Logo Passei Direto
Buscar
Entre os dedos de um embrião há membranas que são eliminadas durante a modelagem das mãos. Para que isso ocorra, existe um mecanismo celular que promove a remoção celular, resultando no desaparecimento das membranas.
Esse mecanismo é denominado:
a. Endocitose, pois ocorre o englobamento programado de substâncias tóxicas do meio, levando à morte da célula.
b. Endossimbiose, devido à ativação dos genes presentes nas mitocôndrias, que aumentam o metabolismo e levam à morte celular por exaustão.
c. Heterofagia, pois isso leva à autodestruição de organelas membranosas diferentes.
d. Necrose celular, pois ocorre um aumento no volume das organelas e consequente destruição celular.
e. Apoptose, pois ocorre uma liberação de fatores, geneticamente programada, levando à morte da célula.
User badge image
Discussões sobre Bases Biológicas

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para entender a remoção das membranas entre os dedos de um embrião, precisamos identificar o mecanismo celular que leva à morte celular programada, que é essencial para a modelagem adequada das estruturas durante o desenvolvimento. Analisando as alternativas: a) Endocitose - Refere-se ao processo de englobamento de substâncias, mas não é o mecanismo que leva à morte celular programada. b) Endossimbiose - Este termo se refere à teoria que explica a origem das mitocôndrias e cloroplastos, não está relacionado à morte celular. c) Heterofagia - Este termo se refere à degradação de material extracelular, não é o mecanismo que leva à morte celular programada. d) Necrose celular - Este é um tipo de morte celular não programada, geralmente resultante de danos, e não é o que ocorre na modelagem das mãos. e) Apoptose - Este é o processo de morte celular programada, onde a célula ativa um conjunto de sinais que levam à sua própria destruição de forma controlada, o que é exatamente o que ocorre na eliminação das membranas entre os dedos. Portanto, a alternativa correta é: e) Apoptose, pois ocorre uma liberação de fatores, geneticamente programada, levando à morte da célula.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para fundamentar ainda mais sua opção, Paulo procurou saber no que difere a carne do peito da carne da coxa do frango. Verificou que a carne do peito:
a. É formada por fibras musculares de contração lenta, pobres em hemoglobina. Já a carne da coxa do frango é formada por fibras musculares de contração rápida, ricas em mitocôndrias e mioglobina. A associação da mioglobina, que contém ferro, com o oxigênio confere à carne da coxa uma cor mais escura.
b. É formada por fibras musculares de contração rápida, pobres em mioglobina. Já a carne da coxa é formada por fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e mioglobina. A associação da mioglobina, que contém ferro, com o oxigênio confere à carne da coxa uma cor mais escura.
c. É formada por fibras musculares de contração rápida, ricas em mioglobina. Já a carne da coxa é formada por fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e hemoglobina. A associação da hemoglobina, que contém ferro, com o oxigênio confere à carne da coxa uma cor mais escura.
d. É formada por fibras musculares de contração rápida, ricas em mioglobina. Já a carne da coxa é formada por fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e hemoglobina. A associação da hemoglobina, que contém ferro, com o oxigênio confere à carne da coxa uma cor mais escura. Já a mioglobina, que não contém ferro, confere à carne do peito do frango uma coloração pálida.
e. A carne da coxa não difere na composição de fibras musculares: em ambas, predominam as fibras de contração lenta, pobres em mioglobina. Contudo, por se tratar de uma ave doméstica e criada sob confinamento, a musculatura peitoral, que dá suporte ao voo, não é exercitada. Desse modo recebe menor aporte sanguíneo e apresenta-se de coloração mais clara.

No corpo humano: a. As plaquetas dificultam a formação de coágulos, propiciando a defesa do organismo. b. Os neurônios são células constituintes da bainha que envolve e protege as células nervosas. c. A tireoide é uma glândula exócrina, que produz e secreta a tiroxina no sangue. d. O tecido ósseo se diferencia do cartilaginoso, por apresentar mais colágeno, que lhe confere maior resistência. e. A actina e miosina são duas proteínas existentes no citoplasma das células musculares, que participam do mecanismo de contração muscular.

Mais conteúdos dessa disciplina