Logo Passei Direto
Buscar
Relacione os princípios tributários com as afirmacoes:
Implica aumento da exigência fiscal, à medida que cresce a capacidade de contribuir para com a coletividade, sendo tal operacionalizado pela imposição de alíquotas tanto maiores quanto maior a base de cálculo do tributo.
Cada cidadão contribui para a coletividade de acordo com a sua capacidade de fazê-lo, ou seja, o ônus tributário será tanto maior quanto maior for sua capacidade de arcar com tal ônus e, ao contrário, será tanto menor, ou até mesmo inexistente, quanto menor, ou nula, for tal capacidade.
A lei não poderá instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente, proibida qualquer distinção em razão de ocupação profissional ou função exercida.
Não se admite a exigência de tributos nos casos em que a capacidade contributiva não existe.
Princípio da progressividade
Princípio da capacidade contributiva
Princípio da igualdade ou isonomia
Princípio da preservação do mínimo existencial
User badge image
Estudo Através de Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos relacionar os princípios tributários com as afirmações apresentadas: 1. Princípio da Progressividade: Refere-se à ideia de que as alíquotas dos tributos devem aumentar conforme a base de cálculo aumenta. Isso está diretamente relacionado à afirmação sobre o aumento da exigência fiscal à medida que cresce a capacidade de contribuir. 2. Princípio da Capacidade Contributiva: Este princípio afirma que cada cidadão deve contribuir de acordo com sua capacidade de pagamento. A afirmação que diz que o ônus tributário será maior quanto maior for a capacidade de arcar com tal ônus se alinha perfeitamente a esse princípio. 3. Princípio da Igualdade ou Isonomia: Este princípio proíbe o tratamento desigual entre contribuintes em situações equivalentes. A afirmação que menciona a proibição de distinção em razão de ocupação profissional ou função exercida está relacionada a esse princípio. 4. Princípio da Preservação do Mínimo Existencial: Este princípio estabelece que não se deve exigir tributos quando a capacidade contributiva não existe. A afirmação que diz que não se admite a exigência de tributos nos casos em que a capacidade contributiva não existe se relaciona diretamente a esse princípio. Assim, cada afirmação pode ser claramente vinculada a um dos princípios tributários mencionados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina