Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa que expressa ideia compatível com a situação representada na charge)
a) Hoje, a tecnologia leva a uma compreensão mais ética da realidade circundante)
b) Não se pode condenar a postura ética das pessoas que se deixam encantar com os modismos.
c) O verdadeiro sentido da solidariedade está em como-ver-se com o semelhante desamparado.
d) A novidade tecnológica reforça a individualidade, levando as pessoas a ficar alheias à realidade que as cerca.
e) Um fato violento corriqueiro não justifica a preocupação com a desgraça alheia.
User badge image
Portuguesando

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder a essa questão, precisamos analisar as alternativas em relação à ideia que a charge representa. A charge geralmente critica ou reflete sobre a sociedade, a tecnologia e suas consequências. Vamos analisar as opções: a) Hoje, a tecnologia leva a uma compreensão mais ética da realidade circundante - Essa opção sugere que a tecnologia melhora a ética, o que pode não ser compatível com críticas comuns em charges. b) Não se pode condenar a postura ética das pessoas que se deixam encantar com os modismos - Essa opção parece mais defensiva e não necessariamente reflete uma crítica. c) O verdadeiro sentido da solidariedade está em como-ver-se com o semelhante desamparado - Essa opção fala sobre solidariedade, mas não necessariamente se relaciona com a crítica da tecnologia. d) A novidade tecnológica reforça a individualidade, levando as pessoas a ficar alheias à realidade que as cerca - Essa opção critica a tecnologia, sugerindo que ela afasta as pessoas da realidade, o que é uma crítica comum em charges. e) Um fato violento corriqueiro não justifica a preocupação com a desgraça alheia - Essa opção parece desconsiderar a empatia, mas não se relaciona diretamente com a crítica à tecnologia. Diante dessa análise, a alternativa que expressa uma ideia compatível com a crítica que geralmente é feita em charges sobre a tecnologia e seu impacto na sociedade é: d) A novidade tecnológica reforça a individualidade, levando as pessoas a ficar alheias à realidade que as cerca.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No texto CG2A1AAA, o termo ?que?, empregado na linha 22, remete a
a) ?prática? (l.21).
b) ?nível? (l.22).
c) ?poder local? (l.22).
d) ?discussão? (l.20).
e) ?orçamento? (l.21).

A relação de sentido que há entre as partes sinalizadas no período ? I - Se você não me ajudar com a lição de casa, II - eu vou processar você ? é:
a) (I) expressa uma causa; (II) expressa o momento da ação.
b) (I) expressa uma condição; (II) expressa uma possível ação consequente.
c) (I) expressa modo da ação já realizada; (II) expressa sua causa.
d) (I) expressa uma comparação; (II) expressa seu efeito futuro.
e) (I) expressa uma ação possível; (II) expressa uma ação precedente realizada.

É correto afirmar que o texto tem como personagem um garoto, descrevendo
(A) uma viagem de ônibus em que ele ficou indiferente ao que acontecia.
(B) a perda da inocência provocada pela gritaria dos companheiros.
(C) o trajeto percorrido pela alma infantil em busca de amizade.
(D) experiências sensoriais que o levam a provar a sensualidade.
(E) a confusão mental ocasionada pela sede não saciada.

Na frase ? É improvável que o conceito de escritório aberto caia em desuso ... (7º parágrafo) ? a expressão em destaque tem o sentido de
a) sofra censura.
b) torne-se obsoleto.
c) mostre-se alterado.
d) mereça sanção.
e) seja substituído.

No terceiro parágrafo (l.29-43), identificam-se crimes praticados nos caminhos da ilegalidade. O primeiro é referido como a derrubada de árvores em áreas não autorizadas (l.30-31) e os outros são nomeados, na sequência. À semelhança de derrubada, todos os delitos podem ser referidos por meio de substantivos. Assinale a alternativa que apresenta a correta expressão do crime como substantivo, observada a regência requerida.
a) [...] retirar volumes maiores do que os permitidos nas licenças de exploração (l.32-34) ? retirada com volumes maiores do que os permitidos nas licenças de exploração
b) [...] extrair espécimes diferentes das especificadas, favorecendo as mais valiosas (l.34-35) ? extração de espécimes diferentes das especificadas, favorecendo as mais valiosas
c) [...] utilizar créditos de uma área autorizada, mas que não será explorada (l.38-39) ? utilidade de créditos de uma área autorizada, mas que não será explorada
d) [...] inflar inventários florestais para aumentar o volume de espécies valiosas permitidas (l.40-41) ? influxo de inventários florestais para aumentar o volume de espécies valiosas permitidas
e) [...] adulterar o sistema oficial (com ajuda de funcionários públicos), gerando créditos fictícios (l.41-43) ? adulteração pelo sistema oficial (com ajuda de funcionários públicos), gerando créditos fictícios

Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa sobre estratégias argumentativas do texto.( ) Os exemplos de autorretratos de pintores famosos sugerem a ideia de que os artistas praticavam uma espécie de selfie já em tempos passados.( ) O exemplo de Michelangelo retifica a ideia de que a arte, embora possa promover o culto ao ego (l.47-48), é ferramenta para a representação de dramas pessoais( ) Os exemplos de atividades cotidianas expostas nas selfies são usados como uma evidência de que atualmente os internautas transformaram sua vida privada em uma vitrine (l.57).A sequência correta é
a) V ? F ? V.
b) V ? V ? V.
c) F ? V ? F.
d) V ? F ? F.
e) F ? V ? V.

