Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
Mulher, 25 anos, queixa-se de ganho de peso, fraqueza e apresentou fratura em coluna vertebral após queda da própria altura há 2 meses. Está em amenorreia há 6 meses. Exame físico: peso: 90 kg, estatura: 1,65 m, índice de massa corporal: 33 kg/m² , pletora facial, preenchimento da fossa supraclavicular, PA = 170 x 100 mmHg. FC = 92 bpm. Abdome globoso com estrias violáceas medindo 1,5 cm, equimoses em membros inferiores.
Qual é a investigação inicial para a principal hipótese diagnóstica?
A Dosagem sérica de cálcio e 25 OH vitamina D.
B Tomografia computadorizada de abdome.
C Cortisol plasmático após 1 mg de dexametasona.
D Ressonância magnética de sela túrcica.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

A paciente apresenta sinais e sintomas que sugerem a síndrome de Cushing, como ganho de peso, fraqueza, amenorreia, hipertensão, pletora facial e estrias violáceas. A investigação inicial para confirmar essa hipótese diagnóstica envolve a avaliação dos níveis de cortisol. A opção que se refere à dosagem de cortisol é a C) Cortisol plasmático após 1 mg de dexametasona. Este teste é utilizado para avaliar a supressão do cortisol e é um dos primeiros passos na investigação da síndrome de Cushing. Portanto, a resposta correta é: C) Cortisol plasmático após 1 mg de dexametasona.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em uma mulher de 44 anos, durante investigação de cólica biliar, foi realizada ultrassonografia e achado incidental de uma lesão em adrenal esquerda. Ao realizar tomografia no protocolo de adrenal, observou-se tratar de um provável adenoma que, quando investigado, mostrou-se não ser produtor hormonal. O seu diâmetro é de 1,5cm.
Qual a conduta recomendada?
A Conservadora.
B Braquiterapia.
C Ablação percutânea.
D Ressecção cirúrgica.

Mulher, 30 anos, asmática, em uso de corticoide com beta agonista inalatórios e prednisona 20mg/d há 3 meses. Interna para a realização de mamoplastia eletiva. Após boa evolução clínica imediata é mantida com medicações sintomáticas. Depois de 24 horas é transferida a unidade de terapia intensiva (UTI) por hipotensão grave, não responsiva ao volume e hipoglicemia grave.
Assinale o diagnóstico provável e a melhor conduta:
A Trata-se de deficiência mineralocorticoide por supressão adrenal em paciente com uso crônico de corticoide. Pode apresentar alteração na concentração sérica de sódio e potássio e deve ser tratada com reposição de corticosteroides.
B Trata-se de choque hemorrágico, devendo-se comunicar a equipe cirúrgica para intervenção imediata.
C Trata-se de complicação pelo jejum prolongado, evoluindo com hipoglicemia e hipovolemia. A reposição de cristaloides e glicose é suficiente para reversão do quadro.
D Trata-se de provável infarto agudo do miocárdio em pós-operatório, angioplastia primária é mandatória.
E Trata-se de choque séptico pulmonar. Início imediato de antibioticoterapia e medidas de suporte.

A hipertensão essencial é a maior causa de hipertensão em todo o mundo, já a hipertensão secundária é menos comum e deve ser investigada sempre que suspeita clínica, como nos casos de pacientes jovens mantendo pressão arterial alta. Uma das causas de hipertensão secundária é um tumor, Feocromocitoma.
Quais dos exames abaixo seriam bem indicados como investigação inicial para diagnóstico de Feocromocitoma?
A Metanefrinas e catecolaminas urinárias ou plasmáticas.
B Doppler de artérias renais.
C Dosagem de ACTH plasmático.
D Dosagem de cortisol plasmático.
E Dosagem de aldosterona e renina plasmática.

Os marcadores tumorais podem ser utilizados no auxílio diagnóstico e sobretudo para monitorização da resposta terapêutica a diversos tipos de neoplasias. Relacione os marcadores tumorais na coluna da esquerda com as neoplasias que podem ser diagnosticadas e/ou monitoradas por eles na coluna da direita.
A sequência CORRETA é:
1) CA 125;
2) CA 15-3;
3) Calcitonina;
4) Cromogranina A;
5) Ácido 5 hidroxiindolacético;
A 1 - 2 - 3 - 4 - 5
B 2 - 4 - 3 - 5 - 1
C 5 - 4 - 3 - 2 - 1
D 4 - 5 - 1 - 3 - 2
E 4 - 2 - 1 - 5 - 3

Paciente feminina, 32 anos, procura atendimento médico queixando de palpitações há 60 dias. Relata que se iniciam em repouso, subitamente, sem relação com esforços físicos ou alterações emocionais. Nega dor torácica, nega dispneia. Nega perda de consciência. Associa as crises de palpitações com cefaleia importante e aumento da pressão arterial.
Assinale a opção terapêutica mais adequada para o caso.
A Devido a estabilidade hemodinâmica e quadro não agudo, o objetivo é controle da frequência cardíaca com alfa-bloqueadores e anticoagulação sistêmica.
B Solicitar marcadores de injúria miocárdica e trombólise.
C Acompanhamento psicoterápico e inibidores da recaptação de serotonina.
D Adrenalectomia esquerda.

