Logo Passei Direto
Buscar
A catáfora corresponde ao processo através do qual um termo faz referência a outro inserido posteriormente no mesmo texto. A anáfora corresponde ao processo através do qual um termo faz referência a outro inserido anteriormente.
A partir dessas informações e considerando os conteúdos estudados sobre os processos de coesão por referência anafóricas e referências catafóricas, a alternativa que apresenta a coesão por relação catafórica é:
1. “Ele chegou! O frio intenso chegou à cidade!”
2. “As meninas estavam atentas a tudo. Elas não queriam perder nenhuma informação!”
3. “Deixei meu livro sobre a cama. Precisei dele durante a aula.”
4. “As férias chegaram! Finalmente!”
5. “Comprei as bananas na feira ontem. Deixei-as sobre a mesa da cozinha.”
User badge image
ExpressãoComunicativa

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

A alternativa que apresenta a coesão por relação catafórica é: 4. “As férias chegaram! Finalmente!” Nesse exemplo, "Finalmente!" faz referência a algo que será explicado ou detalhado posteriormente, que é a chegada das férias.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia os trechos a seguir: Segundo o dicionário, um dos conceitos para a palavra “broto” corresponde a uma pessoa jovem e atraente, especialmente do sexo feminino. O termo era bastante usado na época de publicação da crônica que o tinha como título. Leia um trecho dessa crônica a seguir: “Ser brotinho não é viver em um píncaro azulado: é muito mais! Ser brotinho é sorrir bastante dos homens e rir interminavelmente das mulheres, rir como se o ridículo, visível ou invisível, provocasse uma tosse de riso irresistível. Ser brotinho é não usar pintura alguma, às vezes, e ficar de cara lambida, os cabelos desarrumados […]”.
Assim, considerando essas informações, o trecho da crônica de Paulo Mendes Campos e os estudos feitos sobre variedade linguística, em relação aos dias de hoje, a crônica representa um exemplo de:
1. variação histórica.
2. expressão de grupos de interesses comuns.
3. dialeto.
4. jargão profissional.
5. fator social.

Leia o trecho a seguir: “O campo lexical de uma palavra designa um conjunto de palavras que representam um campo conceptual comum devido às relações semânticas que estabelecem entre si, ou seja, pelas relações de sentido existentes entre elas.”
A partir dessas informações e considerando os estudos realizados sobre coesão textual e o uso de elementos linguísticos baseados em campos lexicais, a alternativa que apresenta coesão textual e esse uso é:
1. “Numa sociedade que vive plenamente o desenvolvimento do capitalismo, um sentimento de impossibilidade tom conta da maior parte da sociedade.”
2. “O garoto fugiu da escola às onze horas da manhã de uma sexta-feira de abril. Não se sabe bem o ano, mas muitas foram as fugas desde então.”
3. “As gramáticas ensinam que o hiato é o encontro de duas vogais pronunciadas em dois impulsos distintos, formando sílabas diferentes.”
4. “As crianças corriam pelo jardim. Todas as crianças estavam alegres naquele dia. No final do período das aulas, as crianças dedicam-se à diversão.”
5. “Havia uma grande tensão no ar, um funcionário conversava com os empregados da fábrica; o patrão estava a caminho e o representante do sindicato também.”

A coesão textual garante a ligação entre as palavras, as orações e as frases de um texto e o uso de pronomes, sinônimos, hipônimos, heterônimos, campos lexicais e campos semânticos atuam em favor dessa ligação. Considerando essas informações e os estudos realizados sobre a coesão textual e os processos de referências a fim de garantir a “amarração” das ideias do texto, analise os mecanismos de coesão mencionados a seguir e associe-os com suas respectivas características.
1) Relações exofóricas. 2) Relações endofóricas. 3) Relações anafóricas. 4) Relações catafóricas. ( ) As relações que têm o referente apresentado depois delas. ( ) As relações que fazem a retomada de referentes que aparecem antes delas. ( ) As relações que têm referências encontradas dentro do próprio texto. ( ) As relações que têm referências encontradas fora do texto.
1. 4, 2, 3, 1.
2. 4, 3, 2, 1.
3. 3, 1, 4, 2.
4. 1, 4, 2, 3.
5. 2, 3, 1, 4.

Leia o trecho a seguir: “A coesão é princípio de unidade semântica de um texto, assegurado por um conjunto de mecanismos linguísticos que articulam e sequenciam os diferentes elementos textuais”. A coesão e a coerência trabalham juntas pela textualidade.
A partir dessas informações e considerando os estudos feitos sobre os principais mecanismos de coesão semântica, analise os mecanismos a seguir e associe-os com suas respectivas características.
1) Uso de sinonímia.
2) Uso de hiperonímia.
3) Uso de hiponímia.
4) Repetição de item lexical.
( ) Emprego de termo de sentido genérico que designa uma classe ou a um conjunto.
( ) Emprego de vocábulo que pertence a uma classe ou a um conjunto.
( ) Reiteração de um termo.
( ) Substituição de um vocábulo por outro com equivalência de significado.
1. 2, 4, 3, 1.
2. 4, 3, 2, 1.
3. 1, 4, 3, 2.
4. 2, 3, 4, 1.
5. 3, 2, 1, 4.

Num processo comunicativo, podem ocorrem interpretações distintas a partir de um enunciado subjetivo. Segundo o dicionário Houaiss, algo subjetivo pertence ou é relativo ao sujeito; que é pessoal; que não é imparcial; é tendencioso; ou seja, que exprime ou manifesta as ideias da própria pessoa.
Assim, considerando essas informações e o conteúdo estudado a respeito da elaboração de respostas subjetivas, a frase que apresenta subjetividade é:
1. “O quadro da sala de aula estava riscado.”
2. “A tinta da caneta acabou pela manhã.”
3. “Houve muitos visitantes naquele evento.”
4. “Prefiro laranjas a bananas, gosto muito de frutas suculentas.”
5. “Os feirantes encerraram o trabalho após o almoço.”

Vivenciando situações em que ocorrem processos de avaliação, é preciso que se observe o chamado “comando de questão”, isto é, o verbo que determina o que o avaliado deve fazer; geralmente, é representado por um verbo no modo imperativo, ou seja, um verbo que “dá ordem”, que “comanda”.
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise os comandos de questão e a seguir associe-os com suas respectivas características.
1) “Analise.”
2) “Compare.”
3) “Explique.”
4) “Justifique.”
( ) Solicita o desenvolvimento de aspectos comuns e opostos.
( ) Solicita o desenvolvimento de um raciocínio a partir de uma afirmativa dada.
( ) Solicita o desenvolvimento de um raciocínio associado à argumentação.
( ) Solicita um raciocínio associado ao conteúdo pedido em uma questão.
1. 2, 4, 1, 3.
2. 3, 1, 2, 4.
3. 2, 4, 3, 1.
4. 4, 1, 2, 3.
5. 1, 2, 4, 3.

Leia o trecho a seguir: As autoras Paschoalin e Spadotto, a respeito da denotação, mencionam que “o significado usual ou convencional da palavra é o primeiro informado no dicionário. É um tipo de emprego em que a palavra fica sujeita a apenas uma interpretação”.
A partir da leitura do trecho acima e considerando os conteúdos estudados sobre o uso da denotação, a alternativa que apresenta uma frase do livro O segredo e outras histórias de descoberta, de Lygia Fagundes Telles, com uso denotativo das palavras é:
1. “Aproximou-se ganindo docemente, depositou o gorro aos pés do pintor e tombou morto.”
2. “Tia Marita veio ao meu encontro, mais aflita e gaguejante do que de costume.”
3. “Começou a enrolar seu cigarrinho de palha. Os olhinhos escuros faiscavam.”
4. “Ou passei a mentir menos, mais de uma vez ele me falou do horror que tinha de tudo que cheirava a falsidade, escamoteação.”
5. “Fechei a boca em brasa agora que os tocos das unhas (já crescidas) eram tentação e punição maior.”

Leia o trecho a seguir: Segundo o dicionário Houaiss, a objetividade diz respeito à qualidade do que é objetivo; uma representação fiel de um objeto ou fato; isto é, que tem existência real. Uma resposta objetiva busca a verossimilhança, isso quer dizer que tem base na realidade para a apresentação de conteúdos, com predomínio da denotação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado a respeito da elaboração de respostas objetivas, a frase que apresenta objetividade é:
1. “Quando sua amiga foi embora, senti que a noite chegou à sua vida”.
2. “Para mim, cada segundo demorava uma eternidade”.
3. “Um dia completo apresenta vinte e quatro horas; cada hora, sessenta minutos; cada minuto, sessenta segundos”.
4. “Não desejo que o dia termine, que a noite chegue”.
5. “Eu fiquei feliz com a chegada daquele dia”.

Mais conteúdos dessa disciplina