Logo Passei Direto
Buscar
A República foi proclamada em 15 de novembro de 1889. Contudo, sua consolidação se fez pela violência de duas revoluções.
Sobre o tema, assinale a alternativa correta:
A) No plano ideológico, defendiam os federalistas a necessidade de um poder central forte e limitada autonomia aos Estados.
B) Floriano Peixoto assumiu o cargo de Presidente da República na condição de vice-presidente eleito indiretamente pelo Congresso Nacional e se posicionou favoravelmente aos federalistas.
C) Desde o início, os rebeldes federalistas lutaram ao lado da Revolta da Armada, que se desenvolvia na Baía da Guanabara.
D) Esquadras estrangeiras penetraram na Baía da Guanabara, buscando tardiamente apoiar a marinha de guerra do Brasil.
E) Embora Floriano Peixoto tenha sido alcunhado de 'Consolidador da República', os choques armados continuaram na Presidência de Prudente de Morais e somente terminaram no Governo de Campos Sales.
User badge image
Questões Para o Saber

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a correta: A) No plano ideológico, defendiam os federalistas a necessidade de um poder central forte e limitada autonomia aos Estados. - Esta afirmação está incorreta, pois os federalistas defendiam uma maior autonomia para os Estados, não um poder central forte. B) Floriano Peixoto assumiu o cargo de Presidente da República na condição de vice-presidente eleito indiretamente pelo Congresso Nacional e se posicionou favoravelmente aos federalistas. - Floriano Peixoto realmente assumiu como presidente após a renúncia de Deodoro, mas ele não se posicionou favoravelmente aos federalistas, e sim contra eles. C) Desde o início, os rebeldes federalistas lutaram ao lado da Revolta da Armada, que se desenvolvia na Baía da Guanabara. - Os federalistas e a Revolta da Armada eram movimentos distintos, e os federalistas não lutaram ao lado da Revolta da Armada. D) Esquadras estrangeiras penetraram na Baía da Guanabara, buscando tardiamente apoiar a marinha de guerra do Brasil. - Não há registros significativos de apoio de esquadras estrangeiras à marinha brasileira nesse contexto. E) Embora Floriano Peixoto tenha sido alcunhado de 'Consolidador da República', os choques armados continuaram na Presidência de Prudente de Morais e somente terminaram no Governo de Campos Sales. - Esta afirmação é correta, pois Floriano Peixoto realmente é conhecido como o "Consolidador da República", e os conflitos continuaram durante os governos de Prudente de Morais e Campos Sales. Portanto, a alternativa correta é: E) Embora Floriano Peixoto tenha sido alcunhado de 'Consolidador da República', os choques armados continuaram na Presidência de Prudente de Morais e somente terminaram no Governo de Campos Sales.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A Proclamação da República, em 1889, está ligada a um conjunto de transformações econômicas, sociais e políticas ocorridas no Brasil, a partir de 1870, dentre as quais se inclui:
Assinale a alternativa que reúne corretamente esses fatores:
a) a universalização do voto com a reforma eleitoral de 1881, efetivada pelo Partido Liberal.
b) o desenvolvimento industrial do Rio de Janeiro e de São Paulo, criando uma classe operária combativa.
c) a progressiva substituição do trabalho escravo, culminando com a Abolição em 1888.
d) a concessão de autonomia provincial, que enfraqueceu o governo imperial.
e) o enfraquecimento do Exército, após as dificuldades e os insucessos durante a Guerra do Paraguai.

A crise do Império se deve a uma série de fatores que, interagindo, levaram à mudança do regime. Assinale a alternativa que reúne corretamente esses fatores:
I. decadência da aristocracia tradicional;
II. aspirações das diferentes camadas sociais que exigiam mudanças significativas;
III. instituição do padroado e do beneplácito, que agradou aos diversos setores do clero;
IV. falta de consciência política do exército que se transformou em aliado do imperador;
V. aparecimento de uma aristocracia cafeeira mais dinâmica, moderna, rica e poderosa.
a) I, II e V
b) I, III e IV
c) I, III e V
d) II, III e IV
e) II, IV e V

Segundo o historiador Boris Fausto, o fim do regime monárquico resultou de uma série de fatores de diferentes relevâncias, destacando-se:
Assinale a alternativa correta:
a) unicamente o xenofobismo despertado pelo Conde d'Eu, nos meios nacionalistas.
b) a disputa entre a Igreja e o Estado, sem dúvida, o fator prioritário na queda do regime.
c) a maior força política da época: os barões fluminenses, defensores da Abolição.
d) a aliança entre exército e burguesia cafeeira que, além da derrubada da monarquia, constituíram uma base social estável para o novo regime.
e) a doutrina positivista, defendida pelas elites e que se opunha a um executivo forte e reformista.