Mulher 35 anos, em acompanhamento no ambulatório de reumatologia devido a lúpus eritematoso sistêmico. Em uso contínuo de hidroxicloroquina e ciclofosfamida com retirada da prednisona no último mês. Na consulta de hoje, queixa-se de fadiga, mal estar geral e mialgia generalizada.
Assinale a alternativa que apresenta a conduta mais adequada:
A Solicitar FAN.
B Solicitar Anti-SM.
C Reiniciar prednisona.
D Iniciar daratumumab.
E Trocar ciclofosfamida por rituxumab.

Qual é a manifestação laboratorial mais comum na síndrome de Cushing adrenal primária e qual é o teste diagnóstico inicial apropriado para a síndrome de Cushing ACTH dependente?
Assinale a alternativa correta.
A Elevação da glicose sérica; teste de supressão com baixa dose de dexametasona.
B Níveis normais ou elevados de ACTH; teste de supressão com dose alta de dexametasona.
C Níveis elevados de ACTH; imagem hipofisária.
D Níveis indetectáveis de ACTH (<5 pg/mL); imagem hipofisária.
E Níveis indetectáveis de ACTH (<5 pg/mL); teste de supressão com baixa dose de dexametasona.

O paciente J.L.S, sexo masculino, 72 anos, procura assistência devido ao desenvolvimento de obesidade abdominal, miopatia proximal e hiperpigmentação cutânea. Os exames laboratoriais revelam alcalose metabólica hipopotassêmica. Foi aventada a hipótese diagnóstica de síndrome de Cushing (SC).
Em relação a essa síndrome, assinale a alternativa correta.
A A causa mais comum é idiopática, pelo uso desconhecido ou indiscriminado de opioides.
B Os níveis basais de ACTH provavelmente estão baixos.
C A estratégia para confirmação diagnóstica da SC deve iniciar com exame de sangue e raio x para ver as condições dos pulmões.
D A avaliação do cortisol sanguíneo livre com duas ou três vezes medidas consecutivas, tem sido considerada ineficiente, inclusive quando os valores excedem cinco vezes o valor basal.
E A classificação da SC pode ser feita em primária e secundária, sendo a primária uma causa endógena caracterizada pela hipersecreção de ACTH e CRH no eixo hipotálamo-hipofisário e a secundária, que ocorre mais frequentemente, por causas exógenas devido ao uso crônico de medicamentos com glicocorticoides.

Um adolescente de 14 anos apresenta quadro de fadiga, perda de peso e bronzeamento da pele, apesar da baixa exposição solar. O paciente possui histórico de hipotensão ortostática. Na avaliação laboratorial dos eletrólitos, apresenta hiponatremia e hipercalcemia.
Nesse contexto, assinale a alternativa que corresponde ao diagnóstico do paciente.
A Doença de Addison.
B Diabetes mellitus tipo 1.
C Hipotireoidismo.
D Síndrome de Cushing.
E Insuficiência Renal Crônica.

Tumores neuroendócrinos associados ao tecido simpático:
Assinale a alternativa correta.
A Que têm a potencialidade de secretar catecolaminas são raros e chamados de feocromocitomas (medula adrenal) ou paragangliomas (tecido não adrenal).
B Que não têm a potencialidade de secretar catecolaminas são raros e chamados de feocromocitomas (medula adrenal) ou paragangliomas (tecido adrenal).
C Que apresentam a potencialidade de captar catecolaminas são raros e chamados de feocromocitomas (medula adrenal) ou paragangliomas (tecido não adrenal).
D Exceto os com potencialidade de secretar catecolaminas, são comuns e chamados de feocromocitomas (medula adrenal) ou não paragangliomas (tecido não adrenal).

Um paciente adulto é diagnosticado com níveis elevados de aldosterona, que são inapropriadamente elevados em relação ao sistema renina-angiotensina-aldosterona e não são suprimíveis por sobrecarga de sódio.
A etiologia mais comumente responsável por este quadro é:
A Adenoma adrenal unilateral.
B Hiperplasia adrenal bilateral.
C Feocromocitoma.
D Carcinoma adrenal.

