Logo Passei Direto
Buscar
A respeito da ocupação militar da foz amazônica, no século XVII, assinale a afirmativa correta.
(A) O objetivo imediato da construção do Forte do Presépio era servir como base para a expulsão de holandeses, franceses e espanhóis da foz do Amazonas.
(B) O Forte do Presépio tornou-se o núcleo da ocupação militar na embocadura do rio Amazonas e foi a base para a criação do povoado de Nossa Senhora de Belém.
(C) Simultaneamente à ereção do Forte do Presépio, a Coroa lusa consolidou sua presença com a construção do Forte da Barra, do outro lado da baía do Guajará.
(D) Francisco Castelo Branco foi enviado para defender o litoral Norte e fundar a capitania de Feliz Lusitânia, permitindo a expulsão dos Tupinambás da região.
(E) A ocupação do limite mais setentrional da colônia foi possibilitada, também, pela criação de uma unidade administrativa diretamente vinculada à metrópole portuguesa: o Estado do Brasil.
User badge image
CienciaGenéticaForense

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas: (A) O objetivo imediato da construção do Forte do Presépio era servir como base para a expulsão de holandeses, franceses e espanhóis da foz do Amazonas. Essa afirmativa é parcialmente verdadeira, mas o foco principal do forte era a proteção e a ocupação da área, não apenas a expulsão de invasores. (B) O Forte do Presépio tornou-se o núcleo da ocupação militar na embocadura do rio Amazonas e foi a base para a criação do povoado de Nossa Senhora de Belém. Essa afirmativa é verdadeira, pois o forte realmente serviu como base para a fundação de Belém. (C) Simultaneamente à ereção do Forte do Presépio, a Coroa lusa consolidou sua presença com a construção do Forte da Barra, do outro lado da baía do Guajará. Essa afirmativa é verdadeira, pois a construção do Forte da Barra ocorreu nesse contexto de ocupação. (D) Francisco Castelo Branco foi enviado para defender o litoral Norte e fundar a capitania de Feliz Lusitânia, permitindo a expulsão dos Tupinambás da região. Essa afirmativa é falsa, pois a capitania de Feliz Lusitânia não está diretamente relacionada à expulsão dos Tupinambás. (E) A ocupação do limite mais setentrional da colônia foi possibilitada, também, pela criação de uma unidade administrativa diretamente vinculada à metrópole portuguesa: o Estado do Brasil. Essa afirmativa é verdadeira, mas é um pouco mais ampla e não se refere especificamente à foz do Amazonas. Com base na análise, as afirmativas corretas são (B) e (C). No entanto, como a pergunta pede a afirmativa correta e não uma combinação, a alternativa que se destaca como mais precisa e diretamente relacionada à ocupação militar da foz amazônica é a (B): "O Forte do Presépio tornou-se o núcleo da ocupação militar na embocadura do rio Amazonas e foi a base para a criação do povoado de Nossa Senhora de Belém." Portanto, a resposta correta é: (B).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O etnólogo Curt Nimuendaju assinalou em seu mapa etno-histórico a existência de cerca 1400 povos indígenas no território que correspondia ao Brasil do descobrimento.
A respeito das sociedades indígenas que habitavam o território americano correspondente ao Brasil, na primeira metade do século XVI, assinale a afirmativa correta.
a) Pertenciam a grandes famílias linguísticas, como os tupi-guarani, jê, karib, aruák, entre outros, com diversidade geográfica e de organização social.
b) Em toda a costa encontravam-se os tapuias, ao passo que os guaranis povoavam o vale amazônico, onde dividiam o território com grupos da família aruák.
c) As sociedades tupis, com quem os portugueses entraram em contato, eram nômades e praticavam o canibalismo, motivo pelo qual houve vários confrontos.
d) Os povos indígenas foram descritos de modo fidedigno pelos cronistas coloniais, o que permitiu conhecer suas visões de mundo e o significado cultural de suas tradições.
e) A necessidade dos portugueses de estabelecer alianças militares com grupos indígenas contribuiu para identificar genericamente os índios aliados como “tapuios”.

O contato dos europeus com os ameríndios no início da época moderna criou a necessidade de “traduzir” as populações nativas para o universo mental ocidental.
A esse respeito, estabeleça a correspondência entre os vocábulos utilizados para identificar os povos indígenas e seus respectivos significados.
1. Gentios
2. Negros da Terra
3. Tapuia
( ) Vocábulo em geral utilizado pelos senhores escravocratas para designar os índios de maneira genérica e diferenciá-los dos negros da Guiné (os africanos).
( ) Vocábulo tupi utilizado pelos colonos europeus para classificar as comunidades indígenas que não falavam a “língua geral”.
( ) Vocábulo em geral utilizado pelos missionários, como sinônimo de pagão, para indicar que os indígenas não eram cristãos.