O crescimento do movimento republicano, em fins do século XIX, foi favorecido:
a) pela unidade dos líderes republicanos, que defendiam a tomada do poder através da revolução.
b) pela colaboração da Guarda Negra, que protegia os comícios republicanos.
c) pelo aparecimento de novos segmentos sociais adeptos de ideias como o positivismo e federalismo e pela insatisfação de áreas economicamente ativas, com menor expressão política.
d) pelo apoio maciço dos velhos militares, inimigos de longa data do regime monárquico.
e) pela derrota brasileira na Guerra do Paraguai, em virtude da queda do gabinete liberal de Zacarias de Góis.

Uma parcela dos republicanos brasileiros, no final do século XIX, era influenciada pela filosofia de Auguste Comte. Esses REPUBLICANOS POSITIVISTAS:
a) difundiam o lema do Positivismo, 'Somos da América e queremos ser americanos', contribuindo para integrar o país no universo republicano.
b) baseavam-se na ideologia do Positivismo, que pregava uma aliança das camadas populares com os intelectuais, sob a inspiração da fé cristã.
c) encaravam positivamente a aliança entre o Estado e a Igreja, uma vez que esta ajudaria a evitar as convulsões sociais que as elites tanto temiam.
d) defendiam que a Monarquia seria superada pelo 'estágio positivo da história da humanidade', representado, de modo especial, pela República.

Responder à questão com base nas afirmativas a seguir, sobre o movimento abolicionista no Brasil, na segunda metade do século XIX.
I. A campanha abolicionista reforçava-se pela pressão antiescravista internacional e pelo fato de o Brasil ser o último país independente a manter a escravidão após 1865.
II. O movimento abolicionista tinha a participação de setores agrários não-vinculados à escravidão e das camadas médias urbanas: intelectuais, profissionais liberais e estudantes universitários.
III. Importantes setores do abolicionismo viam a necessidade de serem criados meios de integração dos negros à sociedade, na condição de trabalhadores assalariados, após a abolição.
a) Apenas a I está correta
b) Apenas a III está correta
c) Apenas a I e a II estão corretas
d) Apenas a II e a III estão corretas
e) A I, a II e a III estão corretas

Em relação à condição do negro na sociedade brasileira, é correto afirmar que:
a) a abolição representou uma perda total da mão-de-obra pelos antigos senhores;
b) o fim da escravidão possibilitou ao negro liberto a integração no mercado de trabalho e o livre acesso à terra;
c) as Sociedade Libertadoras tinham como objetivo principal promover a integração do ex-escravo na sociedade, garantindo-lhe os direitos de cidadania;
d) a diferença entre o processo abolicionista ocorrido nos Estados Unidos da América e o ocorrido no Brasil foi a ausência de preconceito racial em nosso país;
e) o negro livre permaneceu à margem do universo cultural estabelecido por uma sociedade regida pelo branco e continuou sujeito ao preconceito e a novos mecanismos de controle social.

O marechal Floriano Peixoto, em sua política econômico financeira:
a) orientou-se no sentido de apoiar a lavoura, principalmente a cafeeira, cuja situação era precária devido à diminuição da demanda nos mercados internacionais.
b) procurou combater a inflação, contando para isso com a colaboração de seu Ministro da Fazenda, Joaquim Murtinho.
c) buscou particularmente a diversificação de produtos agrícolas, buscando substituir o café pelo algodão, cacau e açúcar, como produtos básicos de nossa economia exportadora; como consequência ocorreram rebeliões contra o governo central, promovidas pela oligarquia cafeicultora paulista.
d) orientou-se no sentido de promover a industrialização do país através de uma política de empréstimos e financiamentos.
e) visando a diminuir a dívida externa do Brasil, pagou a maior parte de nossos débitos no exterior, principalmente junto aos Estados Unidos.

A crise do Encilhamento, ocorrida durante o primeiro governo republicano, provocou um grande descontrole na economia nacional. Essa crise:
a) culminou com o desenvolvimento da forte política de industrialização no Brasil.
b) foi consequência da política econômico-financeira de emissão de papel-moeda e do crédito aberto, adotada por Rui Barbosa, então Ministro da Fazenda.
c) conteve a especulação, evitando a falência de banqueiros e industriais.
d) foi consequência da desvalorização dos preços do café no mercado internacional.
e) levou o Ministro Rui Barbosa e a elite agroexportadora a elaborarem o primeiro programa de valorização do café.

Mais conteúdos dessa disciplina