Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
Um ponto importante da crítica de Adam Smith ao mercantilismo, que teve impacto na economia internacional, diz respeito à especialização e às trocas entre os países. Suas conclusões mostraram que os países deveriam especializar-se na produção e exportação dos produtos que detivessem vantagem absoluta (DÍAZ et al., 2020).
Sobre a teoria das vantagens absolutas, analise as sentenças a seguir:
I- A teoria das vantagens absolutas defende que quando os países se especializam na produção dos produtos que possuem maior eficiência produtiva, lhe propiciam um aumento na produção e no consumo.
II- Nesta teoria, quanto maior emprego de obra para sua produção, maiores seriam os lucros, beneficiando os países compradores e vendedores no comércio internacional.
III- Quando os países se especializam na produção dos produtos que possuem maior eficiência, tornam-se capazes de produzir mais com um custo menor.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D Somente a sentença II está correta.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- A teoria das vantagens absolutas defende que quando os países se especializam na produção dos produtos que possuem maior eficiência produtiva, isso propicia um aumento na produção e no consumo. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois a especialização leva a uma maior eficiência e, consequentemente, a um aumento na produção e no consumo. II- Nesta teoria, quanto maior o emprego de obra para sua produção, maiores seriam os lucros, beneficiando os países compradores e vendedores no comércio internacional. Falso, a teoria das vantagens absolutas não necessariamente relaciona o aumento do emprego de mão de obra com maiores lucros. O foco está na eficiência produtiva, não no volume de mão de obra empregada. III- Quando os países se especializam na produção dos produtos que possuem maior eficiência, tornam-se capazes de produzir mais com um custo menor. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois a especialização permite que os países produzam mais eficientemente, reduzindo custos. Com base nas análises, as sentenças corretas são I e III. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: B) As sentenças I e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O comércio internacional propicia alguns benefícios às economias quando estas decidem realizar fazer parte dessa dinâmica na ordem mundial, sendo que alguns temas são muito importantes para pensarmos sobre o livre comércio dos países (DÍAZ et al., 2020).
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os bens produzidos em países diferentes não são exatamente os mesmos, sendo que o livre comércio oferece aos consumidores, em todos os países, maior variedade de escolha.
( ) Alguns bens podem ser produzidos a baixo custo, em pequenas quantidades - um fenômeno chamado economia de escala. O livre comércio dá acesso a mercados mundiais maiores e permite que se realizem economias de escala de forma mais completa.
( ) Uma empresa afastada dos competidores internacionais pode ter força no mercado, o que a capacita a aumentar os preços acima dos níveis competitivos. A abertura do mercado fortalece a competição e permite que a mão invisível tenha maiores chances de fazer sua mágica.
( ) Acredita-se que a transferência dos avanços tecnológicos, em todo o mundo, esteja ligada à comercialização dos bens que incorporam esses avanços. A melhor maneira de um país industrializado rico aprender sobre a revolução dos computadores, por exemplo, é comprar alguns computadores do estrangeiro, em vez de tentar produzi-los internamente.
A V - F - V - F.
B V - V - V - V.
C F - F - V - V.
D V - V - F - F.

David Ricardo foi um importante economista clássico e defensor do liberalismo econômico. Dentre suas teorizações mais significativas, pode-se citar a teoria das vantagens comparativas, muito conhecida e discutida no âmbito da ciência econômica (KRUGMAN; OBSTFELD, 2001).
Quanto à teoria das vantagens comparativas, assinale a alternativa CORRETA:
A A teoria das vantagens comparativas não apresenta nenhuma diferença da teoria das vantagens absolutas.
B Segundo essa teoria, os países menos desenvolvidos acumulam déficit na balança comercial pelo fenômeno conhecido como deterioração dos termos de troca.
C Segundo essa teoria, as diferenças internacionais na produtividade do trabalho são determinantes para o desenvolvimento do comércio internacional.
D De acordo com essa teoria, no comércio entre dois países, aquele que não tem nenhuma vantagem de produção, não deve participar do comércio internacional.

Considerado o precursor da economia moderna, Adam Smith foi um grande crítico do mercantilismo. Não por acaso, defendeu os princípios do livre mercado e a atuação mínima do Estado nas relações econômicas. No que se refere à economia internacional, também deixou importantes considerações, através da teoria das vantagens absolutas (APPLEYARD;FIELD JR.; COBB, 2010).
Com relação à teoria das vantagens absolutas, assinale a alternativa CORRETA:
A Segundo essa teoria, o comércio entre dois países pode beneficiar ambos, se cada um produzir os bens, ambos possuirão vantagens comparativas.
B Segundo essa teoria, determinado país deve se especializar na produção da mercadoria com maior uso de mão de obra.
C Segundo essa teoria, quando os países se especializam na produção dos produtos que possuem menor eficiência, tornam-se capazes de produzir com menores custos.
D Segundo essa teoria, os países deveriam importar aqueles produtos cujo parceiro comercial detivesse vantagem absoluta.

Mais conteúdos dessa disciplina