Logo Passei Direto
Buscar
"O ministério da saúde adverte: Fumar faz mal à saúde". Você já leu isso em muitos jornais e revistas, já ouviu, com poucas variações, campanhas em rádio e televisão sobre esse mesmo assunto. Sobre que tipo de conhecimento se fundamenta a advertência do Ministério da Saúde?
A) A advertência do governo tem caráter moralista, porque preocupa-se com o mal exemplo social dessa prática para as crianças;
B) A advertência do governo tem fundamentação filosófica, porque homens não fumantes são mais felizes.
C) A advertência do governo tem caráter religioso, porque pretende associar a prática do fumo à quebra de um dogma;
D) A advertência do governo tem fundamento popular, porque o preço do cigarro não permite que todas as pessoas comprem cigarros;
E) A advertência do ministério da Saúde tem fundamento científico, porque o fumo é um dos causadores de doenças pulmonares e altamente cancerígeno;
User badge image
Perguntas sobre Metodologia Científica

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos analisar o tipo de conhecimento que fundamenta a advertência do Ministério da Saúde sobre os malefícios do fumo. Vamos analisar as alternativas: A) A advertência do governo tem caráter moralista, porque preocupa-se com o mal exemplo social dessa prática para as crianças. - Embora a preocupação com o exemplo social seja válida, a advertência se baseia em evidências mais concretas. B) A advertência do governo tem fundamentação filosófica, porque homens não fumantes são mais felizes. - Essa afirmação não é uma base sólida para a advertência, pois não se trata de uma questão filosófica. C) A advertência do governo tem caráter religioso, porque pretende associar a prática do fumo à quebra de um dogma. - Não há uma base religiosa na advertência sobre os malefícios do fumo. D) A advertência do governo tem fundamento popular, porque o preço do cigarro não permite que todas as pessoas comprem cigarros. - O preço do cigarro não é o foco da advertência, que se concentra nos efeitos à saúde. E) A advertência do ministério da Saúde tem fundamento científico, porque o fumo é um dos causadores de doenças pulmonares e altamente cancerígeno. - Esta opção é a mais correta, pois a advertência se baseia em estudos científicos que comprovam os malefícios do fumo à saúde. Portanto, a alternativa correta é: E) A advertência do ministério da Saúde tem fundamento científico, porque o fumo é um dos causadores de doenças pulmonares e altamente cancerígeno.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A metodologia científica está dentro de duas grandes áreas que se completam. São elas: a. Metodologia Teórica e Metodologia Aplicada. b. Metodologia Aplicada e Antropologia. c. Epistemologia e Metodologia Aplicada. d. Antropologia e Metodologia Teórica. e. Antropologia e Epistemologia.

Dentre os tipos de conhecimento estudados, indique aquele mais caracterizado pela informalidade. A: Religioso B: Místico C: científico D: Empírico E: Filosófico

Entendemos que o processo de conhecimento se dá pelas observações, perguntas, hipóteses, experimentações, conclusões, documentações, desenvolvimentos, novas perguntas e: a. Argumentar sobre os dados. b. Continuar aprendendo. c. Manter tudo como está. d. Mudar o processo. e. Finalizar o processo.

Uma pesquisa só será considerada científica: a. Se for motivada basicamente pela curiosidade. b. Se for objeto de investigação planejada, desenvolvida e redigida conforme as normas metodológicas consagradas pela ciência. c. Se gerar conhecimentos para a aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos. d. Se for usado apenas o processo que envolva os fatos e sua interpretação. e. Se remeter para as contribuições de diferentes autores sobre o tema, atentando para as fontes secundárias.

São características da pesquisa qualitativa exceto: A: neste enfoque não há medição numérica, como nas descrições. B; utiliza métodos estatísticos e traduz em números opiniões e informações para classificá-los e organizá-los. C: seu propósito está em reconsiderar ou reconstruir a realidade observada. D: é descritiva e utiliza o método indutivo. E: considera a existência de uma relação dinâmica entre mundo real e o sujeito.

Mais conteúdos dessa disciplina