Logo Passei Direto
Buscar
A Lei Complementar n. 123/2006 prevê tratamento tributário diferenciado para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, que consiste em um regime especial unificado de arrecadação de tributos e contribuições devidos por estas entidades, denominado Simples Nacional.
Sobre este, é incorreto afirmar que:
a) para fins do Simples Nacional, considera-se receita bruta o produto da venda de bens e serviços nas operações de conta própria, o preço dos serviços prestados e o resultado nas operações em conta alheia, excluídas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos.
b) o Simples Nacional implica o recolhimento mensal, mediante documento único de arrecadação, de um conjunto de tributos e contribuições. Todavia, mesmo em relação a algum destes tributos e contribuições, há situações em que o recolhimento dar-se-á à parte do Simples Nacional.
c) na determinação dos valores a serem lançados de ofício para cada tributo, após a exclusão do Simples Nacional, devem ser deduzidos eventuais recolhimentos da mesma natureza efetuados nessa sistemática, observando-se os percentuais previstos em lei sobre o montante pago de forma unificada.
d) alteração recente na legislação tributária permitiu o parcelamento de débitos do Simples Nacional.
e) para efeito do Simples Nacional, e enquadramento da sociedade empresária na condição de Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, deve-se considerar a receita de cada estabelecimento individualmente, e não o somatório destes.
User badge image
Progresso com Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual delas é incorreta em relação ao Simples Nacional, conforme a Lei Complementar n. 123/2006. a) Esta afirmação está correta. A receita bruta realmente considera o produto da venda de bens e serviços, excluindo vendas canceladas e descontos incondicionais. b) Esta afirmação também está correta. O Simples Nacional implica o recolhimento mensal de tributos, mas existem situações em que alguns tributos são recolhidos separadamente. c) Esta afirmação está correta. Na determinação dos valores a serem lançados, devem ser deduzidos os recolhimentos da mesma natureza, conforme os percentuais previstos. d) Esta afirmação está correta. A legislação tributária realmente permitiu o parcelamento de débitos do Simples Nacional. e) Esta afirmação é incorreta. Para efeito do Simples Nacional, deve-se considerar a receita bruta total da empresa, ou seja, o somatório da receita de todos os estabelecimentos, e não individualmente. Portanto, a alternativa incorreta é: e) para efeito do Simples Nacional, e enquadramento da sociedade empresária na condição de Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, deve-se considerar a receita de cada estabelecimento individualmente, e não o somatório destes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina