Logo Passei Direto
Buscar
O conceito de didática sofreu várias mudanças segundo o desenvolvimento da sociedade e os entendimentos sobre a organização da educação no país.
Sobre as características do conceito atual de Didática no Brasil, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O conceito de didática assume uma função de desvelar as representações sociopolíticas da educação, escola, incluindo os processos de ensino e aprendizagem, segundo os pressupostos da Pedagogia Transformadora.
II- Aponta para um trabalho além do ensino dos métodos e técnicas, buscando estabelecer relações entre escola e sociedade, teoria e prática, conteúdo e forma, aspectos técnicos e políticos.
a) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
b) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
c) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
d) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
User badge image
Didaticamente

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as asserções: I- O conceito de didática assume uma função de desvelar as representações sociopolíticas da educação, escola, incluindo os processos de ensino e aprendizagem, segundo os pressupostos da Pedagogia Transformadora. Essa afirmação é verdadeira, pois a didática contemporânea realmente busca entender e revelar as relações sociopolíticas que permeiam a educação. II- Aponta para um trabalho além do ensino dos métodos e técnicas, buscando estabelecer relações entre escola e sociedade, teoria e prática, conteúdo e forma, aspectos técnicos e políticos. Essa afirmação também é verdadeira, pois o conceito atual de didática no Brasil realmente se preocupa em integrar esses diversos aspectos. Agora, vamos avaliar a relação entre as duas asserções. A primeira asserção fala sobre a função da didática em desvelar representações sociopolíticas, enquanto a segunda fala sobre a busca de relações mais amplas na educação. A segunda asserção pode ser vista como uma justificativa da primeira, pois ao estabelecer essas relações, a didática também contribui para a compreensão das representações sociopolíticas. Portanto, ambas as asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira. A alternativa correta é: d) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No conceito pluridisciplinar tudo está interligado. Os conteúdos estão ligados entre si e, quando nos referimos à algumas temáticas pluridisciplinar, podemos analisar e nos remeter a conteúdos co-relacionados. Quando nos referimos ao termo 'pluridisciplinaridade', estamos dando o conceito das relações significativas entre as diferentes disciplinas existentes, que poderiam ser utilizadas como referenciais na elaboração de mapas de saberes diferentes na composição de temas diversos.
No Brasil, há órgãos que, através de provas, medem, controlam e diagnosticam o saber. Sobre o órgão que faz esse papel, assinale a alternativa CORRETA:
a) No Brasil, as instituições privadas se autoavaliam e obtêm resultados excelentes perante o MEC.
b) Em países desenvolvidos existem órgãos que auxiliam as universidades para avaliar o desempenho dos alunos. No Brasil existem programas que viabilizam e oportunizam, juntamente com órgãos reguladores governamentais.
c) No Brasil temos o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e o ENC (Exame Nacional de Cursos), entre outros meios que aparentemente medem o nível de aprendizado e ensino, dentro do processo de relacionamento educacional entre corpo docente, discente e instituição de ensino, o que continua sendo um ensino tecnicista e sistematizado, com regras e normas inflexíveis.
d) No Brasil temos a UNIEDU e outros meios que aparentemente medem os níveis de aprendizado e ensino, dentro do processo de órgãos reguladores. No Mercosul não existem órgãos reguladores do saber, assim o aluno entra na faculdade através de uma prova. Todos esses órgãos viabilizam e dão oportunidade aos alunos.

Mais conteúdos dessa disciplina