Logo Passei Direto
Buscar
A regulação da temperatura via sudorese (produção de suor) durante o exercício físico é essencial para a busca do equilíbrio da temperatura corporal. Essa regulação acontece na (o):
Pulmão, principal responsável pela produção do suor.
Gânglio linfático, na produção de calor e eliminação do suor.
Glândula suprarrenal, produzindo e liberando o hormônio gonadotropina (GnRH).
Hipotálamo, através dos centros de perda e promoção de calor.
Intestino, na produção e na captação de água.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

A regulação da temperatura via sudorese durante o exercício físico acontece no hipotálamo, que é responsável por controlar os centros de perda e promoção de calor. Portanto, a resposta correta é: Hipotálamo, através dos centros de perda e promoção de calor.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Após a realização de exercícios vigorosos um paciente seu relata cãibras, frio, nauseas, pele fria e úmida e taquicardia.
Ao realizar a anamnese nutricional você percebeu uma baixa ingestão hídrica. Neste caso assinale a alternativa correta.
Os sinais apresentados pelo paciente poderiam representar desidratação mas a taquicardia não é característico.
A água é fundamental para manter o volume sanguíneo. A ingestão de 500 ml de água imediatamente antes do inicio do exercício impede a desidratação do indivíduo durante o exercício.
A ingestão de líquidos durante o exercício deve ser realizada a cada 15 a 20 minutos com uma ingestão média de 500 a 1000 ml.
Uma desidratação superior a 10% pode levar a sintomas gastro-intestinais, boca seca, enxaqueca, alucinações e sempre evoluem para óbito do paciente.
Em exercícios de longa duração sob forte calor a ingestão de água pura sem a reposição de eltrólitos pode ser um risco para a instalação do quadro de hiponatremia.

Durante uma ampla gama de atividades físicas os carboidratos são oxidados para se obter energia sob a forma de ATP. Com relação ao metabolismo do glicogênio corporal marque a opção correta:
O glicogênio hepático não é degradado durante o exercício. O glicogênio muscular contribui para a manutenção da glicemia. O processo de gliconeogênese é a formação de glicose a partir de aminoácidos, lactato e frutose. O glicogênio muscular é sintetizado preferencialmente durante o exercício. O conteúdo de glicogênio hepático sofre alterações durante o ciclo 'jejum - alimentado'.

Carboidratos e lipídios são os mais importantes substratos energéticos utilizados durante o exercício. Além destes 2 macronutrientes sabemos da importância do metabolismo protéico para os atletas. Com relação ao metabolismo de proteínas / aminoácidos durante o exercício marque a opção correta:
Os aminoácidos não são substratos para a gliconeogênese
A utilização de aminoácidos pelo músculo esquelético aumenta após a depleção do glicogênio muscular
A creatina é um aminoácido capaz de gerar energia durante o exercício
A metabolização dos aminoácidos gera uréia no rim
Os aminoácidos não são substratos energéticos para o músculo esquelético mesmo durante os exercícios intensos de longa duração

João M.D. ao acordar pela manhã realizou uma atividade física de longa duração (2h) e de alta intensidade em estado de jejum (jejum de 8h). Durante o exercício João sentiu-se tonto e posteriormente verificou-se que ele tinha experimentado um episódio de hipoglicemia. De acordo com esse relato podemos estimar que a base fisiológica para o ocorrido foi:
A lipólise e a proteólise diminuíram ao longo do exercício dificultando a manutenção da glicemia.
O glicogênio hepático e muscular já estavam depletados previamente ao exercício. Como ambos possuem função da manutenção da normoglicemia o indivíduo teve uma hipoglicemia durante o exercício.
O glicogênio muscular foi depletado o que induziu diretamente a hipoglicemia durante o esforço.
O glicogênio hepático foi depletado e a taxa da ativação da gliconeogênese não foi suficiente para atender a demanda de glicose pelas células.
João ainda possuía boas reservas de glicogênio hepático mesmo ao final do exercício, entretanto, a não ativação da gliconeogênese resultou na hipoglicemia.

No intuito de oferecer energia e manter a glicemia dentro da normalidade quais os principais carboidratos a serem ofertados durante uma competição esportiva intensa e de longa duração?
Glicose e galactose
Glicogênio e maltodextrina
Glicose e ribose
Glicose e lactose
Glicose e maltodextrina

Os efeitos da desidratação podem trazer sérios problemas de saúde ao atleta, por isso a reposição adequada de fluidos após uma prova esportiva, é primordial, principalmente, quando as condições ambientais são quentes.
Um maratonista iniciou sua competição com 80Kg e quando finalizou tinha 76kg. De acordo com essa perda hídrica, seu percentual de desidratação é
5%
4%
2%
1%
3%

Atletas envolvidos em esportes com características aeróbias necessitam de um grande volume de eritrócitos na corrente sanguínea. Para os eritrócitos serem funcionais no transporte de oxigênio pelo organismo eles necessitam da presença de qual mineral:
Magnésio
Ferro
Manganês
Sódio
Iodo

Em relação ao consumo de carboidratos, assinale a alternativa correta.
A ingestão desse nutriente é essencial já que este nutriente fornece ácidos graxos que são necessários para as membranas celulares, pele, síntese de hormônios e transporte de vitaminas liposolúveis.
Se esse nutriente não forem repostos através da dieta, o processo normal de síntese proteíca é prejudicado, o que resultaria em uma redução das proteínas corporais.
A ingestão recomendada para esse nutriente não deve ultrapassar a recomendação de 25% a 30% diários.
A maior preocupação envolvendo um excesso no consumo desse nutriente é o efeito prejudicial que uma grande quantidade de nitrogênio pode causar nos rins.
Esse nutriente é fundamental para aumentar os estoques corporais de glicogênio (hepático e muscular), retardar o aparecimento da fadiga e fornecer energia para os músculos que estão se exercitando melhorando e maximizando o desempenho.

Exercícios realizados na altitude aumentam a produção de radicais livres. Nesse contexto postula-se utilizar suplementos antioxidantes.
Dente as moléculas abaixo marque a que apresenta características antioxidantes
Glicose
Frutose
Selênio
Tiamina
Ácido graxo ômega 3

Mais conteúdos dessa disciplina