociais como padrão de normalidade, ou seja, o sexo não se refere a uma questão entre macho e fêmea.
Deste modo, analise as afirmativas abaixo:
1. O sexo atua como parte de um ideal regulatório, não é apenas um corpo estático, mas um processo que reitera as normas e faz o sexo se materializar através dessas normas.
2. A construção do sexo deve ser entendida como uma norma cultural que governa a materialização dos corpos.
3. A expressão “Heterossexualidade compulsória” foi criada pela estadunidense Adrienne Rich (2010), e diz respeito à imposição de um modelo e conteúdo de relacionamento, entre homens e mulheres, como definidor de relações sociais que são marcadas pela diferença naturalizada dos sexos.
4. Transfobia refere-se ao ódio ou intolerância as pessoas transexuais e a diversidade de gênero a partir da crença de que a identidade/expressão sexual de uma pessoa deve corresponder ao seu sexo biológico.
a. Apenas II e III estão corretas
b. Todas as afirmativas estão corretas
c. Apenas I e IV estão corretas
d. Apenas I, II e IV estão corretas
e. Apenas III está correta

Em essência, o índio é um ser humano que teceu e desenvolveu sua cultura e civilização intimamente ligado à natureza. A partir dela elaborou suas tecnologias, teologias, cosmologias, sociedades que nasceram e se desenvolveram de experiências, vivências e interações com a floresta, cerrado, rios, montanhas e as respectivas vidas dos reinos animal, mineral e vegetal.
Analise as afirmativas abaixo:
I. A religiosidade indígena não gira em torno da natureza.
II. Mesmo com sua religiosidade demonstrada em toda sua história, gestos, pinturas corporais, o índio passou por um processo de aculturação onde ocorre o desprezo de sua ligação com a natureza e impõe a religião europeia herdada do período medieval.
III. A religiosidade indígena está presente a milhares de anos atrás, pois foi encontrado vestígios arqueológicos de rituais e cerimônias de sepultamento ou uma espécie de mumificação / defumação de corpos na América, além de sacrifícios humanos na américa central acima.
IV. Outra cerimônia religiosa realizada pelos índios brasileiros e apresentada para grupos de visitantes em aldeias Kaingang, é a cerimônia do Tai chi chuan.
a. Todas as afirmativas estão corretas.
b. Apenas I e IV estão corretas.
c. Apenas III está correta.
d. Apenas I, III e IV estão corretas.
e. Apenas II e III estão corretas.

A Europa passou pelo processo de transição do período medieval para a idade moderna e assim percebemos uma sociedade que estava se desenvolvendo e aprendendo a incrível arte de acúmulo de capital, onde os homens transbordavam ideais modernos e um espírito aventureiro, que foi repleto de inspirações renascentistas do antropocentrismo (o homem como centro do universo).
Deste modo, analise as afirmativas abaixo: I. Abandonando a ideia Teocêntrica (Deus no centro do universo) e assim ocorre o desenvolvimento de técnicas surpreendentes no processo de expansão da navegação, nascendo a “Navegação Ultramarina” (que atravessa o Oceano) e abandonando a “Navegação de Cabotagem” (que contornava o continente). II. Esse desenvolvimento cultural levou em 12 de Outubro de 1492, a descoberta da América pelo explorador Genovês Cristóvão Colombo que navegava representando os reis Fernando de Aragão e Isabel de Castela, região que posteriormente passa a se intitular “Espanha”. III. Esse patrocínio dos reis, ajudou Colombo iniciar a exploração do território que passou a se chamar São Salvador e posteriormente América, uma visão eurocêntrica, desprezando assim os povos e culturas existentes nessas terras. IV. Esse desprezo pelo povo aqui existente se reflete no próprio nome que foi adotado e que repetimos até hoje, ou seja, os chamamos de Índios, mesmo não sendo moradores das Índias.
a. Apenas III está correta.
b. Apenas I e IV estão corretas.
c. Todas as afirmativas estão corretas.
d. Apenas I, II e IV estão corretas.
e. Apenas II e III estão corretas.

Analise algumas das características baseadas em estereótipos atribuídos ao masculino, dentre elas, cita-se:
I. Senso Comum;
II. Emoção;
III. Dominação;
IV. Universalidade.
a. Apenas I, II e IV estão corretas.
b. Apenas II e III estão corretas.
c. Apenas I e IV estão corretas.
d. Todas as afirmativas estão corretas.
e. Apenas III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina