Logo Passei Direto
Buscar
Indique a alternativa que se refere ao seguinte conceito: "uma prática social interativa para fins comunicativos que se apresenta sob variadas formas ou gêneros textuais fundados na realidade sonora; ela vai desde uma realização mais informal à mais formal nos mais variados contextos de uso" (MARCUSCHI, 2010, p. 25).
a ) Letramento.
b ) Leitura.
c ) Alfabetização e letramento.
d ) Oralidade.
e ) Alfabetização.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas em relação ao conceito apresentado: a) Letramento - Refere-se à capacidade de usar a leitura e a escrita em contextos sociais, mas não se foca especificamente na prática interativa comunicativa. b) Leitura - É o ato de interpretar textos, mas não abrange a prática social interativa mencionada. c) Alfabetização e letramento - Embora inclua a leitura e a escrita, não se refere diretamente à prática interativa comunicativa. d) Oralidade - Este conceito se relaciona diretamente com a prática social interativa para fins comunicativos, especialmente em contextos variados e formas de expressão. e) Alfabetização - Refere-se ao processo de aprender a ler e escrever, mas não abrange a interatividade e a variedade de formas mencionadas. Diante da análise, a alternativa que melhor se refere ao conceito apresentado é: d) Oralidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo Soares (2003), ainda que tenham naturezas essencialmente diferentes, a alfabetização e o letramento são processos interdependentes e indissociáveis. O que isso significa? Assinale a alternativa correta.
a ) Significa que os dois processos podem acontecer de maneira separada, e isso pode ser exemplificado com a situação em que o aprendiz já traz uma bagagem de letramento mesmo antes de saber ler e escrever. O processo de alfabetização pode se valer desses conhecimentos prévios, privilegiando contextos de memorização e repetição, uma vez que o letramento não prevê esse tipo de situação.
b ) Significa que os dois processos devem acontecer de maneira separada (primeiro um e depois o outro), sendo que preferencialmente o letramento deve anteceder a alfabetização. Ao ocorrer primeiro, o letramento pode servir de conhecimento prévio para a construção da alfabetização, privilegiando contextos de memorização e repetição, uma vez que o letramento não prevê esse tipo de situação.
c ) Significa que, idealmente, desde antes de entrar na escola, o aprendiz deve ter a oportunidade de interagir com o caráter social da escrita e entrar em contato com textos significativos, de modo a viver cercado dos aspectos sócio-históricos de uso da escrita.
d ) Significa que os dois processos devem acontecer de maneira separada (primeiro um e depois o outro), sendo que preferencialmente a alfabetização deve anteceder o letramento. Ao ocorrer primeiro, o processo de alfabetização pode servir de conhecimento prévio para a construção do letramento, uma vez que o aprendiz passará a fazer um uso social dos conhecimentos adquiridos.
e) Significa que, idealmente, durante o processo de alfabetização, o aprendiz deve ter a oportunidade de interagir com o caráter social da escrita e entrar em contato com textos significativos, de modo que seu processo de alfabetização seja permeado pelos aspectos sócio-históricos da aquisição da escrita.

Para avançar nas etapas de aquisição da escrita, a criança precisa se apropriar do sistema de escrita alfabética (SEA) e compreender algumas de suas propriedades.
Sob essa ótica, assinale a alternativa que apresenta um dos indícios de que ocorreu essa apropriação.
a ) A criança imita a escrita, podendo misturar letras, outros símbolos e até rabiscos. Essa etapa, que é anterior à hipótese pré-silábica, revela que a criança está desenvolvendo a consciência fonológica.
b ) A criança ainda não compreende a correspondência entre o som e a escrita, mas já conhece algumas letras. Assim, ela pode escrever algumas letras soltas, desordenadas e até mesmo repetidas, principalmente aquelas que já conhece, como as letras do seu nome e dos de seus colegas.
c ) A criança compreendeu que o princípio alfabético registra os sons das palavras, e não seus significados. Assim, ela percebe que é possível que a palavra boi represente um animal maior que a palavra borboleta, apesar de a palavra boi ser menor que a palavra borboleta.
d ) A criança imita a leitura, passando o dedo pelas palavras de um livro enquanto verbaliza a história memorizada, por exemplo, porém, ainda há um descompasso entre o que está escrito e o que está sendo dito.
e ) A criança compreendeu que o princípio alfabético registra o significado das palavras. Dessa forma, ela não apenas decodifica os símbolos que estão registrados no papel, mas também compreende o sentido daquilo que está escrito.

De acordo com Santos e Albuquerque (2005, p. 97), não basta levar para a sala de aula exemplares de textos que circulam socialmente para que a situação de leitura e produção de texto seja real e significativa.
Para essas autoras, o que é necessário para que isso aconteça? Indique a alternativa correta.
a) É necessário haver a intenção clara e explícita de atender à determinada finalidade, pois o objetivo principal do ensino deve ser a identificação do gênero e da finalidade de um texto.
b) É necessário haver a intenção clara e explícita de levar os alunos a se apropriarem da escrita alfabética, pois o objetivo principal do ensino deve ser o trabalho com o som das letras e com a consciência fonológica.
c) É necessário haver a intenção clara e explícita de atender à determinada finalidade, que é levar os alunos a se apropriarem da escrita alfabética, pois é mais importante o aprendiz saber identificar o gênero e a finalidade de um texto do que ser capaz de lê-lo.
d) É necessário haver a intenção clara e explícita de atender à determinada finalidade, além de os alunos se apropriarem da escrita alfabética, pois de pouco serve o aprendiz identificar o gênero e a finalidade de um texto se não for capaz de lê-lo.
e) É necessário haver a intenção clara e explícita de levar os alunos a se apropriarem da escrita alfabética, pois o objetivo principal do ensino deve ser o trabalho com textos que prevejam a maior quantidade possível de combinações entre letras e sílabas.

Mais conteúdos dessa disciplina