Logo Passei Direto
Buscar
A era da genômica iniciou-se através do Projeto Genoma Humano, através do desenvolvimento de tecnologias que pudessem acelerar o processo.
De acordo com o Projeto Genoma Humano, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A técnica do shotgun hierárquico utilizou como vetor o BAC (cromossomo artificial de bactéria), que permite a inserção de grandes fragmentos de DNA, sendo clonado para formação da biblioteca de DNA.
( ) A técnica do shotgun hierárquico utilizou o vetor plasmidial, onde cromossomo artificial de bactéria era fragmentado e inserido em vetores plasmidiais clonados com extremidades sequenciadas.
( ) A técnica do shotgun de genoma inteiro utilizou somente pequena parte do genoma completo de um organismo para formar vetores plasmidiais clonados com extremidades sequenciadas, que formavam os contigs.
A V - V - F.
B V - F - F.
C V - F - V.
D F - F - V.
User badge image
Matematicamente

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o Projeto Genoma Humano e as técnicas mencionadas: ( ) A técnica do shotgun hierárquico utilizou como vetor o BAC (cromossomo artificial de bactéria), que permite a inserção de grandes fragmentos de DNA, sendo clonado para formação da biblioteca de DNA. É verdadeira (V). O BAC é realmente utilizado para clonar grandes fragmentos de DNA, e essa técnica foi parte do processo de sequenciamento do genoma. ( ) A técnica do shotgun hierárquico utilizou o vetor plasmidial, onde cromossomo artificial de bactéria era fragmentado e inserido em vetores plasmidiais clonados com extremidades sequenciadas. É falsa (F). O shotgun hierárquico utiliza o BAC como vetor, e não vetores plasmidiais. ( ) A técnica do shotgun de genoma inteiro utilizou somente pequena parte do genoma completo de um organismo para formar vetores plasmidiais clonados com extremidades sequenciadas, que formavam os contigs. É falsa (F). O shotgun de genoma inteiro envolve o sequenciamento de fragmentos do genoma inteiro, não apenas uma pequena parte. Portanto, a sequência correta é: V - F - F. A alternativa que apresenta essa sequência é a A) V - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As fases de leitura aberta (ORF) compreendem os códons de início (ATG) e de parada (TAA, TAG ou TGA), que para o RNA são substituídos pela uracila.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- ORFs que contenham 100 ou mais códons podem ser indicadas como possíveis genes presentes no genoma que está sendo avaliado. PORQUE II- A presença do códon de início no genoma é um indicativo de um gene funcional, pois essa mesma sequência, quando encontrada no RNA (ou seja, na forma AUG), indica o local de início do processo de tradução da proteína codificada pelo RNA.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

As avaliações proteômicas, especialmente por MS ou MS/MS, representam avaliações em larga escala. No entanto, até os métodos apresentados revelam certas limitações, especialmente associadas à perda de moléculas que possuam incompatibilidade por eletroforese em gel.
Sobre as avaliações proteômicas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A proteômica de shotgun é capaz de evitar as limitações impostas pela espectrometria de massas, se destacando pela ausência da digestão em gel. PORQUE II- O extrato proteico é submetido à digestão e, portanto, todos os seus componentes são hidrolisados, incluindo aquelas proteínas incompatíveis com a eletroforese em gel.
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C As asserções I e II são proposições falsas.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Uma das descobertas mais intrigantes do projeto genoma humano foi identificar que somente uma pequena porcentagem de todo genoma codificava uma proteína.
Com base nas sequências codificadoras e não codificadoras de proteínas, analise as sentenças a seguir:
I- Sequências codificadoras são chamadas de éxons e são responsáveis por originar sequências de aminoácidos específicas, que corresponde a uma proteína.
II- Sequências não codificadoras são denominadas de íntrons, não tendo função conhecida no genoma humano.
III- Sequências reguladoras são aquelas denominadas como éxons, regulando quando e quanto de um gene será expresso.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) Somente a sentença III está correta.
d) As sentenças II e III estão corretas.

A sigla CRISPR vem do inglês Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats e pode ser traduzida como grupos de repetições palindrômicas curtas e regularmente interespaçadas. Já o Cas 9 se refere à nuclease que se encontra associada ao sistema CRISPR.
Com base na técnica CRISPR-Cas9, analise as sentenças a seguir:
I- Uma molécula de RNA guia (gRNA) é inserida em uma sequência maior de RNA. Quando em contato com o DNA, o gRNA se liga uma a sequência específica do DNA, indicando para a enzima Cas9 onde o DNA deve ser cortado.
II- Os mecanismos de reparo de DNA presentes na célula é ativado e utilizado para a inserção, exclusão de pares de bases do DNA ou para efetuar a substituição de segmentos inteiros de DNA por segmentos de DNA personalizados.
III- Os efeitos da edição do genoma em células e animais experimentais, pois essa ferramenta se mostra bastante promissora para o tratamento de doenças relacionadas a determinados genes, como a fibrose cística e a hemofilia, e para auxiliar no tratamento de outras doenças, como o câncer.
A Somente a sentença III está correta.
B Somente a sentença I está correta.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

Os polimorfismos genéticos têm se mostrado uma importante descoberta, o que despertou um grande interesse no mapeamento desse tipo de variação, bem como no estudo das associações genótipo-fenótipo em que elas possam estar envolvidas.
Sobre os polimorfismos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Polimorfismos de nucleotídeo único (SNP).
II- Polimorfismo no número de cópias (CNP).
III- Polimorfismo repetido em tandem curta (STRP).
IV- Polimorfismo de repetição em tandem de número variável (VNTR).
( ) O polimorfismo ocorre em apenas um nucleotídeo.
( ) É caracterizado por sequências curtas de DNA, entre 2 e 4 nucleotídeos, que podem estar repetidas (em tandem) até algumas dezenas de vezes, sendo essas sequências chamadas de microssatélites.
( ) Esse tipo de polimorfismo pode ser resumido como uma variação no número de cópias de segmentos relativamente extensos do DNA, entre 200 pb até cerca de 2 Mb, os quais podem estar ausentes ou presentes em um determinado alelo ou podem estar presentes em variados números de cópias em tandem em cada um dos alelos, representando uma vasta gama de alelos possíveis com esse tipo de variação.
( ) Os DNA minissatélites são formados por sequências com cerca de 10 até 100 nucleotídeos repetidos em tandem por centenas a milhares de vezes.
A - I - III - II - IV.
B - I - II - III - IV.
C - IV - II - I - III.
D - III - IV - II - I.

Mais conteúdos dessa disciplina