Logo Passei Direto
Buscar

Cultura

Colégio Objetivo
Quando os portugueses chegaram, trouxeram consigo uma cultura própria que os estabeleceram como descobridores, termo bastante debatido por estudiosos na atualidade, pois como descobrir um local e um povo que ali já morava, tinha língua e cultura própria. Ainda assim, na esquadra de Cabral havia um escrivão que redigiu uma carta ao Rei de Portugal relatando as novas terras descobertas, suas impressões sobre esse território, e, o episódio marcante do desembarque e do primeiro contato entre índios e portugueses.
Este escrivão era chamado de:
a. Pero Vaz de Caminha.
b. Pero Oliveira Pedroso.
c. Cristovão Colombo.
d. Pedro Alvares Cabral.
e. Vasco da Gama.
User badge image
Estudando com Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

O escrivão que redigiu a carta ao Rei de Portugal relatando as novas terras descobertas e o primeiro contato entre índios e portugueses foi Pero Vaz de Caminha. Ele é conhecido como o "escrivão da armada" de Pedro Álvares Cabral e sua carta é um importante documento histórico. Analisando as alternativas: a) Pero Vaz de Caminha - Correto, ele foi o escrivão que escreveu a famosa carta. b) Pero Oliveira Pedroso - Não é a pessoa correta. c) Cristovão Colombo - Ele foi um explorador, mas não esteve relacionado ao Brasil. d) Pedro Alvares Cabral - Ele foi o comandante da expedição, mas não o escrivão. e) Vasco da Gama - Também um explorador, mas não esteve na expedição de Cabral. Portanto, a alternativa correta é: a) Pero Vaz de Caminha.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A expressão “Heterossexualidade compulsória” foi criada pela estadunidense Adrienne Rich (2010), e diz respeito à imposição de um modelo e conteúdo de relacionamento, entre homens e mulheres, como definidor de relações sociais que são marcadas pela diferença naturalizada dos sexos.
Deste modo, analise as afirmativas a seguir: I. A heterossexualidade compulsória funciona enquanto modelo padrão de orientação das relações, não apenas fez com que relações homoafetivas entre duas mulheres (e entre dois homens) foram inviabilizadas/ocultadas/anormalizadas, como também impediu que se percebêssemos modelos diferenciados e alternativos, presentes nas relações de companheirismo entre mulheres em diferentes situações. II. A heterossexualidade compulsória é a exigência para que todos os sujeitos sejam homossexuais, isto é, a heterossexualidade se apresenta como única forma considerada normal de vivência da sexualidade. III. Em nossa sociedade estaríamos diante de uma “ordem compulsória” que exige a coerência total entre um sexo, um gênero e um desejo que são obrigatoriamente heterossexuais. IV. Heteronormatividade: sistema que normaliza a heterossexualidade e os comportamentos tradicionalmente ligados a ela, mostrando-os como única opção válida, tornando marginal qualquer forma de relação fora dos padrões/ideais heterossexuais, da monogamia e da conformidade de gênero.
a. Apenas I e IV estão corretas.
b. Todas as afirmativas estão corretas.
c. Apenas I, II e IV estão corretas.
d. Apenas I, III e IV estão corretas.
e. Apenas II e III estão corretas.

Segundo Joan Scott, a categoria gênero: tem duas partes e diversas subpartes. Elas são ligadas entre si, mas deveriam ser distinguidas na análise. O núcleo essencial da definição repousa sobre a relação fundamental entre duas proposições: o gênero é um elemento constitutivo de relações sociais fundadas sobre as diferenças percebidas entre os sexos e o gênero é um primeiro modo de dar significado às relações de poder. (1990, p. 86).
A partir desta afirmação é possível considerarmos que:
I. Gênero faz parte das relações sociais, assim como classe e raça, e consequentemente este marcador/fenômeno influenciará na constituição de subjetividades/identidades.
II. Gênero é construção, isto é, não é algo que vem internamente ou que venha da natureza, ele não está pré-determinado quando a pessoa nasce, embora haja expectativas sobre o sexo, gênero não é natural.
III. Gênero encontra-se estritamente relacionado à cultura, à história e à formação social, isto é, aspectos ditos masculinos, femininos, ou até mesmo neutros dependem de cada cultura, sociedade e do tempo histórico.
IV. Gênero é poder, ou seja, as sociedades estabelecem lugares sociais que são demarcados em termos de gênero, raça, classe, geração, religião e entre outros marcadores.
a. Apenas I, II e IV estão corretas.
b. Apenas II e III estão corretas.
c. Apenas I e IV estão corretas.
d. Apenas II e IV estão corretas.
e. Todas as afirmativas estão corretas.

