Logo Passei Direto
Buscar
Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:
(A) Não fosse certas desavenças pessoais, muitas discussões acabariam em acordo, com o prevalescimento dos melhores argumentos.
(B) São mais difíceis do que se imagina conciliar posições antagônicas, por que para isso temos que considerar a pessoa íntegra do outro.
(C) Quando distinguimos o outro apenas como um mal caráter, sem se pesar suas reações, somos presas de nosso próprio ressentimento.
(D) O mal de certas discussões está em que sequer se reconhecem os argumentos em disputa, obscurecidos que foram pelo excesso de paixão.
(E) É muito comum que numa discussão, haja tanto emocionalismo, por cujo se impede a chegada ao bom termo de um acordo final.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para determinar se a redação está clara e correta: (A) "Não fosse certas desavenças pessoais, muitas discussões acabariam em acordo, com o prevalescimento dos melhores argumentos." - A frase apresenta um erro gramatical: "não fosse certas" deveria ser "não fossem certas". Portanto, não está correta. (B) "São mais difíceis do que se imagina conciliar posições antagônicas, por que para isso temos que considerar a pessoa íntegra do outro." - A expressão "por que" está incorreta; deveria ser "porque". Assim, a redação não está correta. (C) "Quando distinguimos o outro apenas como um mal caráter, sem se pesar suas reações, somos presas de nosso próprio ressentimento." - A frase tem um erro de concordância: "sem se pesar suas reações" deveria ser "sem se pesar as suas reações". Portanto, não está correta. (D) "O mal de certas discussões está em que sequer se reconhecem os argumentos em disputa, obscurecidos que foram pelo excesso de paixão." - Esta frase está clara e não apresenta erros gramaticais. Está correta. (E) "É muito comum que numa discussão, haja tanto emocionalismo, por cujo se impede a chegada ao bom termo de um acordo final." - A expressão "por cujo" está incorreta; deveria ser "pelo qual". Portanto, não está correta. A única alternativa que está clara e correta é a: (D).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No texto CG2A1AAA, o termo ?que?, empregado na linha 22, remete a
a) ?prática? (l.21).
b) ?nível? (l.22).
c) ?poder local? (l.22).
d) ?discussão? (l.20).
e) ?orçamento? (l.21).

A relação de sentido que há entre as partes sinalizadas no período ? I - Se você não me ajudar com a lição de casa, II - eu vou processar você ? é:
a) (I) expressa uma causa; (II) expressa o momento da ação.
b) (I) expressa uma condição; (II) expressa uma possível ação consequente.
c) (I) expressa modo da ação já realizada; (II) expressa sua causa.
d) (I) expressa uma comparação; (II) expressa seu efeito futuro.
e) (I) expressa uma ação possível; (II) expressa uma ação precedente realizada.

É correto afirmar que o texto tem como personagem um garoto, descrevendo
(A) uma viagem de ônibus em que ele ficou indiferente ao que acontecia.
(B) a perda da inocência provocada pela gritaria dos companheiros.
(C) o trajeto percorrido pela alma infantil em busca de amizade.
(D) experiências sensoriais que o levam a provar a sensualidade.
(E) a confusão mental ocasionada pela sede não saciada.

Na frase ? É improvável que o conceito de escritório aberto caia em desuso ... (7º parágrafo) ? a expressão em destaque tem o sentido de
a) sofra censura.
b) torne-se obsoleto.
c) mostre-se alterado.
d) mereça sanção.
e) seja substituído.

No terceiro parágrafo (l.29-43), identificam-se crimes praticados nos caminhos da ilegalidade. O primeiro é referido como a derrubada de árvores em áreas não autorizadas (l.30-31) e os outros são nomeados, na sequência. À semelhança de derrubada, todos os delitos podem ser referidos por meio de substantivos. Assinale a alternativa que apresenta a correta expressão do crime como substantivo, observada a regência requerida.
a) [...] retirar volumes maiores do que os permitidos nas licenças de exploração (l.32-34) ? retirada com volumes maiores do que os permitidos nas licenças de exploração
b) [...] extrair espécimes diferentes das especificadas, favorecendo as mais valiosas (l.34-35) ? extração de espécimes diferentes das especificadas, favorecendo as mais valiosas
c) [...] utilizar créditos de uma área autorizada, mas que não será explorada (l.38-39) ? utilidade de créditos de uma área autorizada, mas que não será explorada
d) [...] inflar inventários florestais para aumentar o volume de espécies valiosas permitidas (l.40-41) ? influxo de inventários florestais para aumentar o volume de espécies valiosas permitidas
e) [...] adulterar o sistema oficial (com ajuda de funcionários públicos), gerando créditos fictícios (l.41-43) ? adulteração pelo sistema oficial (com ajuda de funcionários públicos), gerando créditos fictícios

Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa sobre estratégias argumentativas do texto.( ) Os exemplos de autorretratos de pintores famosos sugerem a ideia de que os artistas praticavam uma espécie de selfie já em tempos passados.( ) O exemplo de Michelangelo retifica a ideia de que a arte, embora possa promover o culto ao ego (l.47-48), é ferramenta para a representação de dramas pessoais( ) Os exemplos de atividades cotidianas expostas nas selfies são usados como uma evidência de que atualmente os internautas transformaram sua vida privada em uma vitrine (l.57).A sequência correta é
a) V ? F ? V.
b) V ? V ? V.
c) F ? V ? F.
d) V ? F ? F.
e) F ? V ? V.

Apresenta pontuação correta os textos apresentados na alternativa:
a) Nos últimos anos, o que afinal, anda acontecendo com o mundo! E futuramente o que virá. ? A obra de Abranches, caro leitor formula repostas diabolicamente, complicadas.
b) Nos últimos anos, o que afinal anda acontecendo com o mundo. E futuramente o que virá? ? A obra de Abranches caro leitor, formula repostas, diabolicamente complicadas.
c) Nos últimos anos o que afinal anda acontecendo, com o mundo! E, futuramente, o que virá? ? A obra de Abranches, caro leitor formula, repostas, diabolicamente complicadas.
d) Nos últimos anos, o que, afinal, anda acontecendo com o mundo? E futuramente o que virá? ? A obra de Abranches, caro leitor, formula repostas diabolicamente complicadas.
e) Nos últimos anos o que, afinal anda acontecendo com o mundo? E, futuramente o que virá. ? A obra de Abranches caro leitor formula, repostas, diabolicamente, complicadas.

Assinale a alternativa em que a colocação dos pronomes e a regência das palavras estão de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
(A) Não informaram-me que preferiam doces do que salgados.
(B) Mesmo que nos convidem, não estamos habituados a festas.
(C) Fiquei responsável de cuidar da criança, mesmo que não paguem-me.
(D) Este é o livro em que mais gosto de ler quando sobra-me tempo.
(E) Me trouxeram brinquedos prejudiciais em crianças muito pequenas.

A oração destacada em: "O problema fica mais complicado SE PENSARMOS NO CASO DAS FOTOS DE COMIDA." expressa, no contexto, ideia de:
a) consequência
b) conformidade.
c) causa
d) condição
e) concessão

Mais conteúdos dessa disciplina