Apresenta pontuação correta os textos apresentados na alternativa:
a) Nos últimos anos, o que afinal, anda acontecendo com o mundo! E futuramente o que virá. ? A obra de Abranches, caro leitor formula repostas diabolicamente, complicadas.
b) Nos últimos anos, o que afinal anda acontecendo com o mundo. E futuramente o que virá? ? A obra de Abranches caro leitor, formula repostas, diabolicamente complicadas.
c) Nos últimos anos o que afinal anda acontecendo, com o mundo! E, futuramente, o que virá? ? A obra de Abranches, caro leitor formula, repostas, diabolicamente complicadas.
d) Nos últimos anos, o que, afinal, anda acontecendo com o mundo? E futuramente o que virá? ? A obra de Abranches, caro leitor, formula repostas diabolicamente complicadas.
e) Nos últimos anos o que, afinal anda acontecendo com o mundo? E, futuramente o que virá. ? A obra de Abranches caro leitor formula, repostas, diabolicamente, complicadas.

Assinale a alternativa em que a colocação dos pronomes e a regência das palavras estão de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
(A) Não informaram-me que preferiam doces do que salgados.
(B) Mesmo que nos convidem, não estamos habituados a festas.
(C) Fiquei responsável de cuidar da criança, mesmo que não paguem-me.
(D) Este é o livro em que mais gosto de ler quando sobra-me tempo.
(E) Me trouxeram brinquedos prejudiciais em crianças muito pequenas.

A oração destacada em: "O problema fica mais complicado SE PENSARMOS NO CASO DAS FOTOS DE COMIDA." expressa, no contexto, ideia de:
a) consequência
b) conformidade.
c) causa
d) condição
e) concessão

Conforme o texto, os pais de Paulinho
a) matricularam o filho no curso de francês porque o menino quis.
b) atribuíram a ele várias atividades, deixando-o ocupado.
c) discordaram entre si, permitindo que o filho decidisse o que queria.
d) fizeram com que as pessoas respeitassem a infância dele.
e) respeitaram os desejos do Paulinho, como costumavam fazer.

No trecho ? Muitas crianças sofrem com o excesso de atividades porque os pais acreditam que isso vai deixá-las mais preparadas para o futuro, e pensam que é necessário despertar a competitividade? ? a palavra destacada refere-se a
a) muitas crianças.
b) preparadas para o futuro.
c) pensam que é necessário.
d) despertar a competitividade.
e) excesso de atividades.

A opção que pode substituir a conjunção destacada em: ?Pego, ENTRETANTO, o meu celular: tiro uma foto de mim mesmo na torre Eiffel.?, sem alteração de sentido, é:
a) logo.
b) portanto.
c) no entanto.
d) por isso.
e) por conseguinte.

Assinale a opção em que a palavra destacada foi corretamente grafada com H inicial como em HÁBITO (parágrafo 2).
a) Aquela era uma terra HESTÉRIL.
b) O ladrão tinha mãos HÁGEIS.
c) Os soluços vinham-lhe do HÂMAGO.
d) Há povos que HIDOLATRAM os animais.
e) Os filhos HERDARAM uma bela fortuna.

A autora argumenta, no texto, que o romance de Machado de Assis é representante de uma tendência analítica em literatura, ao passo que O Mulato demonstra tendência descritiva, tendo alcançado, na época de sua publicação, maior popularidade que Memórias Póstumas de Brás Cubas.
a) Certo
b) Errado

Na linha 65, a substituição de ?não obstante" por contudo preservaria a correção gramatical e o sentido original do texto.
a) Certo
b) Errado

A substituição da conjunção ?embora" (l.29) pela conjunção conquanto prejudicaria o sentido original do texto.
a) Certo
b) Errado

Conclui-se do texto que Sousa Caldas, ao escrever a Carta Marítima, prenunciou o Romantismo brasileiro, tendo criticado a ?exaustão literária" (l. 37 e 38) da poesia de Gonçalves de Magalhães, que, no ano anterior, havia publicado um volume pífio intitulado Poesias.
a) Certo
b) Errado

Sem prejuízo das informações originais do texto e de sua correção gramatical, o trecho ?No rasto de Magalhães, (...) sua brincadeira profilática" (l. 63 a 66) poderia ser reescrito da seguinte forma: Os primeiros românticos também ignoraram a Carta de Sousa Caldas; assim como Magalhães, não perceberam a força subjacente em sua brincadeira preventiva, e talvez eles mesmos a tenham lido às avessas.
a) Certo
b) Errado

O tom memorialista do primeiro parágrafo manifesta-se pelo uso predominante de formas verbais que denotam o início de determinadas ações, das quais são exemplos ?Jantava" e ?almoçava", ambas na linha 10, e ?Vivia" (l.20).
a) Certo
b) Errado

Mais conteúdos dessa disciplina