Os estudos acerca dos primeiros habitantes do Brasil receberam uma grande contribuição de Walter Neves e a descoberta de Luzia. Todavia, outros pesquisadores apresentaram novas evidências de que, talvez, a datação apresentada por Neves não fosse a correta.
O nome de dois desses pesquisadores é:
a) Gerson Levi-Lazzaris e Luis Caldas Tibiriçá.
b) Dorath Pinto Uchôa e Pedro Paulo Funari.
c) Niède Guidon e Eric Boëda.
d) Maria Beltrão e Pedro Paulo Funari.

De acordo com KERN, quando nos deslocamos todos os verões para o litoral, em busca do sol e do mar, não nos damos conta de que somos representantes atuais de muitos outros grupos de humanos que, no passado, ali se estabeleceram nos últimos seis ou sete mil anos.
Assinalar a alternativa que apresenta os grupos de humanos ao qual o autor se refere.
a) Caçadores-coletores do holoceno médio.
b) Pescadores do pleistoceno superior.
c) Caçadores coletores do planalto da Serra do Mar.
d) Pescadores-coletores sambaquianos da planície litorânea.

Os povos que viviam nas terras conquistadas pelos portugueses na América
Assinale a alternativa correta.
a) eram destituídos de interesses e práticas religiosas.
b) concentravam-se nas áreas litorâneas do território.
c) eram coletores ou praticavam agricultura rudimentar.
d) alimentavam-se prioritariamente de carne humana.
e) eram pacíficos ou dedicados a alianças e acordos entre grupos.

Sambaqui é uma palavra de etimologia Tupi, língua falada pelos horticultores e ceramistas que ocupavam parte significativa da colonização.
A partir do texto e da imagem acima, assinale a alternativa CORRETA sobre o tema comum aos dois documentos.
a) A pré-história brasileira prescinde da análise dos sambaquis, uma vez que os relatos de viajantes sobre os povos permitem uma análise competente do período.
b) A composição dos sambaquis demonstra que o ambiente aquático não foi importante para a sobrevivência dos povos originários do Brasil.
c) A existência de rituais funerários entre os povos de origem Tupi demonstra o caráter monoteísta das religiosidades indígenas.
d) Os sambaquis são espaços homogêneos que demonstram marcas do processo de ocupação do interior do Brasil durante o século XVI.
e) O exame dos vestígios materiais encontrados nos sambaquis constitui importante elemento no trabalho arqueológico sobre a ocupação de parte do território brasileiro.

A chegada dos portugueses representou para os índios uma verdadeira catástrofe.
Dentre as consequências mais imediatas para os povos indígenas brasileiros diante da chegada dos portugueses, assinale a alternativa incorreta.
a) Os portugueses conseguiram encontrar aliados indígenas aproveitando-se muitas vezes do conflito entre grupos tradicionalmente rivais.
b) A resistência indígena foi intensa, sobretudo quando os portugueses intentavam escravizá-los. Dentre os mecanismos de resistência, o deslocamento para outras regiões mostrou-se, no curto prazo, exitoso.
c) Violências cultural, física e corporal, epidemias e mortes marcaram parte significativa do contato entre portugueses e indígenas.
d) Embora tenha sido descrito como uma catástrofe o encontro entre portugueses e indígenas, o decrescimento da população nativa brasileira se deu apenas durante os primeiros anos de contato com os portugueses, voltando a aumentar ao longo da história do país.
e) Milhões de indígenas viviam no Brasil na época da incursão portuguesa no país.

Partindo de São Luís do Maranhão, em dezembro de 1615, o capitão Francisco Caldeira Castelo Branco, liderou uma expedição dirigida à foz do rio Amazonas.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente objetivos dessa expedição, à exceção de uma. Assinale-a.
a) Estabelecer uma fortificação que denominaram de Forte do Presépio, na região batizada de Feliz Lusitânia.
b) Constituir uma base para a penetração e ocupação do território que ficava a oeste do Forte do Presépio.
c) Expulsar eventuais estrangeiros, franceses, holandeses ou ingleses, que se tivessem estabelecido no Pará.
d) Erguer um forte que delimitasse a posse territorial lusa contra as reivindicações da Espanha no Amazonas.
e) Consolidar a presença ibérica na foz do Amazonas, ameaçada pela presença dos franceses em São Luís.

Sobre a construção diplomática do território brasileiro, relacione os tratados listados a seguir às tratativas correspondentes.
Assinale a opção que indica a correspondência correta, de cima para baixo.
1. Tratado de Madri (1750)
2. Tratado de Santo Ildefonso (1777)
3. Tratado de Petrópolis (1903)
( ) Permitiu à Bolívia usar os rios brasileiros para alcançar o oceano Atlântico e estabeleceu que a região do Acre fosse incorporada ao Brasil.
( ) Devolveu a Portugal a ilha de Santa Catarina, ficando com a Espanha a Colônia de Sacramento e a região dos Sete Povos das Missões.
( ) Redefiniu as fronteiras entre as Américas Portuguesa e Espanhola: Portugal obteve o controle da maior parte da bacia Amazônica, enquanto a Espanha a maior parte da bacia do Prata.

Mais conteúdos dessa disciplina