Logo Passei Direto
Buscar
É preciso considerar que a pedagogia marxista buscou responder ao modelo soviético de sociedade em diferentes momentos históricos, nos quais se destacam o pré e o pós Revolução de 1917 e o governo de Stálin. A pedagogia marxista era concebida como algo orgânico, cuja orientação estava centralizada pela categoria do trabalho. A educação, nesse sentido, deveria ser emancipatória e igualitária, delegada a uma escola renovada por um modelo __, ____ e ___.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima.
a. histórico crítico, poético e científico
b. histórico emancipatório, dialético e científico
c. histórico crítico, dialético e científico ✓
d. histórico crítico, soviético e científico
e. histórico crítico, dialético e político
User badge image
EducacaoHistorica

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para completar as lacunas da frase sobre a pedagogia marxista, precisamos considerar os princípios que fundamentam essa abordagem educacional. A pedagogia marxista enfatiza a importância de uma educação que seja crítica, dialética e que promova a ciência como base para a emancipação dos indivíduos. Analisando as alternativas: a) histórico crítico, poético e científico - A inclusão de "poético" não se alinha com os princípios da pedagogia marxista. b) histórico emancipatório, dialético e científico - Embora "emancipatório" seja relevante, a combinação não é a mais precisa. c) histórico crítico, dialético e científico - Esta opção reflete bem os princípios da pedagogia marxista, que busca uma educação crítica e dialética, fundamentada na ciência. d) histórico crítico, soviético e científico - A inclusão de "soviético" não é adequada, pois não é um termo que se encaixa na descrição da pedagogia marxista de forma geral. e) histórico crítico, dialético e político - Embora "político" tenha relevância, a combinação não é a mais precisa em relação ao foco na ciência. A alternativa que completa corretamente as lacunas é: c) histórico crítico, dialético e científico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O homem atua sobre o meio ativamente e o transforma dentro de sua perspectiva cultural e econômica, obtendo bens materiais necessários para sua sobrevivência ou em outras instâncias superando esta barreira. Para isso, desenvolve instrumentos necessários para a otimização do trabalho e, em cada nova geração que recebe estes instrumentos das gerações anteriores, são modicados e melhorados. Para os sofistas, a Nova Cultura era “entendida como a formação moral, retórico linguística, histórica do homem político enquanto tal” (CAMBI, 1999, p. 86) e que era baseada em qual teoria?
Assinale a alternativa correta, visando o contexto apresentado.
a. Baseia-se na leitura e na escrita e, que irá, ao fim, levar cada indivíduo a cultivar seus aspectos humanos, “elevando-o a uma condição de excelência, que todavia não se possui por natureza, mas se adquire pelo estudo e pelo empenho”.
b. Baseia-se na leitura e na escrita e, que irá, ao fim, levar cada indivíduo a esquecer seus aspectos humanos, “elevando-o a uma condição de excelência, que todavia não se possui por natureza, mas se adquire pelo estudo e pelo empenho”.
c. Baseia-se na leitura e na escrita e, que irá, ao fim, levar cada indivíduo a cultivar seus aspectos humanos, “elevando-o a uma condição de exaustão, que todavia não se possui por natureza, mas se adquire pelo estudo e pelo empenho”.
d. Baseia-se na leitura e na escrita e, que não irá, ao fim, levar cada indivíduo a cultivar seus aspectos humanos, “elevando-o a uma condição de excelência, que todavia não se possui por natureza, mas se adquire pelo estudo e pelo empenho”.
e. Baseia-se na leitura e na escrita e, que irá, ao fim, levar cada indivíduo a cultivar seus aspectos humanos, “elevando-o a uma condição de excelência, que todavia não se possui por natureza, mas que não se adquire pelo estudo e pela falta de empenho.”

Mais conteúdos dessa disciplina