A Europa passou pelo processo de transição do período medieval para a idade moderna e assim percebemos uma sociedade que estava se desenvolvendo e aprendendo a incrível arte de acúmulo de capital, onde os homens transbordavam ideais modernos e um espírito aventureiro, que foi repleto de inspirações renascentistas do antropocentrismo (o homem como centro do universo).
Deste modo, analise as afirmativas abaixo: I. Abandonando a ideia Teocêntrica (Deus no centro do universo) e assim ocorre o desenvolvimento de técnicas surpreendentes no processo de expansão da navegação, nascendo a “Navegação Ultramarina” (que atravessa o Oceano) e abandonando a “Navegação de Cabotagem” (que contornava o continente). II. Esse desenvolvimento cultural levou em 12 de Outubro de 1492, a descoberta da América pelo explorador Genovês Cristóvão Colombo que navegava representando os reis Fernando de Aragão e Isabel de Castela, região que posteriormente passa a se intitular “Espanha”. III. Esse patrocínio dos reis, ajudou Colombo iniciar a exploração do território que passou a se chamar São Salvador e posteriormente América, uma visão eurocêntrica, desprezando assim os povos e culturas existentes nessas terras. IV. Esse desprezo pelo povo aqui existente se reflete no próprio nome que foi adotado e que repetimos até hoje, ou seja, os chamamos de Índios, mesmo não sendo moradores das Índias.
a. Apenas III está correta.
b. Apenas I e IV estão corretas.
c. Todas as afirmativas estão corretas.
d. Apenas I, II e IV estão corretas.
e. Apenas II e III estão corretas.

O racismo de origem é evidente e se faz questão que seja evidente. Aparece em todos os momentos. Não importa ao racismo ao racismo de origem sua cor da pele somente, ser negro é um problema, mas se relacionar com negros também é.
Deste modo, analise as afirmativas abaixo: I. No Brasil, onde o preconceito é de origem, a luta do discriminado tende a se confundir com as lutas que envolvem a classe social. II. Muitos negros no Brasil não lutam para conquistar direitos negados aos negros, mas lutam por direitos sociais e, assim, sem perceber confundem os dois direitos e negam que os negros tiveram seus direitos negados em privilégio dos brancos. III. O branco e o negro no Brasil convivem, se admitem, o preconceito por aqui está disfarçado, não se discrimina explicitamente no Brasil, a etiqueta não permite. Seus pares irão achar estranho que fale sobre cor na presença de um negro. O racismo de marca é camuflado. Aparece somente nos momentos de conflito. Aparece da forma mais cruel. IV. Ser negro, no racismo de marca é o problema. Quanto mais negro se é, mais racismo sofrerá. Já o branco e o negro nos Estados Unidos não se admitem, não convivem, não dialogam, sendo um racismo explícito, na etiqueta por lá é normal se desprezar alguém pela cor da pele.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas I e III estão corretas.
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Apenas II é correta.
e. Apenas I e IV estão corretas.

Este tipo de preconceito se apresenta com o desprezo direcionado àquele que sofre o preconceito.
Que tipo é este?
a. O preconceito de gênero.
b. O preconceito de origem.
c. O preconceito de orientação.
d. O preconceito de regionalidades.
e. O preconceito de marca.

o nome de mocambos e que mesmo sendo distantes entre si estavam ligados por uma rede muito eficaz de comunicação e mobilização de guerreiros.
Deste modo, analise as afirmativas a seguir: Assinale a alternativa correta:
I. A estratégia de defesa foi tão bem-sucedida que ao longo do século XVII Palmares derrotou inúmeras tentativas portuguesas e holandesas de destruição.
II. A primeira expedição conhecida ocorreu em 1655 quando o governo português conseguiu capturar alguns quilombolas e descobrir mais ou menos como se organizavam os mocambos.
III. Com a fome, as fugas para Palmares diminuíram, pois chegavam notícias de que por lá havia comida.
IV. Com as fugas, os quilombos aumentavam sua população e sua capacidade de resistência a cada dia, levando senhores de engenho e autoridades portuguesas a concentrarem suas forças na sua destruição.
a. Apenas I e III estão corretas.
b. Apenas II é correta.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas I, II e IV estão corretas.
e. Apenas I e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina