Logo Passei Direto
Buscar
A restauração de bens culturais musealizados é o resultado desastroso da carência de ações de conservação. Ainda assim, é um procedimento aceito e necessário à vida museal do objeto. Os procedimentos de preservação, conservação e restauração têm em comum a preocupação de manter a integridade física e simbólica das peças. Sobre o diferencial da restauração com relação à preservação e à conservação, assinale a alternativa CORRETA:
A A restauração realiza ações indiretas, dirigidas a retardar e prevenir danos aos acervos.
B A restauração interfere na materialidade do objeto, impactando na sua estrutura e aparência física.
C A restauração ocasiona baixa intervenção na peça, pois é um procedimento estético e documentado.
D A restauração é preventiva, permitindo ao acervo ser reutilizado com acondicionamento e manutenção reversível.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao conceito de restauração e como ela se diferencia da preservação e conservação de bens culturais. A) A restauração realiza ações indiretas, dirigidas a retardar e prevenir danos aos acervos. - Esta descrição se refere mais à conservação, que busca prevenir danos. B) A restauração interfere na materialidade do objeto, impactando na sua estrutura e aparência física. - Esta alternativa é correta, pois a restauração envolve intervenções que podem alterar a materialidade e a aparência do objeto. C) A restauração ocasiona baixa intervenção na peça, pois é um procedimento estético e documentado. - Isso não é verdade, pois a restauração pode envolver intervenções significativas. D) A restauração é preventiva, permitindo ao acervo ser reutilizado com acondicionamento e manutenção reversível. - Isso se refere mais à conservação preventiva, não à restauração. Portanto, a alternativa correta que destaca o diferencial da restauração em relação à preservação e conservação é: B) A restauração interfere na materialidade do objeto, impactando na sua estrutura e aparência física.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Roubo, depredação, vandalismo e danos estruturais aos objetos do museu são problemas frequentes que as equipes e a direção se defrontam no dia a dia das instituições.
Sobre medidas de segurança, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O uso do mobiliário adequado ao acondicionamento garante a manutenção de sua forma original e a segurança da peça na reserva técnica. ( ) Objetos longos, quando mal sustentados ou colocados em prateleira ou aparadores curtos, podem se encurvar. ( ) Fazer o mapeamento dos lugares de guarda das coleções é uma medida de segurança. ( ) A segurança do acervo é responsabilidade exclusiva da equipe contratada para isso. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V - V.
B F - V - F - F.
C V - F - F - V.
D V - V - V - F.

O registro dos métodos de intervenção que determinado objeto sofre ao longo da sua vida museológica, bem como o tratamento em si dado ao objeto em conservação e/ou restauração, deve ser documentado em fotografias, fichas e relatórios do livro diário do acervo. Sobre como chamamos essas ações, assinale a alternativa CORRETA:
a) Denominadas "gestão de acervo", atribuição do profissional responsável com formação na área, bem como dos gestores da instituição museológica.
b) Denominadas "gestão de acervo", papel dos restauradores da instituição museológica.
c) Denominadas "gestão museológica", papel do profissional responsável com formação na área.
d) Denominadas "gestão museológica", papel do profissional responsável sem formação na área, bem como dos gestores da instituição museológica.

Os museus são reconhecidos em diferentes perspectivas de ação. Para uns, o alcance dessas instituições se dá na ênfase da antiguidade dos acervos. Para outros, na produção do conhecimento e da informação que produzem em favor dos públicos. No que se refere à legislação brasileira de museus e de que forma essas instituições são caracterizadas, assinale a alternativa CORRETA:
a) Instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, bens culturais materiais e imateriais.
b) Instituições sem fins lucrativos abertas ao público da sociedade, visando ao desenvolvimento, à preservação técnica e à educação elitizada por meio de bens culturais com valor histórico e artístico representativo de classe.
c) Instituições que adquirem, conservam e expõem bens culturais para fins de serviços de turismo e educação.
d) Instituições com fins lucrativos que preservam, restauram, pesquisam, realizam exposições e conservação de bens históricos, artísticos e científicos para educação e deleite da sociedade.

A escolha dos materiais a serem empregados no acondicionamento dos objetos museológicos é de extrema relevância para a manutenção de sua integridade. Embalagens, caixas e envelopes, por exemplo, devem proteger o acervo dos agentes da deterioração sem que haja influência dos mesmos no objeto. Pensando nas regras para utilização das embalagens, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Sempre podemos utilizar materiais neutros para cuidado do acervo.
II- Dependendo do tipo de acervo, o uso do PVC é contraindicado.
III- As tintas de canetas, clips, adesivos de colagem, fita crepe e outros materiais aderentes não devem ser usados nas peças de museu.
IV- Os cabides para peças de indumentária devem ser plásticos e forrados com malha cirúrgica para evitar deformar o tecido.
a) Somente a sentença III está correta.
b) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) Somente a sentença II está correta.

As Reservas Técnicas museológicas (RT) são espaços de armazenamento e acondicionamento dos objetos do acervo. São ambientes que precisam ser constituídos com planejamento, mobiliário especial, medidas de segurança, higiene e boa distribuição espacial para o crescimento do acervo. Sobre as recomendações dadas à área da RT, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Mobiliário adequado e de armazenagem estável e inerte.
II- Atenção ao roubo e ao vandalismo.
III- Controle das condições de temperatura, umidade e luz.
IV- Neutralização do ataque de agentes deteriorantes.
a) IV - III - I - II.
b) II - I - IV - III.
c) I - IV - II - III.
d) III - I - II - IV.

Mais conteúdos dessa disciplina