Logo Passei Direto
Buscar
Sob diferentes perspectivas, os fragmentos citados são exemplos de uma abordagem literária recorrente na literatura brasileira do século XX.
Em ambos os textos,
A) a linguagem afetiva aproxima os narradores dos personagens marginalizados.
B) a ironia marca o distanciamento dos narradores em relação aos personagens.
C) o detalhamento do cotidiano dos personagens revela a sua origem social.
D) o espaço onde vivem os personagens é uma das marcas de sua exclusão.
E) a crítica à indiferença da sociedade pelos marginalizados é direta.
User badge image
Matematicamente

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder a essa questão, precisamos analisar as alternativas em relação à abordagem literária que se refere à literatura brasileira do século XX, especialmente no que diz respeito a personagens marginalizados. Vamos analisar cada alternativa: A) a linguagem afetiva aproxima os narradores dos personagens marginalizados. - Essa opção sugere uma conexão emocional, mas não necessariamente reflete uma abordagem recorrente. B) a ironia marca o distanciamento dos narradores em relação aos personagens. - A ironia pode ser uma característica, mas não é uma abordagem universalmente aplicada a todos os textos. C) o detalhamento do cotidiano dos personagens revela a sua origem social. - Essa opção é bastante pertinente, pois muitos autores do século XX exploram o cotidiano para evidenciar a origem social dos personagens. D) o espaço onde vivem os personagens é uma das marcas de sua exclusão. - Essa alternativa também é relevante, pois o espaço pode simbolizar a exclusão social. E) a crítica à indiferença da sociedade pelos marginalizados é direta. - Essa opção sugere uma crítica explícita, que pode ser uma característica de algumas obras, mas não é uma abordagem universal. Após analisar as alternativas, a que melhor se encaixa como uma abordagem recorrente na literatura brasileira do século XX, especialmente em relação a personagens marginalizados, é a C) o detalhamento do cotidiano dos personagens revela a sua origem social.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na página 68 da apostila, estudou-se que existe no arcadismo existiu uma obra satírica de forma epistolar que suscitou dúvidas sobre sua autoria durante mais de um século.
Marque a alternativa que apresenta o nome dessa obra e seu autor provável autor:
A - Caramuru e Santa Rita Durão;
B - Cartas chilenas e Tomás Antônio Gonzaga;
C - O Uraguai e Basílio da Gama.
D - Soneto XXIV e Cláudio Manuel da Costa;
E - Ternura Brasileira e Domingos Calda Barbosa;

O Romantismo brasileiro é dividido em três diferentes gerações, cada uma com suas peculiaridades.
Considerando suas características, analise as proposições a assinale a alternativa correta:
I. A primeira geração do Romantismo brasileiro foi fortemente marcada pelo indianismo e trazia à toda elementos da natureza (flora e fauna) brasileiros. O índio era exaltado como herói, pois representava o povo brasileiro, e o Brasil em sua essência.
II. Sob a influência de Byron e de Musset, a segunda geração do romantismo foi notadamente marcada pela questão da identidade brasileira.
III. As principais características da poesia romântica da terceira geração, são: temas religiosos, o emprego de figuras de linguagem e o uso de uma linguagem rebuscada;
IV. A terceira geração ou O Condoreirismo, teve como principal representante o poeta Castro Alves, cujo engajamento na poesia social lhe rendeu a alcunha de “poeta dos escravos”.
A - I e IV.
B - I, II e III.
C - I, II, IV;
D - I, III e V.
E - III e IV;

Considere o fragmento da poesia: À instabilidade das cousas do mundo, de Gregório de Matos.
Os termos sublinhados, com significados opostos, “tristezas” e “alegria” são exemplos de uma figura de linguagem típica do barroco. Marque a alternativa que apresenta a figura de linguagem correspondente:
A - Aliteração;
B - Antítese;
C - Eufemismo;
D - Metáfora;
E - Sinédoque;

Pode ser considerada uma espécie de certidão oficial de batismo do Brasil para o mundo europeu, pois é dela que procede a famosa data do descobrimento, 21 de abril de 1500.
Estamos nos referindo a:
A - Carta a el-rei dom Manuel;
B - Carta magna;
C - Descobrimento do Brasil;
D - Escritura bíblica;
E - Primeiro mapa-múndi;

Nem todos os autores pré-modernistas se identificavam com a europeização do Brasil, e isso acarretava uma discordância naquilo que representava ser brasileiro.
Essa postura é encontrada nas obras de:
A - Euclides da Cunha e Graciliano Ramos, por retratarem as dificuldades no sertão com exploração de mão de obra escrava.
B - Euclides da Cunha, por revelar a vida no sertão brasileiro e tecer uma nova maturidade literária; e Graça Aranha, por retratar o ufanismo português.
C - Graça Aranha, por retratar o ufanismo português; e Monteiro Lobato por tecer aspectos do folclore europeu.
D - Lima Barreto, por retratar o contexto da realidade brasileira; e Euclides da Cunha, por revelar a vida no sertão brasileiro e tecer uma nova maturidade literária.
E - Monteiro Lobato por tecer aspectos do folclore europeu; e Lima Barreto, por retratar o contexto da realidade brasileira.

Sobre a literatura de Lima Barreto a única característica que NÃO se aplica a ele é:
A - A obra mais enfática de sua vida foi Triste Fim de Policarpo Quaresma.
B - Entre 1920 e 1922, Lima Barreto conclui nada menos que cinco volumes: Histórias e Sonhos, Marginália, Feiras e Mafuás, Bagatela e Clara dos Anjos.
C - Escreveu um único romance, O Presidente Negro, que não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças, que entre as mais famosas destaca-se Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Picapau Amarelo (1939).
D - Foi sarcástico, irônico, ferino. Essas foram as principais características de sua carreira profissional, de suas relações sociais pelos quais transitou. Sua vida e obra estão repletas de imagens que refletem as margens nas quais o autor se situou durante quase toda a sua vida.
E - Tem suas obras embasadas no registro de suas memórias e da sociedade de sua época, o que o torna um escritor “confessional”.

Gregório de Matos - principal representante da literatura barroca brasileira — pode ser considerado uma manifestação genuína e de alta qualidade do espírito barroco. Suas obras são divididas de acordo com a temática:
A - Autos religiosos e poesia épica.
B - Poesia lírica, de caráter religioso e teatro religioso.
C - Poesia lírica, somente de caráter religioso, e obras dramáticas.
D - Poesia sacra, poesia satírica, poesia erótico-amorosa.
E - Poesia satírica, de caráter amoroso, e romances.

Mais conteúdos dessa disciplina