Paciente, 45 anos, sexo masculino, procura atendimento médico relatando ganho de peso rápido, acúmulo de gordura na região abdominal e cervical, fraqueza muscular, estrias avermelhadas na pele e problemas de memória. Exames laboratoriais revelam níveis elevados de cortisol.
O diagnóstico sugerido é síndrome de Cushing endógena. A etiologia mais prevalente da Síndrome de Cushing endógena é:
A Carcinoma adrenal.
B Hiperplasia adrenal congênita.
C Corticotropinoma.
D Produção ectópica de ACTH por tumores pulmonares.

Homem de 43 anos de idade procura o ambulatório devido a queixa de ganho de peso, cansaço diurno e equimoses frequentes na pele dos braços nos últimos seis meses.
Qual é o exame inicial que deve ser solicitado neste momento para a investigação da condição apresentada por esse paciente?
A Tomografia de adrenais
B Ressonância de abdome
C Cortisol salivar da meia-noite
D Cortisol urinário de 24 horas
E Aldosterona sérica

Paciente J.F.A, sexo feminino, 68 anos, hipertensa e diabética. Em investigação ambulatorial de queixa de tosse crônica, realizou tomografia de tórax, que não encontrou alterações pulmonares. Como achado adicional foi observado nodulação de 2,5 cm em adrenal esquerda.
Os próximos exames a solicitar como investigação desta alteração devem ser:
A Biópsia guiada do nódulo adrenal e triagem de tumor produtor de catecolaminas e cortisol.
B Ressonância magnética de abdome superior e triagem de tumor produtor de catecolaminas e cortisol.
C Tomografia de adrenal e triagem de tumor produtor de catecolaminas, aldosterona e cortisol.
D Ultrassom de abdome superior e triagem de tumor produtor de catecolaminas, aldosterona e cortisol.

Paciente de 34 anos, sexo feminino, apresentou-se ao Departamento de Emergência com confusão mental, letargia e episódios de síncope ao permanecer de pé. Ela também teve episódios de vômitos ao longo do dia.
Qual a terapêutica poderia ser iniciada nesta paciente precocemente?
A Difenidramina.
B Hidrocortisona.
C Vancomicina.
D Propiltiouracil.

Mulher, 35 anos, queixa-se de ganho de peso, fraqueza e apresentou fratura em coluna vertebral após queda da própria altura há 2 meses.
A investigação inicial para a principal hipótese diagnóstica é
A ressonância magnética de crânio.
B dosagem sérica de cálcio e 25 OH vitamina D.
C tomografia computadorizada de abdome.
D cortisol plasmático após 1 mg de dexametasona.
E ressonância magnética de sela túrcica.

Paciente do sexo feminino, com 43 anos procura atendimento com queixas de malestar, fadiga, hiporexia e uma sensação de desmaio iminente nos últimos 2 meses. Está com hábito de "beber o líquido da conserva de azeitonas". O exame físico encontrou hipotensão ortostática e um escurecimento da pele em regiões foto expostas como nas superfícies extensoras e dobras das mãos, além de gengiva e lábios.
Diante do quadro apresentado, é CORRETO afirmar que o médico deve suspeitar de insuficiência suprarrenal:
A secundária e pesquisar uso prolongado de corticoide.
B primária e investigar infecções como tuberculose ou micoses sistêmicas.
C primária.
D secundária.

Paciente feminina, 55 anos, portadora de artrite reumatoide, uso de prednisona 10 mg há 10 anos. Realizou cirurgia para correção de hérnia de hiato, sem intercorrências. No primeiro dia de pós-operatório, apresentou fraqueza e vômitos, seguido de hipotensão.
Baseado na hipótese diagnóstica do quadro clínico acima, assinale a alternativa CORRETA a respeito do tratamento indicado:
A Manutenção da reposição de cristaloide e antibioticoterapia.
B Noradrenalina e abordagem cirúrgica.
C Noradrenalina e hidrocortisona.
D Manutenção da reposição de cristaloide e transfusão de concentrado de hemácias.

Mulher de 40 anos de idade é admitida na unidade de emergência com quadro de fadiga, náuseas, vômitos, mialgia e tontura ao se levantar há 2 dias. Tem história prévia de artrite reumatoide, estando em uso de metotrexato 25mg/semana, leunomida 20mg/dia, sulfassalazina 2000mg/dia e hidroxicloroquina 400mg/dia.
Qual é o exame que deve ser solicitado inicialmente para definição do diagnóstico dessa paciente?
A Cortisol sérico
B Tomografia de adrenais
C Aldosterona sérica
D Cortisol urinário de 24 horas

Mais conteúdos dessa disciplina