Logo Passei Direto
Buscar

Filosofia

Outros
A filósofa Terezinha Rios mostra que as utopias nos fazem caminhar, e que só há diálogo nas diferenças. Os filósofos têm em comum com as crianças o fato de serem
(A) 'calados', reflexivos capazes de aceitar explicações mesmo sem compreender os temas.
(B) 'enxeridos,' tudo querem saber e exigem explicações prolongadas e minuciosas.
(C) 'cabeçudos,' idéias fixas. Quando defendem uma idéia não aceitam a existência de outras maneiras de pensar.
(D) 'perguntadeiros', não admitem respostas definitivas. Não querem apenas explicações, querem compreender.
(E) 'barulhentos' semelhantes a um bando de latas que rolam a ladeira abaixo, num movimento aparentemente caótico.
User badge image
ReflexoesFilosoficas

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando a perspectiva da filósofa Terezinha Rios sobre a relação entre filósofos e crianças. (A) "calados", reflexivos capazes de aceitar explicações mesmo sem compreender os temas. - Essa opção não reflete a curiosidade e a busca ativa por compreensão que caracterizam tanto filósofos quanto crianças. (B) "enxeridos," tudo querem saber e exigem explicações prolongadas e minuciosas. - Embora essa opção capture a curiosidade, a palavra "exigem" pode não se encaixar bem na ideia de diálogo e busca de compreensão. (C) "cabeçudos," ideias fixas. Quando defendem uma ideia não aceitam a existência de outras maneiras de pensar. - Essa opção é contrária ao espírito filosófico e à abertura ao diálogo nas diferenças. (D) "perguntadeiros", não admitem respostas definitivas. Não querem apenas explicações, querem compreender. - Esta opção reflete bem a natureza inquisitiva de filósofos e crianças, que buscam entender o mundo ao seu redor e não se contentam com respostas simples. (E) "barulhentos" semelhantes a um bando de latas que rolam a ladeira abaixo, num movimento aparentemente caótico. - Essa opção é mais metafórica e não se relaciona diretamente com a busca por compreensão. A alternativa que melhor representa a ideia de que filósofos e crianças compartilham uma curiosidade e uma busca por compreensão é: (D) "perguntadeiros", não admitem respostas definitivas. Não querem apenas explicações, querem compreender.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No artigo, indicado para estudo, José Mauricio de Carvalho escreve: A Filosofia tem hoje, como teve na antiga Grécia, a [..................] de elaborar argumentos válidos capazes de nos libertar do medo e da ignorância. A Filosofia instiga a não nos acomodarmos, pois a acomodação do homem alimenta a irracionalidade da besta fera, que toda a evolução da espécie não eliminou. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
A) Desnecessidade
B) Política
C) Missão
D) Filosofia
E) Opção

Considerando o texto de Carvalho “A missão da Filosofia” analise as afirmacoes abaixo e considere a alternativa CORRETA.
A) A filosofia tem como missão o esclarecimento da situação do homem, além de elucidar o seu modo de ser, proporcionando novas bases do seu viver.
B) A filosofia tem como missão uma simples abstração dependente da vida. A filosofia não traduz o sentir, o pensar e o agir do homem.
C) A filosofia tem como missão aspirar à verdade parcial, a que o mundo quer. A filosofia não se destina ao homem como ser humano, mas apenas a uma elite fechada em si mesma.
D) A filosofia tem como missão oferecer um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si mesmo. Ela é, antes de mais nada, uma prática de vida que procura pensar os acontecimentos na sua pura aparência.
E) A filosofia está aquém daquilo que é, para propor como poderia ser. É, portanto, dispensável para a vida de todos nós, que desejamos ser seres humanos completos, cidadãos livres e responsáveis por nossas escolhas.

Temos que: “a filosofia surge quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas”. (CHAUÍ, 2003). Fica, então, como legado da Filosofia grega para o Ocidente europeu:
A)
A) A preocupação com a continuidade entre a vida e a morte, através da pratica de embalsamamento e outros cuidados funerários.
B) A criação da dialética, fundamentada na luta de classes, como forma de explicação sociológica da realidade humana.
C) O nascimento das ciências humanas, implicando em conhecimentos autônomos e compartimentados.
D) A produção de uma concepção de historia linear, que tratava dos fins últimos do homem e da realização de um projeto divino.
E) A aspiração ao conhecimento verdadeiro, à busca de explicações racionais para o existente, o uso do pensamento crítico.

Considere a seguinte citação: “A atitude filosófica inicia-se dirigindo indagações ao mundo que nos rodeia e às relações que mantemos com ele. Pouco a pouco, porém, descobre que essas questões se referem, afinal, à nossa capacidade de conhecer, à nossa capacidade de pensar” (CHAUÍ, 2003, p.20). Considerando a citação acima e seus estudos realizados, é correto afirmar que a Filosofia:
A) Deve ser restrita a poucos, pois a capacidade de conhecer não é própria ao ser humano.
B) É uma forma acrítica e incoerente de pensar o mundo, produzindo um entendimento de seu significado e formulando uma concepção específica desse mundo.
C) Designava, desde a Grécia Antiga, a particularidade do conhecimento mítico-subjetivo, desenvolvido pelo homem.
D) Designava, desde a Grécia Medieval, a particularidade do conhecimento divino, desenvolvido pelo homem.
E) É uma forma consciente e crítica de compreender o mundo e a realidade e que faz uso da reflexão.

Pode-se dizer que estamos diante de diferentes “filosofias” quando preferimos morar em casa e não em apartamento, quando escolhemos a profissão que vamos seguir, ou quando deixamos o emprego bem pago por outro não tão bem remunerado, porém mais atraente. Na medida em que somos seres racionais e sensíveis, estamos sempre dando sentido às coisas. Considerando essas ideias analise as proposições abaixo.
I. Ao filosofar espontâneo do homem comum, costumamos chamar filosofia de vida;
II. A reflexão filosófica é radical, rigorosa e de conjunto;
III. A filosofia é crítica da ideologia, enquanto forma ilusória de conhecimento que visa a manutenção de privilégios;
IV. O filósofo busca a posse de verdades absolutas, que uma vez alcançadas não precisam mais ser revistas.
A) Apenas I
B) Apenas I e II
C) Apenas II e III
D) I, II e III
E) I, II, III e IV

Leia o texto a seguir, reflita com atenção e escolha as afirmativas que se referem corretamente às questões suscitadas pelo texto. “Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos (que viveu no século V antes de Cristo) a invenção da palavra filosofia. Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos. Dizia Pitágoras que três tipos de pessoas compareciam aos jogos olímpicos (a festa mais importante da Grécia): as que iam para comerciar durante os jogos, ali estando apenas para servir aos seus próprios interesses e sem preocupação com as disputas e os torneios; as que iam para competir, isto é, os atletas e artistas (pois, durante os jogos também havia competições artísticas: dança, poesia, música, teatro); e as que iam para contemplar os jogos e torneios, para avaliar o desempenho e julgar o valor dos que ali se apresentavam. Esse terceiro tipo de pessoa, dizia Pitágoras, é como o filósofo” (CHAUÍ, 2003, p.25).
I. O filósofo não é movido por interesses comerciais - não coloca o saber como propriedade sua, como uma coisa para ser comprada e vendida no mercado.
II. O filósofo, tal como os atletas, é movido pelo desejo de competir - faz das ideias e dos conhecimentos uma habilidade para vencer competidores ou “atletas intelectuais”.
III. O filósofo é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, a vida: em resumo, pelo desejo de saber.
IV. O filósofo tem amizade pelo saber, deseja saber e para esse propósito faz uso da razão.
A) Apenas I
B) Apenas I e II
C) Apenas I, II e III
D) Apenas I, III e IV
E) I, II, III e IV

A Filosofia faz uso da reflexão. Podemos entender “reflexão” como:
I. É repensar, pensar o já pensado, colocar em questão o que já se conhece.
II. É aceitar sem contestação as verdades transmitidas pela tradição.
III. É aceitar as verdades baseadas em revelações sobrenaturais.
A) Apenas a I
B) Apenas a II
C) Apenas a III
D) I e II
E) II e III

De acordo como os conteúdos estudados, o mito pode ser definido como:
I Fantasias criadas por uma mente perturbada e sem qualquer relação com a realidade.
II Conhecimento objetivo e científico
III Uma verdade intuída que não precisa de provas para ser aceita
IV Uma forma de atribuir sentido ao mundo
A) Apenas I
B) Apenas II
C) Apenas III
D) Apenas I e II
E) Apenas III e IV

A palavra mítica é sagrada porque tem origem na revelação divina. Dessa forma, assinale a característica correta do ponto de vista do pensamento mítico:
A) O mito apresenta-se como verdade que deve ser comprovada racionalmente.
B) O mito apresenta-se como afirmação que pode ser questionada.
C) O mito apresenta-se como verdade que nada tem a ver com a fé e a crença.
D) O mito é um conjunto caótico de supertições criado por uma mente perturbada.
E) O mito apresenta-se como verdade que não precisa ser provada e não admite contestação.

Mais conteúdos dessa disciplina