Logo Passei Direto
Buscar
Para o correto conhecimento dos princípios do direito internacional, é indispensável o estudo histórico de sua evolução. Nos últimos cem anos, dentre todos os ramos jurídicos, o direito internacional é o que mais tem evoluído, influenciando todos os aspectos da vida humana.
Considerandos os fatos históricos no Direito Internacional, avalie as afirmacoes a seguir. I. A origem do Direito Internacional remota desde a antiguidade, contudo somente a partir do século XVI aparece como ciência autônoma. II. O Congresso de Viena, apesar de regularizar o fim das guerras napoleônicas, não pode ser enquadrado como marco no Direito Internacional, pois regulou apenas aspectos internos do fim da guerra. III. O surgimento do Direito Internacional decorreu do reconhecimento pelos Estados-membros da sociedade internacional. É correto o que se afirma em
I. A origem do Direito Internacional remota desde a antiguidade, contudo somente a partir do século XVI aparece como ciência autônoma.
II. O Congresso de Viena, apesar de regularizar o fim das guerras napoleônicas, não pode ser enquadrado como marco no Direito Internacional, pois regulou apenas aspectos internos do fim da guerra.
III. O surgimento do Direito Internacional decorreu do reconhecimento pelos Estados-membros da sociedade internacional.
a. I, apenas
b. I e II, apenas
c. I e III, apenas
d. II, apenas
e. I, II e III
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. A origem do Direito Internacional remota desde a antiguidade, contudo somente a partir do século XVI aparece como ciência autônoma. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois o Direito Internacional tem raízes antigas, mas se consolidou como uma disciplina autônoma a partir do Renascimento. II. O Congresso de Viena, apesar de regularizar o fim das guerras napoleônicas, não pode ser enquadrado como marco no Direito Internacional, pois regulou apenas aspectos internos do fim da guerra. Falso, o Congresso de Viena é considerado um marco importante no Direito Internacional, pois estabeleceu princípios de diplomacia e equilíbrio de poder que influenciaram as relações internacionais. III. O surgimento do Direito Internacional decorreu do reconhecimento pelos Estados-membros da sociedade internacional. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois o Direito Internacional se desenvolveu com o reconhecimento mútuo entre os Estados como sujeitos de direitos e obrigações. Com base nessa análise, as afirmações verdadeiras são I e III. Portanto, a alternativa correta é: c) I e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Direito Internacional caracteriza-se pelo conjunto de normas que regulam as diversas relações existentes entre os múltiplos atores que compõem a sociedade internacional, e difere da ordem interna estatal por estar estruturada de forma horizontal, sem conhecer poder central autônomo com capacidade de criação originária de normas e com poder de impor aos sujeitos do Direito Internacional Público o cumprimento de suas decisões.
Considerando o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O Direito Internacional Público é o conjunto de normas jurídicas que rege a comunidade internacional, determina direitos e obrigações dos sujeitos, especialmente nas relações mútuas dos estados. PORQUE II. Subsidiariamente afeta as demais pessoas internacionais, como determinadas organizações, bem como dos indivíduos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. O Direito Internacional Público é o conjunto de normas jurídicas que rege a comunidade internacional, determina direitos e obrigações dos sujeitos, especialmente nas relações mútuas dos estados.
II. Subsidiariamente afeta as demais pessoas internacionais, como determinadas organizações, bem como dos indivíduos.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina