Logo Passei Direto
Buscar
O Estado Democrático de Direito tem princípios que lhe são peculiares, entre os quais, principalmente, o que pode ser entendido como valor-guia do Ordenamento Jurídico de um Estado dessa natureza e corresponde – em menor ou maior grau – ao elemento comum dos direitos fundamentais.
Qual seria esse princípio?
a. Dignidade da pessoa humana.
b. Redução das desigualdades regionais.
c. A garantia do desenvolvimento social.
d. A construção de uma sociedade justa.
e. Erradicação da pobreza.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para identificar o princípio que pode ser entendido como valor-guia do Estado Democrático de Direito, precisamos considerar qual dos princípios listados está mais diretamente relacionado aos direitos fundamentais e à dignidade humana, que são centrais nesse contexto. Analisando as alternativas: a) Dignidade da pessoa humana - Este princípio é fundamental e está consagrado na Constituição Brasileira, sendo considerado o valor-guia dos direitos fundamentais e do Estado Democrático de Direito. b) Redução das desigualdades regionais - Embora importante, não é o princípio central que guia o ordenamento jurídico. c) A garantia do desenvolvimento social - Também relevante, mas não é o valor-guia principal. d) A construção de uma sociedade justa - Este é um objetivo desejável, mas não é o princípio fundamental que orienta o Estado Democrático de Direito. e) Erradicação da pobreza - Importante, mas não é o princípio que serve como valor-guia do ordenamento jurídico. Diante disso, a alternativa correta é: a) Dignidade da pessoa humana.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

“Imunidade consiste na exclusão de competência da União, Estados, Distrito Federal e Municípios para instituir tributos relativamente a determinados atos, fatos e pessoas expressamente previstas na Constituição Federal. Objetivam preservar da tributação valores considerados como de superior interesse nacional.”
Sendo assim, relacione os tipos de imunidade à justificativa de sua existência:
Diferente das demais imunidades que estão presentes no art. 150, inc. VI, essa imunidade está presente no art. 195 § 7º da Constituição. São imunes de contribuição para a seguridade social as entidades beneficentes de assistência social que atendam às exigências estabelecidas em lei.
Objetiva proteger a divulgação de ideias, conhecimentos, livre expressão do pensamento. Mediante desoneração de impostos, torna-se mais facilitada a confecção e sua distribuição, independentemente do conteúdo de cada publicação.
Evita a exigência de impostos sobre as atividades religiosas, estando fundamentada na liberdade de culto. Obsta o exercício do poder de tributar também em relação a imóveis alugados pelas entidades religiosas, desde que os valores sejam aplicados na atividade-fim da instituição.
Impede que a União, os estados e os municípios cobrem impostos sobre o patrimônio, renda e serviços uns dos outros, abrangendo as atividades das próprias pessoas políticas de direito público.

Relacione os princípios tributários com as afirmacoes:
Implica aumento da exigência fiscal, à medida que cresce a capacidade de contribuir para com a coletividade, sendo tal operacionalizado pela imposição de alíquotas tanto maiores quanto maior a base de cálculo do tributo.
Cada cidadão contribui para a coletividade de acordo com a sua capacidade de fazê-lo, ou seja, o ônus tributário será tanto maior quanto maior for sua capacidade de arcar com tal ônus e, ao contrário, será tanto menor, ou até mesmo inexistente, quanto menor, ou nula, for tal capacidade.
A lei não poderá instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente, proibida qualquer distinção em razão de ocupação profissional ou função exercida.
Não se admite a exigência de tributos nos casos em que a capacidade contributiva não existe.

Sobre os direitos fundamentais, analise as afirmações:
Escolha uma:
1) Os direitos humanos são inerentes à própria condição humana.
2) Há direitos fundamentais, em sentido material, que são incorporados por tratados internacionais sobre direitos humanos.
3) Existem duas dimensões de direitos fundamentais.
4) No campo tributário, os direitos fundamentais podem ser limitadores da ação estatal e, concomitantemente, constituir-se em objetivos a serem perseguidos pela tributação.
a. V-V-V-V
b. V-V-V-F
c. V-V-F-F
d. V-V-F-V
e. F-F-F-V

Em relação ao período pós-crise do Estado de Bem-Estar Social, é possível afirmar:
Escolha uma:
1) O vácuo teórico e a incapacidade de gestão dos Estados nacionais – fenômenos que se seguiram à crise pós-keynesiana – abriram espaço para os defensores do Estado mínimo.
2) Sob a ótica da tributação, assiste-se a um processo de fortalecimento dos valores e princípios construídos ao longo da história do Estado do Bem-Estar Social.
3) O princípio da capacidade contributiva passa a ser valorizado em demasia.
4) Reforçou-se a ideia de mero imposto-troca, a partir das concepções individualistas e às teses da fiscalidade mínima, surgidas nos anos oitenta.
5) O poder fiscal tornou-se um jogo para múltiplos centros de decisão públicos e privados que formam o tecido social, deixando de ser um atributo de um poder universal, representado até agora pelo Estado.
a. Apenas 1, 2 e 3 estão corretas.
b. Apenas 1, 4 e 5 estão corretas.
c. Apenas 1, 2 e 4 estão corretas.
d. Apenas 1, 2 e 5 estão corretas.
e. Apenas 3, 4 e 5 estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina